Buscar

Exercício Aula 5 V1 CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0355_EX_A5_201410070123_V1 
	Matrícula: 201410070123
	Aluno(a): RAFAELA OLVEIRA DA SILVA 
	Data: 16/01/2017 18:47:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201410824964)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Com base nos indicadores estruturantes que orientam a pedagogia do movimento e seu desdobramento prático, considera-se a partir de Freire & Scaglia (2003) que a escolha dos conteúdos que farão parte dos planos pedagógicos deverá ser coerente e envolver, entre outros, princípios elementares que desenvolvam uma prática pedagógica de qualidade. Podemos afirmar que são princípios propostos por esses autores os expostos a seguir, com EXCEÇÃO de: 
		
	
	Os planos pedagógicos devem contemplar as manifestações de jogo que tenham sido incorporadas a essa área de conhecimento ou possam vir a sê-lo;
	
	Os planos pedagógicos devem contemplar atividades que separem o sujeito do objeto, isto é, que dicotomizem o praticante dos objetos do jogo.
	
	Os planos pedagógicos devem levar em conta os pressupostos teóricos que embasam as atividades desafiadoras como o jogo, que não tem de se conformar a algo predeterminado. 
	
	Os planos pedagógicos devem valorizar as atividades lúdicas e o exercício corporal como atividades do presente que não se dirige a um futuro previsível;
	
	Os planos pedagógicos devem estar relacionados ao exercício corporal, um conjunto de tecnologias que objetivam fortalecer, corrigir, prevenir e aperfeiçoar as capacidades e habilidades corporais. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410653761)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A Educação Física Escolar como componente curricular deverá explicitar sua base de conteúdos e suas estratégias de ensino comprometidas com a prática da educação libertadora, como propunha Paulo Freire (1994) ao inovar o processo pedagógico, integrando à metodologia criativa os conhecimentos compartilhados na busca de significados comuns e de solução de problemas de ensino-aprendizagem, para além de "saberes específicos". 
Tanto na educação, de um modo geral, como na Educação Física (ensino do fazer X ensino do saber), em especial, o currículo estrutura-se a partir da historicidade das ideias e das regras de raciocínio que organizam o conhecimento como construção social e produzem sistemas culturais que, no mínimo, abrangem as diferentes modalidades de política social. Porque, No plano político, percebe-se que a construção da identidade do profissional da Educação Física ainda é focada na formação do técnico desportivo sem ênfase na formação do(a) educador(a) como agente de transformação social. E a prática pedagógica da Educação Física Escolar ainda é fundada nas estruturas e nos movimentos rituais pouco dinâmicos no que diz respeito à função social da escola.
 Marque a afirmativa correta: 
		
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410797833)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Analise os itens abaixo e identifique aqueles que indicam as contribuições da Educação Física para a disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física do currículo obrigatório do Curso de Pedagogia. I- Educação Física Escolar favorece a construção de saberes; II- Enfatiza o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos das áreas de conhecimento como meio e não fins; III- Problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais. IV- O estudo e as práticas do esporte, da luta e da dança como fonte exclusiva de qualidade de vida. Aponte a alternativa correta.
		
	
	As alternativas I, II, III .
	
	As alternativas I, II e IV.
	
	As alternativas II, III e IV.
	
	As alternativas I, III e IV.
	
	As alternativas II e IV.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410736511)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quando elaboramos nosso planejamento de aula e apresentamos os objetivos específicos da educação física escolar podemos concluir que:
		
	
	Brincar demais atrapalha o desenvolvimento do aluno, tira um pouco a concentração na atividade.
	
	Os saberes sobre a prática da educação física escolar deve ser aplicada somente na disciplina sem a preocupação da interdisciplinaridade, de formalúdica. 
	
	Entender que a cultura corporal favore o desenvolvimento ecológico humano frente às contradições sociais, promotora de desejos e fazeres que necessitam ser, cada vez mais, menos humanizados. 
	
	Apresentar a educação física escolar como um complemento das outras disciplinas, fazendo uma teia interdisciplinar.
	
	A ludicidade é importante no processo de ensino aprendizagem mas só é válido durante a educação infantil, pois o ensino fundamental e ensino médio esta forma de ensino não é apropriada. 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410813425)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Ao identificar uma influência da mídia balizando a opinião dos estudantes nas suas ideias de "corpo ideal", como, por exemplo, corpo musculoso, sarado... A cintura fina, o bumbum empinado e, em geral, bastante magro. Cabe ao professor realizar um planejamento pedagógico fundamentado pelos seguintes objetivos: 
		
	
	estimular os estudantes a descobrirem maneiras de atingir ao modelo exemplar de corpo divuldago pelos meios de comunicação. 
	
	despertar nos estudantes atitudes de mobilização aos padrões da mídia, haja vista que o ideal de beleza divulgado pode ser alcançado para a satisfação e autoestima da sociedade em geral. 
	
	despertar nos estudantes um espírito mais crítico com relação à leitura que fazem de imagens e textos sobre uma visão distorcida do ideal de beleza divulgado pela mídia, de modo que a turma reconheça que cada corpo humano é belo em sua singularidade e deve ser respeitado em sua diferença, seja ele: negro, magro, gordo. 
	
	despertar nos estudantes um espírito menos crítico com relação à leitura que fazem de imagens e textos sobre visão de beleza divulgado pela mídia, de modo que a turma reconheça que o corpo belo é aquele divulgado pelos canais de comunicação. 
	
	despertar nos estudantes um espírito mais lúdico e humorístico sobre a beleza de corpo divulgada pela mídia, de modo que a turma tente, de modo menos penoso, alcançar tais padrões tão desejado pelas pessoas.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410309145)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em se tratando da Educação Física, no âmbito formal, SOARES et al (1992) assinala que se refere ao conhecimento de uma área denominada:
		
	
	Cultura Física.
	
	Cultura Escolar.
	
	Cultura Esportiva
	
	Cultura Popular.
	
	Cultura Corporal.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201410813378)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Atualmente, entende-se que nas aulas de Educação Física Escolar, o aluno deve:
		
	
	Jogar livremente apenas de acordo com suas necessidades inatas, sem a interferência do professor. 
	
	Aprender a jogar, dançar, conhecendo os benefícios de tais práticas, por que se praticam tais manifestações da cultura corporal hoje e ontem, dentre outras.
	
	Aprender diferentes práticas esportivas para que o professor possa descobrir novos talentos.
	
	Aprender a reproduzir todos os gestos motores demostrados pelo professor, sob pena de reprovação, caso execute algum movimento incorreto. 
	
	Aprender a jogar, dançar, sem, necessariamente, conhecer os benefícios de tais práticas, por que se praticam tais manifestações da culturacorporal hoje e ontem, dentre outras. Tudo isso para que o aluno incorpore as técnicas corporais.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201410756089)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Educação Física estabelecem como conteúdos da área na escola:
		
	
	Capacidades físicas (força, velocidade, resistência, flexibilidade) para a melhoria da aptidão física.
	
	Jogo, esporte, ginástica e lutas (1º bloco), atividades rítmicas e expressivas (2º bloco) e conhecimentos sobre o corpo (3º bloco).
	
	Habilidades motoras básicas (andar, correr, saltar, arremessar, rebater, chutar) e habilidades motoras específicas (movimentos próprios dos esportes).
	
	Iniciação esportiva (regras, fundamentos, jogos e competições estudantis).
	
	Atividades físicas (1º bloco), exercícios físicos (2º bloco) e esportes (3º bloco).

Outros materiais