Buscar

6 Roteiro do Projeto de Intervenção versão final

Prévia do material em texto

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Neste item o(a) discente deve apresentar a instituição. É necessário dizer se ela é pública ou privada, qual a sua finalidade, como se organiza, que recursos ela usa na sua manutenção, o perfil dos usuários e quais os serviços prestados à população; e por fim apresentar como o projeto de intervenção está estruturado.
JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO
Já neste tópico o(a) discente deve explicar porque escolheu o tema do projeto de intervenção. Explicar ao leitor que se trata de um projeto a ser implantado no seu campo de estágio. Destacar que se trata de uma proposta acerca de um projeto em andamento ou de um projeto novo.
É importante considerar que a justificativa é o momento de apresentar os argumentos que convençam da necessidade e importância da proposta, deve-se acionar argumentos e dados demonstrando que ao desenvolver o projeto haverá retorno para a instituição, para o Serviço Social e para os usuários. Escrever um texto respondendo as questões abaixo pode ajudar:
Qual a relevância da proposta?
Quais as razões que levaram a construção dessa proposta?
Qual a importância desta proposta para a instituição?
Qual a importância desta proposta para o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social?
Que situações esta proposta pode abranger e contribuir para solucionar?
A proposta se relaciona com quais indicações e orientações da política social executada?
Na problematização deve-se relacionar o objeto de intervenção as transformações sócio-históricas da sociedade contemporânea, quais manifestações da “questão social” atravessam o projeto. Para tanto se deve recorrer às referencias teóricas que subsidiam a leitura do(a) discente sobre o objeto.
OBJETIVOS
3.1 – Objetivos Geral 
3.2 – Objetivos Específicos 
Aqui o(a) aluno(a) deve indicar o que se espera alcançar com a proposta. Os objetivos indicam quais os resultados esperados do projeto de intervenção. Eles devem ser claros e viáveis. Além disso, o(a) discente precisa considerar a relação entre os interesses e necessidades do público alvo e os objetivos institucionais. Ou seja, quais objetivos pretende alcançar com o Projeto em relação aos interesses da instituição, do Serviço Social e dos usuários. A forma mais usual de redação dos objetivos é a utilização do verbo no infinitivo.
PÚBLICO-ALVO
Neste item o(a) discente deve dizer a quem se destina o projeto de intervenção, tendo a compreensão que pode haver um público-alvo direto e outro indireto.
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
Já neste momento deve apresentar um plano de ação que destaque as atividades necessárias, quando e por quem devem ser executadas. Um texto claro e direto que descreva o percurso que deverá ser percorrido para realizar os objetivos: o interlocutor a que se dirige a ação; o procedimento adotado para viabilizar a ação; o conteúdo a ser dado à ação; o sujeito responsável pela execução; e a periodicidade da ação.
METAS
As metas referem-se à periodização temporal (metas a curto, médio e longo prazo) dos objetivos.Aqui o(a) aluno(a) deve elencar quais sãos os resultados que se espera alcançar com o Projeto de Intervenção, ou seja, aonde se quer chegar. 
RECURSOS
Neste item é necessário expor estimativas dos recursos que se farão necessários para a execução do Projeto de Intervenção. Esses recursos deverão ser elencados ponto a ponto e quantificados. Separar por: Recurso Financeiro; Recurso Material; e Recurso Humanos.
AVALIAÇÃO
Já neste item o(a) aluno(a) deverá explicitar qual será a forma de avaliação do projeto proposto. Ou seja, como fará para avaliar se o projeto obteve êxito ou não e em que momento isso irá acontecer, se será durante a aplicação do Projeto ou ao final, qual o mecanismo que será utilizado para medir de forma qualitativa e/ou quantitativa tal projeto. Ações para avaliar a implantação do projeto devem ser pensadas (questionários, número de usuários beneficiados, etc.). Os resultados do processo avaliativo servirão para aferir se o objetivo foi alcançado e podem servir para formulação de propostas de continuidade. Identificar possíveis dificuldades para a implantação do projeto.
9. CRONOGRAMA
O Cronograma diz respeito à linha do tempo do projeto que mostra quando cada atividade ou tarefa deve acontecer ao longo do desenvolvimento do projeto.
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS
O(A) deve listar, de acordo com as normas da ABNT, apenas as referências citadas no relatório.
11. ANEXOS
Data ____/____/____
Assinatura do(a) estagiário(a) __________________________________________________________
Supervisor(a) de campo (ass. e carimbo com o nº do CRESS):________________________________________ 
Supervisor(a) acadêmico(a) (ass. e carimbo com o nº do CRESS):_____________________________________

Outros materiais