Buscar

Avaliando Av1 - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

17/04/2018
EPS
MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Avaliando Aprend.: CEL0128_SM_201709039698 V.1
Aluno(a): Matrícula: 
Desemp.: 0,4 de 0,5 17/04/2018 21:41:37 (Finalizada)
1a Questão (Ref.:201711860153) Pontos: 0,0 / 0,1
O trabalho de alfabetização baseado na utilização de métodos sintéticos ou métodos analíticos, muito utilizados até os anos 80 no Brasil, mas ainda presentes nos dias atuais é caracterizado por:
1. A utilização da função social da leitura e da escrita com base no envolvimento nas práticas sociais de leitura e escrita.
1. O desenvolvimento de Projetos de Trabalho buscando uma articulação entre as experiências da cultura e os conhecimentos científicos.
1. O uso de diferentes tecnologias da informação tendo como base as experiências das crianças no mundo moderno.
1. A construção de atividades baseadas nos níveis descritos na pesquisa de Emília Ferreiro, a Psicogênese da Língua Escrita.
1. Um trabalho de fragmentação e recomposição da língua em unidades menores com o argumento de facilitar o processo de aprendizagem.
2a Questão (Ref.:201711860137) Pontos: 0,1 / 0,1
17/04/2018
EPS
Ao ingressarem na escola, as crianças já têm uma série de conhecimentos sobre movimento, corpo e cultura corporal, decorrentes de experiência pessoal, das vivencias dentro do grupo social em que estão inseridas e das informações
http://simulado.estacio.br/alunos/
3
/4
veiculadas pelos meios de comunicação. Ocorre uma ampliação da capacidade de brincar: além dos jogos de caráter simbólico, nos quais as fantasias e os interesses pessoais prevalecem, as crianças começam a praticar jogos coletivos com regras, nos quais têm de se ajustar às restrições de movimento e interesses pessoais. De acordo com os PCN ''s (MEC, 1997), quando há desentendimento entre os alunos, o correto seria o professor: (Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Concurso público de provas para provimento de cargos de professor da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, São Paulo, IFSP - edital nº233\2015.).
Punir os alunos que geraram o conflito, excluindo-o da atividade e continuar a aula com os demais alunos. Ouvir os alunos e considerar a opinião da maioria como sendo mais correta.
Decidir sozinho, pois as crianças não apresentam condições de discutir adequadamente. Encerrar a atividade no qual o problema surgiu e propor outra atividade menos conflitante.
Lembrar como as regras foram estabelecidas e quais suas funções, tentando fazer com que as crianças cheguem a um acordo.
3a Questão (Ref.:201711860178) Pontos: 0,1 / 0,1
Analise o depoimento da professora Ana e identifique o método de alfabetização predominante em sua prática.
"Na sala de aula eu utilizo um método tradicional, começo pela apresentação de sílabas em fichas, por exemplo, Fa- Fe-Fi-Fo-Fu. Faço várias atividades de reconhecimento desses fragmentos da palavra: Bingo, jogo da memória... Com as sílabas fica mais fácil para a criança aprender. Quando as crianças dominam as sílabas, iniciamos a escrita de algumas palavras simples até chegar à escrita de palavras"
Método de palavração
Método Global Método misto Método silábico
Método de sentenciação
4a Questão (Ref.:201711860179) Pontos: 0,1 / 0,1
Ao longo da história da alfabetização no Brasil, diferentes concepções de alfabetização estiveram presentes no cenário do país. Ora uma concepção empirista, ora uma concepção construtivista. Analise os trechos a seguir e identifique a concepção de alfabetização presente em cada uma delas.
Trecho 1)
Baseada nos pressupostos teóricos da psicologia genética de Jean Piaget, esta concepção não se constituiu em um novo método de alfabetização. Tomando como parâmetro a compreensão do processo de aquisição da língua escrita e falada pela criança, a alfabetização passa a ser vista a partir do princípio de "como se aprende", deslocando a atenção para a compreensão do processo de construção do conhecimento realizado pelo aluno. A criança constrói hipóteses sobre a escrita partindo de uma hipótese pré-silábica, em seguida uma hipótese silábica, depois silábico- alfabética e, por fim, uma hipótese alfabética de escrita.
Trecho 2)
Há uma concepção de alfabetização que fundamenta o modelo tradicional de alfabetização, concebendo-a enquanto processo de codificação e decodificação da língua escrita, pautada, sobretudo, na memorização inicial de sílabas simples seguidas das sílabas complexas para a formação de palavras. Neste sentido, a preocupação central neste modelo de alfabetização é a escrita enquanto representação da fala, enfatizando a dimensão individual do processo de alfabetizar, de modo que a escrita é constituída enquanto atividade neutra e mecânica, sendo necessário inicialmente ensinar a escrita das letras para depois ensinar a ler e escrever. (Fonte: MORAIS, Georgyanna Andreia Silva e BRITO, Antônia Edna. Prática pedagógica alfabetizadora: Questões de Letramento, 2011.
Ambos apresentam características de uma concepção empirista de alfabetização.
O trecho 2 apresenta características de uma concepção construtivista enquanto o trecho 1 apresenta características de uma concepção empirista de alfabetização.
Ambos apresentam características de uma concepção construtivista de alfabetização.
O trecho 1 apresenta características de uma concepção construtivista de alfabetização enquanto o trecho 2 apresenta características de uma visão empirista.
O trecho 1 apresenta características de uma concepção empírica e o trecho 2 características de uma concepção construtivista de alfabetização.
5a Questão (Ref.:201711860181) Pontos: 0,1 / 0,1
"O Brasil ainda conta com certa de 10% de analfabetos, segundo levantamento realizado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considera-se ainda mais elevado no país o número de pessoas que não sabe ler nem escrever" (MACHADO, 2012, p. 41). MACHADO, Veruska Ribeiro. Compreensão leitora no PISA e práticas escolares de leitura. Brasília: Liber Livro, Faculdade de Educação, 2012.
Marque a opção que melhor apresenta as características de analfabetismo funcional:
Analfabeto funcional é a condição da criança que nunca frequentou a escola e apresenta hipótese pré-silábica de escrita. Não compreendeu que a escrita tem relação com a fala e não domina as convenções ortográficas.
A condição de analfabeto funcional caracteriza pessoas que, embora tenham frequentado a escola por um período não são capazes de dominar habilidades básicas de leitura, escrita necessários para a participação ativa da vida social em diversas dimensão.
Analfabeto funcional é o indivíduo que lê e compreende textos de média extensão. É característica de pessoas que tem a capacidade de localizar informações mesmo com pequenas inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de operações e têm noção de proporcionalidade.
O analfabetismo funcional é a característica de pessoas que nunca frequentaram a escola porém dominam habilidades de leitura e escrita para participar socialmente das práticas de letramento.
São considerados analfabetos funcionais os indivíduosque têm habilidades de leitura e escrita sem restrições para compreender e interpretar textos usuais: leem textos mais longos, analisam e relacionam suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses.

Outros materiais