Buscar

Apol Sociedade, familia e instituição escolar

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 19. 
Considerando o texto-base Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão, relacione corretamente as concepções às suas respectivas características:
1. Concepção tradicional da profissão docente.
2. Concepção contemporânea da profissão docente. 
(   ) Ideia de trabalho docente como exercício de uma vocação, missão.
(   ) Admite o professor como sacerdote do saber.
(   ) Ideia de trabalho docente como exercício de um ofício, profissão.
(   ) Necessidade de formação acadêmica e continuada do professor.
(   ) Profissão de professor como atividade técnica e não de pesquisa.
Agora, selecione a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2 – 1  
Você acertou!
“Muitas são as discussões sobre esta profissão que esbarra em concepções sobre o trabalho que o professor exerce, muitas vezes relacionado a uma atividade meramente técnica, subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas. Essas concepções estão relacionadas à perspectiva tradicionalmente praticada pelas instituições de formação de professores, que deixa evidente a dicotomia entre o trabalho docente em relação às atividades de pesquisa. Outra discussão relevante está na tradicional concepção da vocação do professor, que historicamente teve o seu trabalho caracterizado como missão. [...] Houve um tempo que ser professor era comparado a ser sacerdote do saber, era a manifestação de uma vocação ou missão transcendente, não o exercício de um ofício, uma profissão. Entretanto se educar é missão, é dom torna-se incoerente e desnecessário exigir que o professor invista em sua formação acadêmica e continuada” (texto-base, p. 3).
	
	B
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 1 – 2 – 1  
	
	D
	2 – 2 – 1 – 2 – 2 
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a citação a seguir:
“A chegada da grande crise do modelo econômico do pós-guerra [...], quando todo o mundo capitalista avançado caiu numa longa e profunda recessão, combinando, pela primeira vez, baixas taxas de crescimento com altas taxas de inflação, mudou tudo. A partir daí as ideias neoliberais passaram a ganhar terreno. As raízes da crise, afirmavam Hayek e seus companheiros, estavam localizadas no poder excessivo e nefasto dos sindicatos e, de maneira mais geral, do movimento operário, que havia corroído as bases da acumulação capitalista com suas pressões reivindicativas sobre os salários e com sua pressão parasitária para que o Estado aumentasse cada vez mais os gastos sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir. GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p.2.
Considerando o texto-base Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico: um desafio para intervenção, são propostas do modelo neoliberal:
Nota: 0.0
	
	A
	O neoliberalismo propôs alterações para o papel do Estado: o mercado substituiria a política.
“Diante disto, o neoliberalismo propôs alterações para o papel do estado, em que o mercado substituiria a política, e o Estado Mínimo substituiria o estado de Bem-Estar. Para realizar essas medidas propostas, a privatização foi um dos caminhos apresentados, pois, teoricamente, diminuiria os gastos do estado e incentivaria a livre competição do mercado, garantindo os interesses dos setores privados da economia” (texto-base, p. 4).
	
	B
	O neoliberalismo propôs que o Estado Mínimo fosse substituído pelo estado de Bem-Estar social.
	
	C
	O neoliberalismo propôs que todos os serviços básicos de proteção à população fossem públicos.
	
	D
	O neoliberalismo propôs o combate à livre competição do mercado, garantindo a ordem pública.
	
	E
	O neoliberalismo propôs um ideário contrário a liberdade individual e de competição de mercado.
 
Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisões. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino (municipal, distrital, estadual ou federal), de cada escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: gestão da educação escolar. Secretaria de Educação Básica. vol. 5. Brasília: UnB, CEAD, 2004. p. 25,26.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, quais das seguintes medidas foram postas em prática na administração e organização escolar a partir da criação de espaços democráticos na gestão da educação brasileira:
I. Formulação de projetos pedagógicos pelas escolas.
II. Criação de conselhos para acompanhar o repasse e uso de verbas.
III. Criação de conselhos para acompanhar a distribuição de alimentos.
IV. Formulação de projetos escolares de cunho militar.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	IV, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III, apenas.
Você acertou!
“Sendo assim, o fim do Regime Militar e a implantação daquilo que se chamou de Nova República implicou a criação de um novo tipo de cidadão brasileiro. [...] Na construção desta redemocratização foi reservado um espaço privilegiado para a escola e a ação pedagógica que ela desenvolve [...].
Nenhuma destas medidas alcançaria algum êxito sem a criação de espaços democráticos na gestão da educação. Os conselhos criados para acompanhar o repasse e uso de verbas, a compra e distribuição de alimentação, a formulação dos projetos pedagógicos das secretarias em diferentes instâncias e das escolas, constituem oportunidade única de construção de uma educação diferenciada para o Brasil” (texto-base, p. 1,2).
 
