Buscar

Estudo dirigido I - Constituição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.1 É a norma suprema de um determinado país ou nação, sob a qual se sustentam todas as demais leis e normas.
1.2 Segundo Canotilho, a Constituição é um documento que regra o funcionamento do Estado Democrático de direito 
2 Canotilho define constitucionalismo como uma “...Teoria (ou ideologia) que ergue o princípio do governo limitado indispensável á garantia de direitos em dimensão estruturante da organização político-social de uma comunidade, uma técnica específica d limitação de poder do poder com fins garantísticos.
3 Por referisse diretamente à organização e funcionamento do Estado, à articulação dos elementos primários do mesmo e ao estabelecimento das bases da estrutura política.
4 O direito constitucional estuda as constituições, que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado, uma vez que, não existe nenhuma norma acima dela, enquanto os outros ramos do direito estudam seus respectivos assuntos, que por sua vez, estão submetidos hierarquicamente a constituição.
5 Constitucionalismo é como se denomina o movimento social, político, jurídico e até mesmo os movimentos ideológicos, a partir do qual todas as leis emanam das constituições nacionais.
6 O Constitucionalismo é associado a pelo menos 3 ideias principais, GARANTIA DE DIREITOS, SEPARAÇÃO DE PODERES, PRINCÍPIOS E GOVERNOS LIMITADOS.
GARANTIA DE DIREITOS: garantir aos cidadãos os seus direitos fundamentais. 
SEPARAÇÃO DE PODERES: é a divisão dos poderes para garantir uma melhor estrutura política, Poder Legislativo, Poder Executivo e Judiciário. 
 PRINCÍPIOS E GOVERNO LIMITADOS: criar uma organização, bem como os limites dentro de suas atuações e os princípios fundamentais que os norteiam.
7 Segundo Kelsen as normas jurídicas devem ser um ato humano no qual atribui na estrutura hierarquizada, buscando estabelecer a validade das normas na Constituição.
8 Sim, pois as normas estão hierarquicamente dispostas dentro do ordenamento jurídico, que por sua vez, acompanha a hierarquia sendo validado e estando em conformidade com a constituição, se assim não fosse , não haveria necessidade de haver, a mesma, como forma de regramento e base sólida para manutenção dos direitos fundamentais de um Estado democrático de direito.
9 Sociológico: Nesse sentido traz a constituição se desenvolvendo sob o aspecto das relações de fatos sociais dentro do Estado.
Política: busca fundamentar a constituição nas decisões políticas, e esta fundamenta a elaboração desta “ uma decisão política é fundamental para a modificação/elaboração da constituição”.
Jurídica: São estabelecidas pelo poder constituinte são normas fundamentadas no ordenamento jurídico, ou seja, é algo que está positivado.
10.1 Formal: leva-se em conta apenas o modo de elaboração da norma se La passou por um processo mais solene, mais dificultoso de formação, será formalmente constitucional, não importando de que matéria venha a tratar
Material: é completamente irrelevante o modo como as normas foram elaboradas, tratando essencialmente constitucional, será norma materialmente constitucional.
10.2 Rígida: Prevê um procedimento solene, mais dificultoso do que o previsto para a alteração das leis ordinárias, fundamenta-se no principio da supremacia formal da constituição.
Flexível: O procedimento para alterar a constituição é o mesmo processo legislativo de elaboração e alteração das leis ordinárias.
Semi-Rígida: Em parte rígida e noutra parte flexível, desse modo algumas normas da constituição só podem ser modificadas por um procedimento mais dificultoso, enquanto que as outras se submetem ao mesmo processo legislativo das leis infraconstitucionais.
Super Rígida: uma vez que as regras só poderão ser alteradas por um processo legislativo diferenciado, mais excepcionalmente em alguns casos e imutável. 
10.3 Escrita: é aquela em que suas normas se acham expressas em um ou vários documentos escritos, é o próprio texto escrito da constituição, cuida-se de um texto redigido em momento de reflexão do constituinte originário.
Não escrita: São as normas constitucionais que não constam de um documento único solene, são textos esparsos, elaborados em épocas distintas sendo formadas por usos e costumes válidos como fonte de direito.
10.4 Promulgada: é aquela que conta com a participação popular, seja para escolher seus representantes para a feitura da lei maior.
Outorgada: São frutos de um ato unilateral de poder, nasce em regimes ditatoriais, sem a participação popular.
10.5 Analítica: quando o texto constitucional alem de expor de normas materialmente constitucionais,, trata de matérias que não deveriam ser tratadas pela constituição.
Sintética: Traz apenas normas materialmente constitucionais.

Outros materiais