Buscar

Administração Patrimonial e instalações

Prévia do material em texto

FACULDADE FACUNICAMPS
GESTÃO EM LOGÍSTICA
 
 PAULA EDUARDA CARVALHO SILVA
ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E INSTALAÇÕES
 ANÁPOLIS
2014
Faculdade FacUnicamps
Curso de Gestão em Logística
Disciplina: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Professor: Igor Lacerda Araujo
Aluno: Paula Eduarda Carvalho Silva
ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E INSTALAÇÕES
Anápolis
2014
RESUMO
Já em Administração patrimonial e instalações, iremos focar na análise dos recursos ou bens materiais. Sempre que um equipamento é instalado, a administração do mesmo é primordial para os fatores de produção, se esta for cumprida, a contribuição no resultado operacional da empresa será satisfatório. Essa análise irá envolver formas econômicas de um equipamento ser operado e se a manutenção está sendo realizada de acordo com as melhores recomendações. O último passo é analisar se o equipamento deve ser substituído, pois se ele já tiver atingido sua vida econômica, já não será tão útil para a empresa.
Iremos falar também, da “manutenção” de pessoas, como atividades em grupo, programas de incentivo à criatividade, treinamento periódico, reciclagem e apoio psicológico. 
As empresas de hoje em dia precisam cada vez mais de pessoas altamente especializadas para administrar equipamentos e colaboradores de uma empresa.
Os administradores, assumem um papel cada dia mais importante na manutenção de instalações fabris, edifícios comerciais e até mesmo residenciais. Uma boa manutenção prolonga a vida útil de um bem.
Os sistemas de produção just in time,defendem a tese de que os estoques intermediários devem ser reduzidos ao máximo, sendo assim, a quebra de um equipamento pode trazer transtornos irreparáveis na produção de uma empresa. As empresas de hoje em dia, trabalham com um sistema onde a produção não para em decorrência da quebra de um equipamento. Para isso, estabelecem programas direcionados à melhoria de operacionalidade e confiabilidade de suas instalações.
SUMÁRIO
Resumo............................................................................................................................03
Desenvolvimento.............................................................................................................05
Capítulo 3........................................................................................................................05
Capítulo 4........................................................................................................................07
Conclusão........................................................................................................................09
Referências......................................................................................................................10
DESENVOLVIMENTO
3 Classificação dos Bens
Recursos patrimoniais são tudo que se utiliza na empresa e que podem ser adquiridos inconstantemente, como por exemplo, prédios e equipamentos. Os equipamentos são, por exemplo, máquinas operatrizes, caldeiras, computadores e reatores. Já os prédios, representam desde os edifícios à instalação predial.
Os bens recebem várias denominações, se forem constituídos de matéria, serão chamados de corpóreos; se tiverem uma forma identificável, serão chamados de materiais, pois podem ser palpáveis, assim como uma mesa ou veículo. Mas se o bem possuir uma substância ou massa, como por exemplo, uma caneta, será chamado de tangível.
Existem também os bens incorpóreos, imateriais e intangíveis, que são o inverso do que foi citado anteriormente.
Estes, os bens, podem ser classificados quanto a sua fungibilidade, ou seja, a sua capacidade de serem misturados uns aos outros sem perder sua característica inicial. 
3.1 Patrimônio da Empresa
A gestão do patrimônio divide-se em duas partes:
A gestão do ativo realizável: é quando existe aquisição de matérias-primas para serem utilizadas na produção.
A gestão do ativo permanente ou imobilizado: é existente em caso de instalações prediais e industriais, em equipamentos e facilidades. Como por exemplo as instalações de ar comprimido, água gelada, água de combate a incêndios e vapor.
3.2 Codificação
A função da gestão do ativo imobilizado é registrar, controlar e codificar os bens considerados imobilizados e passíveis de depreciação. 
