Buscar

prova geografia urbana discursiva.docx

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia Urbana
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Na metrópole de São Paulo, o que aparece aos olhos do observador como diferenciações gritantes no plano da paisagem revela, na realidade, os espaços-tempos da contradição [...]. Isso significa, portanto, que é necessário pensar o processo de urbanização em seus conteúdos mais profundos, o que é muito diferente de associá-lo ao simples comportamento populacional”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARLOS, A. F. A. A metrópole de São Paulo no contexto da urbanização contemporânea. Estudos Avançados. São Paulo, v. 23, n. 66. p. 303-314, 2009. 
No trecho exposto, Carlos apresenta a metrópole de São Paulo como contraditória. Tomando por base os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização sobre o fenômeno da metropolização, apresente uma contradição típica das metrópoles envolvendo oferta de empregos e desigualdade de renda e de infraestrutura.
Nota: 16.0
	O aluno deve apontar que, apesar de ser um espaço tipicamente segregador e desigual tanto do ponto de vista da renda quanto das infraestruturas, é na metrópole que a população mais pobre encontra uma quantidade maior de oportunidades de emprego e posterior desenvolvimento (livro-base, p. 68).
Resposta:o fenomeno da metropolização ultrapassa o papel da metropole porque amplia as desigualdade aumentando a distancia terrritorias e socias oque gera uma ordem, sociourbana sobre as bases dos novos padrões de estratificação social.o crescimento da probreza e da segregação espacial
Questão 2/5 - Geografia Urbana
Atente para o excerto de texto a seguir: 
“Valdir Lima Cordeiro, liderança do Movimento Sem Terra da Zona Leste, da cidade de São Paulo, e coordenador executivo da União de Movimentos por Moradia (UMM), afirmou que a criação da Organização Frente de Luta pela Canalização e Reurbanização do Córrego Oratório, há pouco tempo, já provocou reações governamentais, como a liberação pelo governo do Estado de três milhões de reais, para, em parceria com a Prefeitura Municipal, limpar o córrego e iniciar a sua reurbanização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAULE JUNIOR, N.; CARDOSO, P. M.  O direito à moradia no Brasil Violações: Práticas positivas e recomendações ao governo brasileiro. São Paulo: Instituto Polis, 2005. p. 35. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: impactos e desafios de uma nova urbanização a respeito da questão da moradia no Brasil, aponte os principais tipos de moradia habitados pela população mais pobre e as fragilidades ambientais que envolvem essas moradias nas cidades.
Nota: 16.0
	Espera-se que o aluno aponte os cortiços e favelas como as principais moradias da população que sofre com o déficit habitacional no país. Geralmente tais moradias estão localizadas em áreas de fragilidades ambientais, tais como áreas suscetíveis à enchentes e deslizamentos de terras (livro-base, p. 168).
Resposta:cortiços, favelas áreas de mananciais ou com risco de deslizamentos ou enchentes.uma das consequencias da industrialização e a poluição atmosferica alem de causar varios problemas de saude tambem diminui a expectativa de vida das pessoas
Questão 3/5 - Climatologia, Hidrogeografia e Biogeografia
Considere o extrato de texto a seguir: 
“A seleção natural, por outro lado, pode ser considerada uma força potente para mudanças evolutivas em populações grandes e pequenas. As populações tendem a divergir caso exista variação suficiente no ambiente para selecionar características diferentes para lidar com as diferentes condições ambientais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, J. H.; LOMOLINO, M. V. Biogeografia. Tradução de I. F. Afonso. 2. ed. Ribeirão Preto, SP: Funpec, 2006. p. 232. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro–base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico–conceituais e aplicados, explique, de forma sucinta, o que é a seleção natural.
Nota: 20.0
	Espera–se que o aluno: 1. Explique a seleção natural, apontando que a questão da adaptação é a chave para a seleção natural. “De acordo com essa teoria evolutiva, os organismos mais bem adaptados ao ambiente têm maiores chances de sobreviver e gerar descendentes do que os organismos menos adaptados, fato esse que promove uma seleção natural. Como os indivíduos de uma espécie não são idênticos entre si, com a reprodução e com a seleção natural, através das gerações vão ocorrendo alterações na espécie” (livro–base, p. 34).
Resposta:de acordo som essa teoria os organismo mais bem adaptados ao organismo mais bem adaptados ao ambiente tem mais chances de sobreviver e geral descendentes fato esse que promove uma seleção natural, como os individuos não são identicos entre si e pela reprodução e pela seleção natural que vão ocorrer alterações na especie. a seleção natural tambem contribui para para explicar a espiciação termp utilizado para designar novas especies,
Questão 4/5 - Geografia Urbana
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi estabelecido em 1976, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos, a Habitat I, realizada em Vancouver (Canadá). Com sede em Nairóbi (Quênia), a organização é encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos dentro do sistema das Nações Unidas”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/equador-sera-sede-da-cupula-da-onu-habitat-iii-em-2016-diz-ministro.html. Acesso em 17 set. 2016. 
A partir dos conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: impactos e desafios de uma nova urbanização, explique o contexto histórico do espaço urbano na época de ocorrência da Agenda Habitat I.
Nota: 16.0
	O aluno deve apontar o crescimento desordenado causado pela rápida urbanização como o principal ponto do contexto histórico à época, sobretudo derivado da intensificação da migração campo-cidade e do aumento da expectativa de vida da população urbana em decorrência das melhorias médico-sanitárias (livro-base, p. 153).
Resposta:foi quando os governos começaram a reconhecer necessidade de assentamentos humanos sustentaveis e as consequencia de rapidas urbanizações principalmente em paises em desenvolvimento
Questão 5/5 - Climatologia, Hidrogeografia e Biogeografia
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“A biogeografia é uma ciência sintética, fundamentada em teorias e dados da ecologia, biologia de populações, sistemática, biologia evolutiva e ciência da Terra [...] vários autores recomendaram que a paleontologia e a ecologia sejam separadas da biogeografia, fazendo desta, assim, algo exclusivamente descritivo ou que se ativesse apenas a construir mapas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, J. H.; LOMOLINO, M. V. Biogeografia. Tradução de I. F. Afonso. 2. ed. Ribeirão Preto, SP: Funpec, 2006. p. 5. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro–base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico–conceituais e aplicados, explique, de forma sucinta, como a Biogeografia se diferencia da Ecologia.
Nota: 16.0
	Espera–se que o aluno: 1. Aponte a questão espacial como elemento que diferencia a Biogeografia da Ecologia. 2. Considere a perspectiva de estudo, dado que a Ecologia estuda os ecossistemas em uma perspectiva vertical, enquanto a Biogeografia utiliza uma perspectiva horizontal. “Para Troppmair (2004) a Biogeografia e a Ecologia têm muito em comum, mas a Biogeografia tem a questão espacial sempre relacionada às suas discussões, assim, é indispensável o espaço geográfico, sua síntese e sua cartografia. A perspectiva de análise é a grande diferençaentre a Ecologia e a Biogeografia, enquanto o ecólogo estuda os ecossistemas numa perspectiva vertical, relativo aos fluxos de energia e matéria, o geógrafo estuda as geobiocenoses numa perspectiva horizontal, relacionada, além da distribuição, a estrutura e dinâmica dos componentes bióticos e abióticos que conformam as geobiocenoses” (livro–base, p.19,20).
Resposta:enquanto o ecológico estuda o ecossistema relativa aos fluxos de energia e matéria.o geógrafo estuda o geobiocenoses relacionada alem da distribuição estrutura e dinamica dos componentes
Conheça o novo AVA

Outros materiais

Perguntas Recentes