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte passagem de texto: 
“Na verdade, a derrota eleitoral nas primeiras eleições diretas para governador (realizadas em 1982), somada à aceleração de uma crise econômica que se anuncia em 1979 e assume uma nítida característica recessiva a partir de 1981, parece ter produzido um declínio da coesão interna do regime e uma perda progressiva de sua capacidade de enfrentar os conflitos e gerir a crise que se avolumava ano após ano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIORI, José Luis. Transição terminada: crise superada? Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 28, p. 137-151, out. 1990. p. 137.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, marque V para verdadeiro e F para falso, para os sinais do enfraquecimento do Regime Militar brasileiro (1964-1985):
I. ( ) Ascensão do Brasil no cenário mundial.
II. ( ) Concessão de anistias à exilados.
III. (  ) Aberturas para o início do processo de redemocratização.
IV. ( ) Consolidação do poder militar diante da força política.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – F – V
	
	DV – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
A proposição I é falsa, pois “internacionalmente, a consolidação do modelo neoliberal de Estado em países como Grã-Bretanha, demandava novas diretrizes para a educação. O perfil de egresso do sistema educacional já não era mais aquele que havia balizado as reformas implementadas pelo Regime Militar. Tão pouco condizia com aqueles tempos a concepção de Estado adotada no Brasil se este quisesse figurar entre as nações pertencentes a um determinado grupo capitaneado pelos EUA e a maioria dos Europeus”. A afirmativa IV é falsa e a III é verdadeira, pois “nacionalmente, o enfraquecimento do poder dos militares no jogo das relações de força da política brasileira abriu espaço para o processo de redemocratização”. Finalmente, a afirmativa II é verdadeira, pois “a anistia concedida a várias personalidades perseguidas pela Ditadura permitiu o retorno de figuras importantes no cenário político” (texto-base, p. 3).
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a citação a seguir: 
“Não se pode também responsabilizar os professores pelas mazelas da escola pública fundamental, uma vez que eles também são produto de uma formação insuficiente, porta-vozes da visão de mundo de classe hegemônica e vítimas de desvalorização profissional e de uma política educacional burocrática, tecnicista e de fachada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PATTO, Maria Helena Souza. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. In: PATTO, Maria Helena Souza (org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 289. 
Considerando o texto-base Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico: um desafio para intervenção, analise as afirmativas:
I. As ações isoladas no interior da escola.
II. O elevado tempo destinado à discussão do processo pedagógico.
III. A rotatividade dos professores.
IV. A falta de recursos para manutenção do espaço físico.
São problemas presentes na realidade das escolas públicas:
Nota: 0.0
	
	A
	II e IV, apenas.
	
	B
	I, III, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois: “dessa forma, elencamos alguns problemas que consideramos urgentes para repensar a participação e a revitalização de espaços existentes na escola: [...] - A precariedade da escola pública; - Rotatividade dos professores; a falta de pessoal; - O elevado número de falta de professores para tratamento médico; - Necessidade de recursos para manutenção do espaço físico; - A falta de tempos e espaços para reuniões, discussões e avaliações do processo pedagógico de forma sistematizada; - Trabalho fragmentado, ações isoladas no interior da escola”. Portanto, a afirmativa II é falsa, visto que, como se pode perceber pelos problemas enumerados no trecho, há “falta de tempos e espaços para reuniões, discussões e avaliações do processo pedagógico de forma sistematizada”, e não um tempo elevado para essa discussão (texto-base, p. 8).

Continue navegando