Buscar

Economia: Necessidades Humanas, Curva de Possibilidades de Produção, Teoria do Consumidor e Elasticidade-Preço da Demanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO 04 – ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04
VALOR = 5.00
QUESTÃO 01: CONFORME ABORDADO NO CONTEÚDO DA AULA 01, AS NECESSIDADES HUMANAS SÃO ILIMITADAS. A PARTIR DESTE FATO, ESTA QUESTÃO PEDE QUE VOCÊ CITE E EXPLIQUE PELO MENOS DOIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA QUE AS NECESSIDADES HUMANAS SEJAM ILIMITADAS. (VALOR = 1.00)
Podemos observar que as necessidades humanas são ilimitadas como descrito na pergunta, uma das necessidades que está cada dia mais nos tornando ilimitados é a tecnologia, que devido ao seu avanço faz com que a cada dia que se passa o ser humano tenha uma infinita busca por satisfação e muitas vezes se torna necessário esta busca pra a tender demandas do dia a dia, como exemplo no trabalho e nomeio social.
Outro fator que está nos obrigando a buscar formas ilimitadas de suprimos nossa necessidade é o crescimento populacional, que a cada dia torna necessário que buscamos nos adaptar a conviver cada dia com menos recursos e ao mesmo tempo buscar recursos para suprir esta demanda.
QUESTÃO 02: Analise a curva de possibilidades de produção abaixo. Veja que, de acordo com esta curva, o país hipotético produz apenas dois bens: alimentos (cuja quantidade produzida está representada no eixo vertical) e máquinas (cuja quantidade produzida está representada no eixo horizontal). Com base nestas informações, RESPONDA: (VALOR = 2.00)
Qual é a quantidade que o país em questão produzirá se operar no ponto E?
70 toneladas de Alimentos
0 milhares de Maquinas
Qual é a quantidade que o país em questão produzirá se operar no ponto C?
48 Toneladas de Alimentos
15 Milhares de Maquinas
Qual é a quantidade que o país em questão produzirá se operar no ponto B?
30 Toneladas de Alimentos
20 Milhares de Maquinas
Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto C e passar a produzir no ponto B?
Deixou de produzir 18 toneladas de Alimentos
Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto F e passar a produzir no ponto B?
Não houve custo de oportunidade, o custo de oportunidade é ZERO
QUESTÃO 03: COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO NA TEORIA DO CONSUMIDOR, PEDE-SE: 
QUAL É O PROBLEMA DO CONSUMIDOR. OU SEJA QUAL É O SEU PRINCIPAL OBJETIVO DO CONSUMIDOR E O QUE, MUITAS VEZES O IMPEDE DE ATINGIR ESSE OBJETIVO? (VALOR = 0.50)
As necessidades humanas são ilimitadas, onde o objetivo do consumidor seja constantemente de consumo mais e mais, desta forma se adequa a uma vida confortável e melhor e satisfazendo suas necessidades, mais cada dia se deparam com um entrave financeiro que muitas vezes impede de atingir os seus desejos, fazendo com que se adaptem mediante ao seu ganho mensal ou anual para conseguir continuar constantemente sua busca por satisfação.
QUESTÃO 04: Sobre elasticidade preço da demanda, responda:
COMO É A ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA DE GAS DE COZINHA. (VALOR = 0.25)
EXPLIQUE. (0.75)
A demanda de gás de cozinha é inelática em relação à variação do preço, pois se trata de um bem essencial e que não possui substitutos próximos.
Por isso, se o preço do gás de cozinha aumentar, tudo mais mantido constate, a quantidade demanda de gás de cozinha irá diminuir, porém muito pouco devido a sua essencialidade e a dificuldade de se encontrar substitutos.
Da mesma forma, se o preço do gás de cozinha subir, tudo mais mantido constante, sua demanda irá aumentar, mas aumentará pouco, pois as pessoas não estocarão gás de cozinha em suas residências e também não disperdiçarão tal produto, pois não faz sentido.
QUESTÃO 04: QUAIS SÃO OS FATORES QUE AFETAM A QUANTIDADE OFERTADA DE DETERMINADO BEM? (VALOR = 0.50)
Os custos de produção, o preço dos fatores de produção, o preço dos bens correlacionados na produção, as condições climáticas e o nível tecnológico e examina-se a quantidade ofertada de um produto em relação ao seu preço.
Existem também fatores que deslocam a curva de oferta para direita ou para esquerda, podendos citar como exemplo o aperfeiçoamento das técnicas de produção com o desenvolvimento de uma nova tecnologia, o que irá causar um crescente na oferta, mantendo os preços constante, deslocando a curva para direita, o se acaso acontecer ao contrário a curva deslocará em negativo, ou seja, para esquerda.

Outros materiais