É feita uma ficha individual onde se registram a data de aquisição do bem, o código, o valor inicial, critério e prazo para a depreciação, centro de custo em que o bem encontra-se alocado, e espaço para melhorias no bem, desde que altere seu valor contábil.
3.3 Depreciação 
A depreciação de um bem é a desvalorização decorrente do uso. A forma de calcular a perda define o critério de depreciação do bem. O critério de avaliação e vida do bem é regulado pela Receita Federal. Os critérios de depreciação são divididos em duas partes: linear ou soma dos dígitos.
3.4 Depreciação Linear
Existe uma fórmula para se calcular a depreciação linear:
 Dt = P-VR/ N
Onde t é o período de referência, P o valor ou custo inicial do bem, VR o valor residual e N a vida útil do bem.
3.5 Depreciação pelo Método da Soma dos Dígitos
A fórmula que representa a soma de dígitos é:
Dt = N – t +1/ N(N+1) x (valor inicial – valor residal)
Dt = Nd/ S x (P – VR)
3.6 Vida Econômica de um Bem
 A vida econômica de um bem é o tempo em que o custo de operar e possuir é mínimo. Os bens se desgastam com o uso, desvalorizando cada vez mais, até que chega um momento em que esse bem já não será mais útil, pois o seu valor de mercado diminuiu cada vez mais. 
A vida útil de um bem é o tempo em que o bem consegue exercer seu papel, e ela depende de como o bem é utilizado e mantido.
3.7 Substituição de Equipamentos
A substituição de equipamentos só terá sentido se for para reduzir os custos de uma empresa. Dessa forma, os equipamentos que atingem a sua vida econômica, serão substituídos para que a empresa lucre e ganhe vantagem em relação a outras empresas.
As bases para a análise desses equipamentos em relação à substituição do mesmo, são calculadas através de matemática financeira, como cálculos de valor presente e custo anual equivalente.
4 Manutenção de ativos imobilizados
A manutenção de instalações fabris, é um dos papéis mais importantes para os administradores. Administração a manutenção de ativos é gerenciar recursos patrimoniais.
O sistema de produção mais utilizado hoje em dia é o Just in time, onde os estoques intermediários devem ser reduzidos ao máximo ou até mesmo eliminados. A quebra de um equipamento traz transtorno irreparável em se tratando dos objetivos de produção.
4.1 Políticas de Manutenção
Cada empresa utiliza uma política de manutenção, elas podem começar pela postura preventiva, mais máquinas com menor utilização, treinamento de operadores e projetos robustos.
A implantação de um programa de manutenção preventiva pode ser feita por meio de um software, é necessário administrar com precisão todos os eventos. Os operadores devem ser treinados para efetuar pequenas manutenções de rotina, para que a empresa evolua.
4.2 Gestão da Manutenção de Instalações Fabris
A atividade básica de um setor de manutenção é zelar para que seu cliente tenha um recurso à sua disposição. A manutenção representa para o administrador uma importante fonte de otimização do uso e de redução de custo de utilização de ativos. O custo total da empresa deve ser associado ao nível de seu nível de seu serviço de manutenção.
Na manutenção preventiva, os equipamentos e instalações sofrem intervenções da manutenção, com reparos ou trocas, em função do intervalo médio entre falhas, levando para cada equipamento, componente ou peça de acordo com indicações do fabricante ou registros históricos da empresa. Esseesquema é controlado por softwares e deve ser articulado com o planejamento e controle da produção (PCP) da fábrica, pois os equipamentos devem ser postos à disposição da manutenção nas datas definidas de início do período de planejamento.
Já na manutenção preditiva, os equipamentos são monitorados por meio de sensores ligados a computadores que usam softwares, os quais emitem sinais de alerta programado para ser acionado dando tempo a que se pare o equipamento para reparo.
CONCLUSÃO
As empresas que seguem o padrão de recursos patrimoniais, conseguem lucrar cada vez mais. Administrando os bens e a manutenção dos mesmos em relação à vida econômica e útil, seguindo as regras da matemática financeira e utilizando softwares avançados, a empresa consegue se destacar em relação aos concorrentes do mercado.
 
Referências:
GODOY, Anterita Cristina de Souza, Didática. ed. Especial. São Paulo Ed. Alínea, 2009.
HAYDT, Regina Célia Cauzaux, Curso de Didática geral. 8. ed. São Paulo. Ed. Ática, 2006. 
LIBANÊO, José Carlos, Didática. São Paulo. Ed. Cortez, 1994.

Continue navegando