Buscar

dissertação sobre ensino superior na atualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introduzido no Brasil apenas no final de século XX, o modelo universitário no país marcou pela combinação de dois modelos fundamentais, um de caráter privado de sua dependência administrativa e a sua natureza de instituição isolada para recuperar e consolidar a tradição iniciada no Império com as faculdades de Direito, Medicina e Engenharia.
O quadro atual do ensino superior e sua evolução a partir dos anos 70, cresce consideravelmente o ensino superior de iniciativa privada com iniciativa do poder público.
Ocorre no momento um crescente movimento de uma nova reforma universitária como sendo mais uma demonstração de instabilidade.
O compromisso da educação em Universidade com a construção e uma sociedade qual a vida seja de cidadania e a vida coletiva, pelos indicadores da democracia. Para a própria dignidade humana que exige que garanta a todos o compartilhar de bens naturais sociais, culturais para que nenhum ser humano tenha seu direito oprimido em suas relações sociais.
O processo de globalização econômica capitalista reserva ao Brasil um lugar secundário. Na atual estrutura mundial que se encontra a sociedade brasileira de globalização econômica e cultural, conduzido pela expansão da economia capitalista, incentivando a privatização generalizada.
Do ponto de vista econômico o Brasil vem experimentando desde a década de 80 um retrocesso do ensino superior, valorizando a expansão econômica do ensino de maneira desenfreada e convicta da lógica do mercado na oferta de seus serviços educacionais, enquanto as Universidades púbicas debatem na necessidade de inovar para atender às justas necessidades surgidas na sociedade.
A mercantilização da política de educação brasileira legitima uma lógica de consumo dos serviços educacionais privados que utiliza do discurso da qualidade, facilidade e praticidade na oferta de cursos tecnológicos e superiores, voltados a uma formação imediatista e tecnicista.

Outros materiais

Perguntas Recentes