Buscar

ligas camponesas no nordeste

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ligas Camponesas
Clarence Gibson
Leandro Medeiros
Roosevelt Junior
O movimento
As ligas camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil, iniciado na década de 1950 e teve fim em 1964 ( ano do golpe militar). A sua principal figura incentivadora foi o advogado e deputado pelo partido socialista brasileiro(PSB) Francisco Julião Arruda de Paula.
 Origem
A origem das Ligas remonta às antigas Ligas Camponesas da década de 1930,originárias da ação do Partido Comunista do Brasil no campo. Com a ilegalidade do Partido Comunista esses embriões das ligas foram aos poucos dissolvidas. Na década de 1950 houve uma refundação das Ligas Camponesas, com alcance em vários estados brasileiros.
Origem
O surgimento das ligas camponesas foi o processo de industrialização, incentivado durante o governo JK, pois a intensificação da mecanização da produção agrícola produziu desemprego e redução de salários, aumentando assim a insatisfação social da população rural nordestina
 A primeira liga do Brasil
A 1º liga camponesa foi formada em 1954, em Vitória de santo antão no estado de Pernambuco com 1.200 trabalhadores rurais. Essa liga abandonou as antigas medidas assistencialistas e passou a atuar mais politicamente, na luta pelos direitos dos trabalhadores e pela distribuição de terras
A expansão das ligas
No início da década de 1960, as ligas já se espalhavam por 13 estados brasileiros, atingindo repercussão nacional e internacional. Porém, com a instalação do regime militar em 1964 a reforma agrária não foi implementada, pois as principais lideranças das ligas foram presas e o movimento deixou de existir.
A expansão das ligas
Mesmo sofrendo forte repressão por parte da policia e grandes proprietários de terras,as ligas mostrou fortalecimento e expandiu-se para os estados de MG e RJ. 
Em 1961 realizou-se em Belo Horizonte, o primeiro congresso nacional de lavradores e trabalhadores agrícolas reivindicando a reforma agrária e os direitos trabalhistas de todos os trabalhadores do campo,sendo então um marco para as ligas camponesas
O fortalecimento
 As reivindicações das ligas camponesas foram fortalecidas com as medidas do governo de João Goulart, com as reformas de base, lançadas em 1963, cujo pilar da política para o campo era justamente a reforma agrária.
Em 1959 o governo criou a SUDENE, com o objetivo de produzir estudos sobre a situação socioeconômica do nordeste e encontrar soluções imediatas, neste mesmo ano a igreja católica declarou-se a favor da reforma agrária e consequentemente das ligas.
Repressão
As ligas camponesas foram totalmente reprimidas durante a ditadura militar (1964-1984) Francisco Julião e seus principais lideres foram presos em 1965.
A desagregação do movimento em 1964 eliminou as organizações mas não desarticulou suas reivindicações básicas que seriam incorporadas pelos sindicatos rurais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?