Buscar

trabalho2 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais impactos nas margens do Baixo Rio Bodocongó - PB, decorrentes da irrigação com águas poluídas com esgoto
1999
Gustavo Cardoso | Marco Puccini | Fernando Vianna 
Nilana F. Magalhães
1
O estudo
A preocupação com os riscos ambientais advindos da exploração irracional dos recursos hídricos fez com que as diversas áreas da ciência desenvolvessem esforços para evitar ou minimizar a degradação ambiental e a escassez de recursos naturais, isso porque a vida sobre a terra depende por completo do consumo energético e de bens ambientais como a água.
Assim, esse estudo teve como objetivo investigar se a qualidade da água no curso do Rio Bodocongó atende aos parâmetros legais ambientais para o cultivo agrícola durante o período de estiagem. Sendo assim, o estudo visa compreender se a qualidade da água obedece aos parâmetros de qualidade da água.
2
O Rio Bodocongó
Situado na região Sudoeste do Estado da Paraíba, o Baixo Bodocongó, tem 50km de extensão e suas águas são usadas para a irrigação irrestrita, destacando-se as forrageiras e hortaliças e para a recreação de contato primário. 
Ao atravessar a cidade de Campina Grande, recebe lançamentos de resíduos líquidos e sólidos. Desta forma, os efluentes da Estação de Tratamento de Esgotos são lançados diretamente no rio. 
3
4
Água de reúso
A água de reúso pode ser definida como a água residuária que está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização. Apesar de algumas iniciativas da indústria, o reúso praticamente inexiste no Brasil de forma disciplinada e organizada.
A redução da disponibilidade de recursos hídricos de boa qualidade e o aumento da produção de despejos domésticos e industriais,têm impulsionado o uso de águas de qualidade inferior na irrigação.
As águas residuais geridas com segurança são uma fonte acessível e sustentável de água e nutrientes para a agricultura de irrigação, que é responsável por 70% da água consumida no mundo.
5
Lagoas de estabilização
6
Lagoa de maturação
Processo de tratamento biológico usado como refinamento do tratamento prévio por lagoas, ou outro processo biológico. Reduz bactérias, sólidos em suspensão, nutrientes e uma parcela negligenciável da demanda bioquímica de oxigênio
7
Água
- Coliformes Fecais
- Escherichia coli 
- Ascaris lumbricoides
- Cloretos
- Sulfatos
Poluentes e qualidade da água
Solo
- Salinidade
- Permeabilidade
- Toxicidade
- Excesso de nutrientes
- Bicarbonatos
- pH
8
1. Parâmetros Analisados
10
Análise dos Parâmetros
Físico
- Temperatura
- Turbidez
- Sólidos Sedimentáveis
- Materiais Flutuantes
- Condutividade
Químico
- pH
- Dureza Total
- Alcalinidade
- Cálcio
- Magnésio
- Potássio
- Sódio
- Cloretos
 
Biológico
- Escherichia Coli
- Coliformes
- Ascaris humbricoides
11
Metodologia de Análise
Turbidez
- Nefelométrico
- método analítico de laboratório que se baseia na diminuição da intensidade pela difração da luz.
pH
- Potenciômetro ou Colorímetros
Dureza
- Titulação com EDTA (Ácido etileno diamino tetraacético)
Alcalinidade
- Titulação com Ácido Sulfúrico
Cloretos
- Titulação com Nitrato de Prata
E. Coli e Coliformes
Técnica NMP
Técnica da membrana filtrante
metodologias descritas em APHA (1995) e recomendadas pela EMBRAPA
12
2. Resultados
Foram escolhidos sete pontos de coletas (PB1 a PB7);
50 km estudados, para a caracterização física, química e sanitária da água;
3 áreas para a coleta de vegetais e solo;
Os vegetais selecionados foram o capim elefante e repolho;
As amostras de água foram coletadas em um ponto central de cada uma das sete seções demarcadas;
14
Métodos e Coletas
- A CONAMA 357 recomenda valores até 250 mg/L.
- Com média de 68 mg/L, os níveis de Sulfatos estão de acordo com a norma vigente.
15
- A CONAMA 357 recomenda valores até 250 mg/L.
- Valores de cloreto acima de 350 mg/L na água de irrigação, causam problemas severos nas plantas.
16
- A CONAMA 357 recomenda o pH de 6,0 a 9,0. 
- Os valores médios de pH (7,4 - 8,1) estiveram na faixa considerada adequada para água de irrigação. 
17
- De acordo com as recomendações da OMS para irrigação irrestrita, a concentração de coliformes fecais deve ser menor que 1000 UFC (Unidade Formadora de Colônia) por 100 mL. 
- Conama 357: 200 - 1000 coliformes por 100 mililitros.
18
- De acordo com as recomendações da OMS para irrigação irrestrita, a concentração de E. coli deverá ser ≤ 1000 unidades por 100ml-1.
19
- De acordo com as recomendações da OMS para irrigação irrestrita, a concentração de ovos de helmintos deve ser inferior a 1 ovo L-1.
20
3. Legislação
Legislação
No Estado da Paraíba sob a égide da Lei 6308 (Política Estadual de Recursos Hídricos), não existe qualquer referência específica sobre o reuso de águas definindo as características e os tipos de reuso
Lei nº 9.433 – conhecida como Lei das Águas, apresenta fundamentação legal para a racionalização do uso da água e requisitos jurídicos para o reúso de água, como alternativa viável na preservação e conservação ambiental. 
Lei 7599/17 – RJ As indústrias situadas no Estado do Rio de Janeiro, que tiverem em seu quadro 100 (cem) ou mais empregados, ficam obrigadas a instalar equipamentos de tratamento e reutilização de água
22
Projetos de Lei
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 58, DE 2016 - Esta Lei disciplina o abastecimento de água por fontes alternativas em todo o território nacional.
I – a utilização racional e a diminuição do desperdício dos recursos hídricos;
II – a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos, assegurando à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água;
III – a redução do consumo de água potável e do volume de efluentes gerados.
PROJETO DE LEI Nº 2.245, DE 2015 - Este projeto de lei intenta aperfeiçoar a Política Nacional de Recursos Hídricos, a fim de sinalizar mais claramente o valor da água de 2 boa qualidade, evitando a sua escassez para usos mais nobres – mormente o abastecimento humano – e dando o necessário fundamento legal à regulamentação da prática de reúso, crucial para um uso racional dos recursos hídricos. 
23
4. Conclusões
Conclusão
A partir da presente pesquisa foi possível concluir que pelos parâmetros de qualidade de água da Resolução CONAMA 357/05 e das recomendações da OMS analisados, a água do Rio Bodocongó é imprópria mesmo para a irrigação das culturas forrageiras e hortaliças, que foram as culturas encontradas no período em que ocorreu a pesquisa. 
Portanto, pode-se afirmar que, os padrões gerais de qualidade de água existentes e objeto de análise, não são suficientemente adequados à realidade da área de estudo, primeiro porque não estabelecem padrões específicos para regulamentar a utilização de águas de baixa qualidade no período de intermitência do rio - quando não há praticamente diluição dos resíduos e a vazão de água é quase que a totalidade do esgoto - o que exige um tratamento mais avançado e o estabelecimento de padrões mais restritos para utilização da água para os usos a que se destina.
25
Obrigado!
26

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais