Buscar

Capítulo 02 Amplitude de Movimento.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cinesioterapia
Capítulo: 02 – Amplitude de movimento.
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem.
Amplitude de Movimento (ADM). 
Técnica básica usada para exame e início do tratamento em um programa de intervenção cinesioterapêutica. O movimento necessário para realizar atividades funcionais pode ser visto, em sua forma mais simples, como músculos ou forças externas movendo ossos em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. 
O movimento completo possível é chamado de amplitude de movimento (ADM). Ao mover um segmento por meio de sua ADM, todas as estruturas da região são afetadas: músculos, superfícies, cápsulas, ligamentos, fáscias, vasos e nervos.
As atividades de ADM são mias facilmente descritas em termos de amplitude articular e muscular. Para descrever a amplitude articular são usados termos como flexão, extensão, abdução, adução e rotação. 
Amplitude de Movimento (ADM). 
Excursão Funcional: É a distância que um músculo é capaz de encurta após ter sido alongado ao máximo. Em alguns casos a excursão funcional, ou amplitude de músculo, é diretamente influenciada pela articulação cruzada por ele. 
Uniarticulares (músculos com suas inserções proximal e distal nos ossos de cada lado da articulação). Por exemplo, amplitude do músculo braquial, é limitada pela amplitude disponível na articulação do cotovelo. 
Biarticulares ou Multiarticulares (músculos que cruzam duas ou mais articulações), a amplitude vai além dos limites de cada articulação individual cruzada por eles. Por exemplo, o músculo bíceps braquial, quando ele se contrai movendo o cotovelo em flexão e o antebraço em supinação, simultaneamente movendo o ombro em flexão, ocorre encurtamento até um ponto conhecido como insuficiência ativa, quando não e mais possível encurta-se. Esse é um dos extremos de sua amplitude. 
Tipos de Exercício de Amplitude de Movimento (ADM).
ADM Passiva (ADMP): O movimento na ADMP fica dentro da ADM sem restrições para um segmento, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária. A força pode ser proveniente da gravidade, de um aparelho, de outra pessoa ou ainda outra parte do corpo do próprio indivíduo. 
ADM Ativa (ADMA): ADMA é o movimento dentro da ADM sem restrições para um segmento, produzido por uma contração ativa dos músculos que cruzam aquela articulação. 
ADM Ativa-Assistida (ADMA-A): ADMA-A é um tipo de ADMA na qual uma força externa fornece assistência, manual ou mecânica, por que os músculos movimentadores primários precisam de ajuda para completar o movimento. 
Indicações e Objetivos das Técnicas de Exercícios de Amplitude de Movimento.
Amplitude de Movimento Passiva. 
Indicações para a ADMP: Em uma região onde há tecido com inflamação aguda, a mobilização passiva é benéfica; a movimentação ativa pode ser prejudicial no processo de regeneração. A inflamação após uma lesão ou cirurgia em geral dura dois a seis dias.
Quando um paciente não for capaz ou não puder mover ativamente um segmento ou segmentos do corpo, como quando está em coma, paralisado ou em repouso completo no leito, o movimento será feito por uma fonte externa. 
Objetivos da ADMP: O principal objetivo é diminuir as complicações que poderiam ocorrer com a imobilização, como degeneração de cartilagem, aderência e formação de contraturas e estagnação da circulação. 
Indicações e Objetivos das Técnicas de Exercícios de Amplitude de Movimento.
Objetivos da ADMP – Especificamente, os objetivos são:
*Manter a mobilidade da articulação e do tecido conjuntivo.
*Minimizar os efeitos da formação de contraturas.
*Manter a elasticidade mecânica do músculo. 
*Auxiliar a circulação e a dinâmica vascular.
*Favorecer o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de matérias na articulação.
*Diminuir ou inibir a dor.
*Auxiliar o processo de regeneração após uma lesão ou cirurgia.
*Ajuda a manter a percepção de movimentos do paciente. 
Indicações e Objetivos das Técnicas de Exercícios de Amplitude de Movimento.
ADM Ativa e Ativo-assistida. 
Indicações para a ADMA: Sempre que um paciente for capaz de contrair ativamente os músculos e mover um segmento, com ou sem assistência, a ADMA será usada.
Quando um paciente tem musculatura fraca e é incapaz de mover uma articulação por meio da amplitude desejada (em geral contra a gravidade), é empregada a ADMA-A. O objetivo e proporciona assistência suficiente aos músculos de maneira cuidadosamente controlada, de modo que o músculo possa funcionar em seu nível máximo e aos poucos ser fortalecido. Assim que o paciente obtém controle na ADM completa, ele pode então progredir para exercício com resistência manual ou mecânica caso seja necessário mais força para o retorno ás atividades funcionais. A ADMA pode ser usada em programas de condicionamento aeróbico. Quando um segmento do corpo é imobilizado por certo tempo, a ADMA é utilizada na regiões acima e abaixo desse segmento para manter as áreas em condições o mais próximas possíveis do normal e preparar o paciente para novas atividades, como andar com muletas. 
Indicações e Objetivos das Técnicas de Exercícios de Amplitude de Movimento.
Objetivos da ADMA: Se não há inflamação para o movimento ativo, os mesmos objetivos da ADMP podem ser alcançados com a ADMA. Além disso, há benefícios fisiológicos que resultam da contração muscular ativa e do aprendizado motor devido ao controle muscular voluntário. Objetivos específicos incluem: 
* Manter a elasticidade e a contratilidade fisiológica dos músculos participantes.
* Fornecer feedback sensorial proveniente dos músculos em contração.
* Proporcionar um estímulo para manutenção da integridade óssea e articular. 
* Aumentar a circulação e prevenir a formação de trombos.
* Desenvolver a coordenação e habilidades motoras para atividades funcionais. 
Limitações dos Exercícios de Amplitude de Movimento.
Limitações da Mobilidade Passiva: Pode ser difícil obter a ADM passiva verdadeira, relaxada, quando um músculo estiver inervado e o paciente se achar consciente. A mobilização passiva não irá:
*Prevenir a atrofia muscular.
*Aumenta a força ou a resistência física.
*Auxiliar a circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa.
Limitação da ADM Ativa: Para músculos fortes, ela não irá manter ou aumentar a força, nem irá desenvolver habilidade ou coordenação, exceto nos padrões de movimento usados.
Precauções e Contra - Indicações Para Exercício de Amplitude de Movimento.
Embora tanto a ADMP quanto a ADMA sejam contra - indicadas sob qualquer circunstância quando o movimento de uma parte compromete o processo de regeneração, a mobilidade completa leva á formação de aderências e contraturas, á diminuição da velocidade da circulação e a um tempo de recuperação prolongada.
A ADM não deve ser feita nos caos em que o movimento possa comprometer o processo de regeneração. 
*Tem-se mostrado que o movimento cuidadosamente controlado, dentro dos limites do movimento livre de dor, durante as fases iniciais de regeneração, é benéfico para a regeneração e recuperação precoce. 
*Sinais de movimentos excessivo ou errado incluem aumento da dor e da inflamação. A ADM não deve ser feita quando a resposta do paciente ou a condição impõe risco de morte.
*A ADMP pode ser inclinada com cautela nas principais articulações e a ADMA em tornozelos e pés para minimizar a estagnações venosa e a formação de trombos.
Precauções e Contra - Indicações Para Exercício de Amplitude de Movimento.
Após infarto do miocárdio, cirurgia de revascularização coronariana ou angioplastia coronariana transluminal percutânea, a ADMA dos membros superiores e a caminhada limitada são geralmente toleradas sob monitoramento cuidadoso dos sintomas.
Diferença de ADM e Alongamento:
Alongamento: Serve para ganhar amplitude de movimento.
ADM: Previne a perda de amplitude do movimento. 
Técnicas
de ADM.
As descrições das posições e técnicas de ADM desta seção podem ser também usadas para ADM passiva, ADM ativo – assistida e ADM ativa. Quando se faz a transição ADM passiva para ativa, a gravidade tem um impacto significativo, especialmente em pessoas com musculatura fraca. 
Quando o segmento se move para cima contra a gravidade, pode ser preciso dar assistência ao paciente. Contudo, quando o movimento é paralelo ao solo (gravidade eliminada ou neutra), a parte pode precisar apenas de um apoio enquanto os músculos a conduzem ao longo da amplitude. 
Já quanto o segmento se move para baixo, com a gravidade causando o movimento, os músculos antagonistas ao movimento realizado se torna ativos e pode ser necessária assistência para controlar a descida da parte. 
O fisioterapeuta precisa estar ciente desses efeitos e modificar a posição do paciente quando necessário para alcanças as metas de ADM ativo – assistida e ativa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes