Buscar

Avaliação Ética e Resp Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV» ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	
	
	Professor:
	DENISE ALVES TAVARES FREIRE
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201102438608)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Cite duas das suas características.
		
	
Resposta: A educação ambiental é fundamental para o desenvolvimento sustentável, não só das organizações,mas também para a sociedade em geral. É uma prática individual contextualizada no coletivo e de responsabilidade de todos. É a partir dela que se realizam práticas como da coleta seletiva de lixo, utilização consciente de recursos não renováveis que provém da natureza como a água, o petrólio e minerais, ou seja desperta as pessoas para a importancia das questões socioambientais. Ela também deve ser ensinada nas escolas, salientando e incorporando nas novas gerações sua importancia para a humanidade, educando, conscientizando e motivando ações que vizem a melhoria da qualidade ambiental de vida. Sobretudo, tem como meta o desenvolvimento de uma sociedade consciente e preocupada com o meio, que busca soluções para os problemas ambientais existentes e que tenha habilidade e conhecimento para prevenir futuros.
	
Gabarito: Envolve a família e a coletividade. Estimula o senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem a realidade em torno de si.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102416510)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em consonância com o aumento crescente da consciência ambiental e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das organizações, surge um conjunto de certificações com base em posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados pelas empresas. Com relação a esse tema, RESPONDA: a) O que estabelece a ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental? b) Leia o texto, a seguir: "Diferentemente da ISO 14000, a SA 8000 apresenta, em seu formato, um enfoque restrito para certificação com base na qualidade dos produtos, sem, contudo, abordar os padrões de evidenciação social corporativos e as condições de trabalho." Está certo ou errado?
		
	
Resposta: A norma ISO 14000 trata do sistema de gestão ambiental e certifica as organizações que incorporam em sua prática administrativa o desenvolvimento sustentável, a preocupação com o meio ambiente, além de práticas que colaboram para amenizar os impactos ambientais causados anteriormente a esta perspectiva, ou seja preocupa-se com o meio ambiente e procura reduzir os impactos de sua atividade economica através da prevenção dos problemas ambientais e sua redução quando já existentes. Para que isto ocorra é necessário que a organização adote uma postura ética e coerente, articulando atitudes e valores da educação ambiental em seu dia a dia. A certificação embasada na qualidade dos produtos pertence a série ISO 9000.
	
Gabarito: a) A ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental - estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos de modo que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja amplamente beneficiada. b) Errado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102606997)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é o saber que é responsável pela investigação dos princípios que motivam , disciplinam e orientam a conduta humana?
		
	 
	Ética
	
	Moral
	
	Politica
	
	Epistemologia
	 
	Sociologia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102591406)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à problemática da ética filosófica NÃO é correto afirmar que:
 
		
	 
	é meramente uma descrição dos costumes e hábitos dos povos;
	
	uma de suas noções fundamentais é a do dever.
	
	diz respeito à determinação do que é certo ou errado, bom ou mau em relação às normas e valores adotados por uma sociedade;
	
	é uma das áreas de interesse da Filosofia;
	
	se caracteriza por ser uma reflexão sobre os valores e hábitos de uma determinada cultura ou sociedade;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102619129)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O caráter de uma empresa é constituído através da conquista da confiança não somente daqueles que utilizam os produtos desenvolvidos pelas empresas, mas também os seus fornecedores, do Estado e da sociedade como um todo. No fundo o que formará o caráter geral da empresa será:
		
	
	o somatório de projetos e ações de sustentabilidade da empresa.
	
	o somatório do caráter de cada diretor executivo da empresa.
	 
	o somatório do caráter de cada componente da empresa.
	
	o somatório do caráter dos funcionários e prestadores de serviço da empresa.
	 
	o somatório das ações que a empresa desenvolver no mercado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102397470)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações:
		
	 
	todas estão corretas.
	
	apenas II;
	
	apenas III;
	
	apenas II e III;
	
	apenas I;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102607058)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é o marco regulatório da ética ambiental?
		
	 
	A utilização de agrotóxicos;
	
	A profissionalização dos agricultores;
	 
	O Avanço Tecnológico;
	
	O surgimento do agro negócio.
	
	Os movimentos migratórios;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102416286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Questões relacionadas à demissão de colegas, convivência com pessoas que sofrem constantemente de agressões verbais por parte de seus chefes e situações em que erros são expostos diante de todos são algumas das situações desconfortáveis que gerentes de empresas têm de enfrentar. Com relação a esse assunto e aos dilemas éticos nas empresas e no trabalho, assinale a opção correta.
		
	
	As comissões de ética, encarregadas de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do empregado no tratamento com o patrimônio público, são obrigatórias em todas as empresas e demais organizações públicas.
	 
	A moral pode ser compreendida como uma ordenação de valores que orientam os posicionamentos que indivíduos expostos a situações tomam em função das decisões exigidas pelos dilemas éticos que enfrentam.
	
	A cultura organizacional pode reforçar comportamentos antiéticos por parte dos empregados e, por isso, programas de desenvolvimento da ética são ineficientes para organizações públicas e privadas, tendo em vista que estas não conseguem alterar fatores culturais.
	
	A responsabilidade social da empresa se limita a aumentar o seu lucro e a maximizar os seus retornos.
	
	A situação em que o indivíduo sofre constantemente agressões verbais e exposição dos seus erros, por parte da chefia, aos seus colegas não traduz comportamento antiético, pois as formas de tratamento variam nos diversos grupos sociais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102438476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analiseas proposições abaixo: I - A Responsabilidade Social é um fenômeno restrito à esfera das organizações privadas. II - Somente uma gestão voltada para o trinômio "social, ambiental e lucratividade" alcançará seus objetivos de sustentabilidade. III - Os investimentos nas áreas social e ambiental visam obter uma imagem que seja, no mínimo, simpática ao público. IV - A sobrevivência das organizações está ligada à sua Responsabilidade Social. Estão corretas apenas as proposições:
		
	
	I e II
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I e III.
	
	II e IV.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102397434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Até quando (Gabriel Pensador - Composição: Gabriel o Pensador; Itaal Shur; Tiago Mocotó) "Até quando você vai ficar usando rédea Rindo da própria tragédia? Até quando você vai ficar usando rédea Pobre, rico ou classe média? Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura Até quando você vai ficando mudo? Muda que o medo é um modo de fazer censura" Pela letra da música podemos identificar como comportamento esperado:
		
	
	sem a anuência dos órgãos públicos qualquer projeto social tende ao fracasso.
	
	a eleição de políticos é a única forma de mudança no cenário social;
	 
	maior engajamento do cidadão e das empresas com as questões sociais, projetos e instrumentos promovedores de mudança na comunidade;
	
	as empresas não devem direcionar suas ações para uma questão que é pública;
	
	não é possível a interação e integração comunidade x empresa;

Outros materiais