Buscar

Estudo das Relações Étnico-raciais para O Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 10/10Joan Scott assim se referiu ao pensamento de F. Engels: “Afinal de contas, famílias, lares e sexualidade são produtos da mudançadosmodosdeprodução.”
SCOTT,J.Gênero:uma categoriaútil deanálise histórica.Educaçãoerealidade,v.16,n.2,1989.(p.11)Sobreos chamados “estudos sobre mulheres” e as ideias de Friederich Engels, Simone de Beauvoir e Margareth 
Mead,marqueVparaasafirmativasverdadeiraseFparaasfalsas:
Engels acreditava que a propriedadeprivada trouxe consigo a superioridade feminina.
É representativa das ideias de Simonede Beauvoirafrase “A gente não nasce mulher,tornase mulher”.
Mead notabilizou sepor comprovar que não existe relação entre osexobiológicoeo temperamento do indivíduo.Dá se o nome de “estudos sobre mulheres”ao atual movimento feminista.
D) F V V F (p.48).
2)Desigualdade como fenômeno social - não têm origem em condições biológicas e naturais 
Desigualdade como fenômeno onipresente - está presente em todas as sociedades humanas 
Desigualdade como fenômeno de diferentes configurações- Muda de forma e conteúdo no espaço e no tempo 
Desigualdade como fenômeno que influencia condições de vida- Potencializa conflitos entre pessoas e coletividades -p. 15 
Questão 3/5 
Weber definia comunidades étnicas como “grupos humanos que, em virtude de sem elhança no habitus externo ou nos costumes, ou em ambos, ou em virtude de lembranças de colonização e 
migração, nutrem uma crença subjetiva na procedência comum (...) sendo indiferente se existe ou não uma comunidade de sangue efetiva.” WEBER, R. Encontros étnicos em situações de industrialização. Anos 90, v. 6, n. 9, 1998. 
Max Weber foi um dos primeiros a discutir o conceito de comunidades étnicas. O conceito de etnia para este autor funda-se na: 
 C)crença em uma origem comum e em uma honra particular. 
Você acertou! (p. 117)
Questão 2/5 Preconceito.
 “No seu sentido usual, o preconceito implica um julgamento prematuro e inadequado sobre determinada coisa, ou ainda uma opinião formada sem reflexão. (...) O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente” (p. 144). 
“A absoluta maioria das agressões fo i praticada no interior da residência (83,3%). Este dado também é encontrado na literatura (Giffen , 1994; Soares et al., 1996), sendo prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.” 
DESLANDES, S. F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois ho spitais públicos do Rio de Ja neiro . Cad. Saúde Pública, v. 16, n. 1, 2000. (p. 133) 
 Considerando os estudos de Maria Filomena Gregori, consta ntes no livro-base, sobre a violência doméstica julgue as afirmações abaixo: 
 I – A autora corrobora com a visão vitimizadora da mulher. 
II – Gregori procu ra entender o contexto que levam pessoas a convive rem com a violência em sua vida. 
III – A mulher, no que se refere a violência, também é produtora de sua situação de submissão. 
IV – Para a autora ao localizar a violência sempre no outro 
 esquecemos que as mulheres também possuem um papel na manutenção da violência ao não romperem com 
relacionamentos violentos.
A) II, III e IV apenas. 
Você acertou! P.85,86
 “as cenas de violência envolvem uma atuação da mulher na produção de si como um não sujeito, submisso e objeto de agressões. Isso não significa culpar as vítimas ou então justificar as agressões, mas sim entender o contexto no qual a violência de gênero se desenrola, as razões.
4) os estereótipos [e também os estigmas] são elementos de discriminação extremamente eficazes. Exemplo de estereótipo: “Se uma mulher tem o cabelo loiro e comete qualquer 
equivoco, imediatamente ela é rotulada de ‘loira burra’.” (p. 151). Quanto ao estigma: consiste numa severa rejeição de características físicas ou convicções pessoais que se opõe às 
normas culturais predominantes (...)”

Outros materiais