Buscar

Mapa mental Principios do direito penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL
	Princípios relacionados a MISSÃO do Direito Penal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1) Princípio Da Exclusiva Proteção Dos Bens Jurídicos: a missão é proteger bens jurídicos essenciais. Portanto, não serve para proteger a moral, a ética, a religião, estratégias governamentais. Não pode haver delito sem que haja lesão ou perigo de lesão a um bem jurídico determinado.
2) Princípio Da Intervenção Mínima: só se deve recorrer ao Direito Penal se outros ramos do direito não forem suficientes. Em outras palavras, é a última opção, para ser usado quando estritamente necessário. Ultima ratio.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Princípios relacionados com o FATO 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1) Princípio Da Exteriorização Ou Materialização: o estado só pode incriminar penalmente condutas humanas voluntárias (fatos). Ninguém pode ser castigado por seus pensamentos, desejos, por meras cogitações ou estilo de vida.
2) Princípio Da Legalidade: não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. (P. legalidade= P. reserva legal + P. da anterioridade)
3) Princípio Da Ofensividade Ou Lesividade:  não basta que a conduta seja imoral ou pecaminosa, ela deve ofender um bem jurídico provocando uma lesão efetiva ou um perigo concreto ao bem
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Princípios relacionados com o AGENTE 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1) Princípio Da Responsabilidade Pessoal: responde pela conduta o agente que a praticou, sendo sua responsabilidade pessoal, não sendo transferível a terceiros. Daqui podemos citar o princípio da individualização, que é basicamente isso: a responsabilidade penal não passa para terceiros.
2) Princípio Da Responsabilidade Subjetiva: para que se possa punir o fato como crime, alguém tem que ser culpado (responsável), para que haja crime, o sujeito tem que ter sido responsável por alguma coisa. No Art. 18. C.P, diz que para ser responsável o agente tem que ter cometido dolo ou culpa. 
3) Princípio Da Culpabilidade: só será penalizado quem agiu com dolo ou culpa cometeu um fato atípico e antijurídico.
4) Princípio Da Isonomia/Igualdade: todos são iguais perante a lei.  Toda pessoa tem o direito de ser ouvida com as devidas garantias e dentro de um prazo razoável, por um juiz ou tribunal competente, independente e imparcial.
5) Princípio Da Presunção De Inocência: ninguém será culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Princípios relacionados com a PENA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1) Princípio Da Dignidade: todo ser humano deve ser tratado com dignidade. Á ninguém pode ser imposta uma pena ofensiva à dignidade humana.
2) Princípio Da Individualização/Ultrapassar: a responsabilidade penal não passa para terceiros.
3) Princípio Da Proporcionalidade: desdobramento do princípio da individualização da pena. A pena deve ser proporcional à gravidade da infração penal (sem se desconsiderar as condições pessoais do agente). Deve ser observado em três momentos: a) legislativo – quando da cominação da pena em abstrato; b) sentença – aplicação da pena; c) execução: cumprimento da pena.
4) Princípio Da Pessoalidade Ou Personalização Da Pena: chamado também de intransmissibilidade da pena – a pena não passa da pessoa do condenado.
5) Princípio Da Vedação Do Bis In Idem: é dizer que ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato.

Outros materiais