Buscar

Gestão de risco no controle da Brucelose com RB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de risco no controle da Brucelose com RB-51
Palestrante : Emerson Botelho
 
 A brucelose é uma doença infecto contagiosa que afeta a maioria dos animais inclusive o ser humano, o seu grande e a contaminação do ser humano principalmente pelo consumo de leite. A brucelose é uma doença causada por uma batcteria do gênero brucela.
 A doença gera um grande impacto econômico se for pensar na produção do pecuarista,pois ela gera abortos no rebanho tanto no inicio quanto no final da gestão tanto em gado leiteiro quanto em gado de corte.
 Em qualquer propriedade e necessário o comprovante de vacinação do rebanho, para que o proprietário possa emitir seu GTA (guia de transito animal).
 Desde de 2001 o Ministério da Agricultura instituiu um programa nacional para controle e erradicação da brucelose onde os veterinários devem ser cadastrados nos lotes de defesa de cada estado. No final de 2016 houve algumas alterações\adaptações nesse programa: a vacinação se torna obrigatória para bezerras ovinas e bubalinas de 3 a 8 meses com a B-19 mas o produtor pode substitui-la pela B-51 em bezerras bovinas outra adapataçao e que devido a área geográfica onde há muitas enchentes e consequentemente complicando a junção do rebanho e o prazo de vacinação de 3 a 8 meses for ultrapassado a B-51 se torna obrigatória pois ela não depende de uma idade certa para ser aplicada no animal, portanto também tem que ter o comprovante de vacinação anual. Todos os animais que forem vacinados contra a brucelose tem que ser identificados com uma marcação de ferro ardente na face da bezerra com o digito do ano em que ela foi vacinada com a B-19 e quando for vacinada com a B-51 apenas com o V. Os animais adultos podem ser vacinados com a B-51 desde que seja do interesse do produtor ou do veterinário.
 O diagnostico da brucelose é através do teste de aglutinação que é feito em femeas com a idade superior a 24 meses vacinadas com a B-19 e com a B-51º teste pode ser executado em qualquer momento a partir dos 8 meses. A amostra deve ser colhida por um veterinário credenciado pelo programa, animais com qualquer tipo de aglutinação ou reagente tem que ser marcado para que após 30 dias refazer o teste e caso ocorrer aglutinação o animal deve ser abatido.
 A brucelose é endêmica no Brasil, e nos temos que trabalhar para fazer o controle da brucelose, os estados de MT e o estado com maior numero de animais com brucelose e em SC é considerado o estado com o menor índice de animais contaminados com a brucelose.
 Portanto vale ressaltar que que a Brucelose é uma doença endêmica no Brasil e que com a vacinação regularizada pela maioria dos produtores brasileiros estaremos cada vez mais próxima a possibilidade de erradicar a brucelose no Brasil pos conforme o aumento da vacinação, maior o controle da doença no Brasil.
Aluna : Julia Luisa Bastos Angritharakis

Outros materiais