Buscar

Projeto Interdisciplinar do Curso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Interdisciplinar do Curso - P.I.C
Tema: Estudo do concreto leve estrutural
Grupo: Jaqueline Bertoli Marques 
 Jefferson Barbosa Pena 
 Júlia Moreira Almeida
 Leandro Rossi Vilela
 Marina Reis Garcia 
Coordenador: Ivan Francklin Junior
Definição do estudo de caso
Com a definição do tema proposto aos alunos do 5° período integral, o grupo optou pelo tema de concreto leve estrutural, onde foi levantado um estudo de possíveis tópicos a serem discutido através de um artigo, com pesquisas e estudos de casos, colocando em prática todo conhecimento teórico aprendido nas aulas da disciplina de Matérias de Construção I.
Diante de todo crescimento populacional, os edifícios tornaram-se cada vez mais altos, sendo necessário novas formas de construção e novos materiais que otimizem o processo construtivo e o resultado final, sem comprometer a segurança estrutural. O concreto leve estrutural é uma forma de reduzir a massa específica do concreto utilizando agregados leves. A argila expandida é utilizada como agregado graúdo, substituindo a brita, e apresenta-se como uma alternativa aos métodos convencionais de construção. A resistência à compressão do concreto leve é menor quando comparada ao concreto convencional, porém a principal característica apresentada pelo concreto leve é a baixa massa específica, que gera alívio nas estruturas. Dessa forma o custo da construção é reduzido de uma forma global e a segurança estrutural é garantida pelo fator de eficiência, propriedade utilizada para comparação de materiais com diferentes resistências e massas específicas. Além das propriedades mecânicas, o concreto leve apresenta a possibilidade de utilização como material de vedação pois apresenta propriedades de isolamento termoacústico.
Com isso, levantamos os seguintes tópicos para a elaboração do artigo:
Forma de execução;
Vantagens e desvantagens;
Avaliar as características de um traço do concreto leve e compará-las com um concreto convencional utilizando o mesmo traço;
 Estudo de caso (realização de experimentos com concreto leve e o convencional).
Justificativa
Pesquisas levantadas na área da construção civil, mostra que pesquisadores tem buscado estudar e criar alternativas aos materiais e métodos construtivos convencionais, é o caso do concreto leve utilizando argila expandida como agregado graúdo que é uma opção ao concreto, pois apresenta inúmeras vantagens sem prejudicar as principais características exigidas dos concretos estruturais.
 A principal vantagem desse tipo de material é o alívio gerado nas estruturas, principalmente nas fundações, que resulta em redução dos custos e também permite que as construções sejam feitas em solos de menor capacidade de carga. Além disso, quando utilizado como elemento de vedação, em forma de painéis ou blocos de concreto leve, lajes ou paredes estruturais, melhora o conforto termoacústico dos ambientes. Sua utilização se mostra eficiente também no sistema construtivo pré-fabricado, pois reduz o custo de transporte, possibilita a produção de peças com dimensões maiores e reduz o tempo de montagem fazendo com que a empresa atinja uma produtividade maior.
Com base nisso, o artigo a ser redigido visa comprovar a funcionalidade e os benefícios da utilização da argila expandida como agregado para a indústria da construção civil, visando dessa forma, o aumento da sua utilização no Brasil.
Objetivos
Identificar as características do concreto com a utilização da argila expandida como agregado graúdo.
Estudar os fundamentos teóricos para utilização da argila expandida como agregado no concreto. 
Verificar experimentalmente a resistência mecânica e a absorção de água do concreto leve.
Comparar as características do concreto leve e o concreto convencional.
Metodologia 
 Após realizar todas pesquisas sobre o concreto leve, o grupo pretende fazer alguns ensaios no laboratório, tendo como objetivo comprovar algumas das propriedades do concreto leve. Levando em comparação algumas propriedades e ensaios com o concreto convencional, onde vai ser possível fazer uma relação entre eles, e citar todos fatores positivos e negativos que cada um deles apresenta. O ensaio com o concreto leve tem como opção a argila expandida como agregado.

Outros materiais