Buscar

RESUMO OAB DESAPROPRIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO OAB – Administrativo 1 – Desapropriação
Publicado em8 de agosto de 2015por Amanda Nonn
Administrativo estuda a relação entre Estado (supremacia) e particular.
O Estado faz somente o que a lei permite. O particular pode fazer tudo, desde que a lei não proíba!
DESAPROPRIAÇÃO | INSTITUTOS AFINS
Pior forma de intervenção do Estado. É a única em que o dono deixa de ser dono.
I – Introdução
A propriedade é um direito constitucional. (Art. 5º, XXII CF) É uma garantia constitucional. No entanto, ela tem que atender a sua função social.
Direito relativo, pois a propriedade é sua mas deve atender a função social.
II – Regime jurídico Administrativo
. Princípio da supremacia do Interesse Público em detrimento do particular (prerrogativas ao Estado). Dois interesses em conflito, o publico prevalece. Ex: cláusulas exorbitantes (artigo 58 da lei 8666/93) nos contratos administrativos, desapropriação.
. Princípio da indisponibilidade do interesse público. (restrições, limitações ao Estado) Ex: concurso público, licitação.
Desapropriação comum – com indenização prévia, justa e em dinheiro.
Desapropriação confisco – toma-se a propriedade e não indeniza. (ex: terreno para plantação de maconha, ou com trabalho escravo).
III – Modos de intervenção do Estado na Propriedade
1 –  Desapropriação (supressiva, perda da propriedade do particular). A desapropriação é a única forma de intervenção do Estado na propriedade supressiva. As demais são restritivas.
2 – Servidão administrativa (bens imóveis de particulares. Ex: tubulação). Não quer a propriedade em si, apenas utilizá-la. A indenização é condicionada ao dano. Em regra, é perpétua. Mas pode ser extinta quando acabar o interesse público no bem, quando o bem desaparecer, ou quando a propriedade é incorporada ao bem público, deixando de ser do particular.
3 – Limitação administrativa (se achar na prova, pode marcar!) É de ordem geral, ou seja, quando não se identifica um particular.
4 – Ocupação temporária (ocupa-se temporariamente o imóvel, para construção de prédios públicos). Só indeniza se houver dano.
5 – Requisição administrativa (URGÊNCIA, perigo público iminente, também é temporária). Sessou o perigo, sessou a requisição. Para bens móveis, imóveis e serviços. indenização condicionada ao dano.
6 – Tombamento (visa a PROTEÇÃO ao patrimônio historico, turístico, etc). Para bens móveis e imóveis. Total ou parcial. Não existe indenização.
DESAPROPRIAÇÃO
Desapropriação é gênero.
Espécies:
1 –Comum | ordinária – Ocorre por razões de utilidade, necessidade, interesse social. De competência de todos os entes da federação. União, Estado, Município e DF. Indenização prévia, justa e em dinheiro, pois não há carater de punição.
2 – Urbanística – Competência do município. Propriedade urbana que deve atender as regras do Plano diretor do Estatuto da Cidade. Indenização em títulos da dívida pública.
3 – Rural – para fins de reforma agrária. Competência da União. Indenização em títulos da dívida agrária.
4 – Confiscatória – Previsão no artigo 243 da CF. Competência da União. Não gera indenização (punição). Ex: plantação de maconha, trabalho escravo.
(em todas as modalidades acima, é observado o devido processo legal. Notificação prévia, etc. Numa ação de desapropriação, não é discutido o mérito. A defesa é restrita ao valor da indenização / ilegalidade no procedimento)
5 – Indireta – desapropriação ILEGAL. Não foi observado o devido processo legal. Art. 37 do decreto lei 3365/41. Aplica-se a teoria do fato consumado, ou seja, a União entrou na propriedade, desapropriou. A ilegalidade é corrigida com a indenização.
OBS: Direito de Extensão -> perguntada na última prova! Ele ocorre quando há desapropriação parcial, para que haja a desapropriação total, pois deixou uma área que isoladamente não possui valor econômico. 
Tredestinação -> mudança de finalidade. Pode ser lícita (era para ser hospital, construiu creche) ou ilícita (hospital mas fez uma doação do terreno). Ilícita consequências – nulidade do ato de desapropriação, condenação pelos prejuízos causados ao particular e a retrocessão do bem, que volta ao patrimônio do particular.
Retrocessão é diferente de desistência da apropriação, pois a retro ocorre depois da desapropriação.
Desapropriação por zona ocorre em duas situações: quando necessário o desenvolvimento de obras públicas, e quando houver valorização de imóveis próximos à obra que se valorizaram em decorrência do serviço.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes