Buscar

Discursiva desigualdades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 “Com base no texto apresentado nesta questão e no
Livro base Desigualdades de gênero, raça e etnia,conceitue desigualdade social.
A resposta correta deve abarcar as ideias de hierarquia, vantagens e/ou privilégios na distribuição de bens Socialmente valorizados. Pode se ainda apontar a desigualdade como um fenômeno social, onipresente, de diferentes configurações e que afeta a vida das pessoas e dos grupos sociais (p.14e15).
2)Levandoem consideração os conteúdos do livro base Desigualdades de gênero, raça e etnia, diferencie gênero de sexo.
Resposta: Sexo é um conceito ligado ao biológico, ao tipo de órgão sexual que se possui. Gênero é uma construção social, um conceito relacional, ligado ao papel que se espera que cumpram na sociedade homens e mulheres ( mas não só). No livro base o sistema de sexo-gênero [...] tinha como objetivo separar os dois níveis, o biológico e o social. P.52
sexo.
3) Que áreas acadêmicas foram influenciadas pelos estudos de gênero? Cite ao menos duas áreas e justifique sua resposta.
Apó s esta aval i ação ,  caso queira ler int egralmente esse t ext o,  ele est á disponí vel em:  SCOT T, Joan. G ênero: uma categoria út i l de anál ise
É suficiente que o aluno mencione ao menos duas,sendo que o livro base prioriza a antropologia e a sociologia, Mas ainda podem ser mencionadas a “história, o direito,a psicologia, a filosofia, as artes, a literatura, a linguística, a medicina, a enfermagem”(p.82)e a teologia.
4) Tendo em vista os conteúdos do livro -base Desigualdades de gên ero, raça e etnia analise a presença dos negros no ensino superior no Brasil. 
Historicamente, os negros ficaram alijados do acesso ao ensino superior. “Em 2006, 5% dos negros tinham um diploma, contra 18% dos brancos” ( p. 132 do livro -base). Esta situação está mudando (muito lentamente) com a implantação do sistema de cotas. 
Questão 5/5 Leia a poesia abaixo: “ 
Considerando os conteúdos do livro -base Desigualdades de gênero, raça e etnia , aponte uma razão para a existência, no Brasil, do mito da democracia racial. 
segundo o livro-base “A inexistência de ‘conflitos raciais abertos’ no período pós -abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais” (p. 133) 
6) Com base nas inform ações apresentadas e nos dados expressos nos gráficos, escreva um texto dissertativo. Aponte elementos que levam a desigualdades de gênero, de raça e de etnia. 
Resposta (página 98 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o conhecimento develementos que levam a desigualdades de gênero, de raça e de etnia.; b) o atendimento ao tema proposto na questão; c) a clareza de argumentação/senso critico; d) a seletividade de informação; e) a criatividade/originalidade; f) a utilização adequada da Língua Portuguesa. 
Resposta: nota 20 As desigualdades e racismo ainda continuam mesmo a humanidade tendo evoluído existe muitas pessoas que tem preconceito seja pelo negro ou pelo homossexual os com mulheres por ocuparem cargos elevados. Temos que tirar de nossas cabeça esse pensamento retrogrado e saber que somos indivíduos e diferentes mas todos somos humanos indiferente da cor do sexo do credo isso são apenas subjetividades dos seres humanos. 
 O mundo seria melhor se não tivesse esses preconceito que tem ate hoje cada pessoa tem o direto de correr a trás do que quer para si independente de qualquer coisa. A é injusto uma pessoa uma pessoa que faz o mesmo serviço da outra ganhar mesmo por que sua cor é diferente ou ou seu sexo é diferente temos que ter em mente a igualdade e que nao somos melhores que os outros. 
7)Qual é a base da desigualdade social para Karl Marx? 
Gabarito:A resposta correta deve abordar que a base da des igualdade social para Marx é a detençao por alguns da propriedade Dos meios de produção, enquanto outros são desprovidos de sua posse. Ver livrobase:“A concepção dicotômica v ê a exploração econômica como o principal fator de desigualdade. Nesta perspectiva, os indivíduos que detêm os meiosde Produção os burgueses têm acesso privilegiado aos bens sociais, em detrimento daqueles que não detêm os tais meios os operários”(p.17).
8)Qual é a ligação entre preconceito e discriminação?
Preconceito é um juízo de valor antecipado. E discriminação é uma atitude de tratar diferente ou negar algo a alguém com base em um preconceito. Enquanto o preconceito acontece no plano das ideias , a discriminação acontece no planoda ação(p.147e148 do livrobase).
9) Diferencie sociedade abertas e fechadas do ponto de vista da mobilidade social:
Gabarito: Ver livro-base: “Numa sociedade aberta, existem desigualdades sociais, mas as pessoas e grupos têm a possibilidade de ascender a um a classe social m ais elevada. Ao contrário, em um a sociedade fechada, não há possibilidade de ascensão social” (p. 35)
10)
11) O que foi o apertheid?
Sis tema de discriminaçao segregacionista vigente na África do Sul em boa parte dos séculoXX em que negros eram tratados de maneira inferiorizada pelo Estado(p.149 do livro base).
12)Qual a principal contribuição de Simone de Beauvoir para os estudos de gênero?Nota: 20.0
Resposta:
Estabeleceu que a desigualdade entre homens e mulheres não
 pode ser pensada como algo que nasce com os indivíduos e
ainda, é autora da famosa frase “A gente não nasce mulher, torna se mulher”, que dá adimensão da construção social do gênero (Verp.48).
Questão 8/10
“É também desse período (primeira metade do séc.XX) a movimentação em torno do direito à regulação da fecundidade como um assunto de ordem política, constituindose, assim, em um novo campo de enfrentamento no processo histórico deconstruçãodacidadania.”
ÁVILA,M.B.Modernidadeecidadaniareprodutiva.EstudosFeministas,v.1,n.2,1993.
Dopontodevistadosestudossobrefeminismoedaconstruçãodeumacidadaniaplenaàsmulheres,analiseas
frasesaseguirsobrereprodução/contracepção:
CArendadaspessoaséumfatorimportantenosucessoouinsucessodastécnicasreprodutivasno Brasil. P.75
Cadern o s Pagu ,  n.  12,  p.  157163,  2015.  p.  1.

Outros materiais