Buscar

UNIDADE IV RENDAS CAPITALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE IV – RENDAS - 
Renda imediata – capitalização composta
Ao se realizar um investimento tem-se a expectativa de que esse dinheiro depositado obtenha bons rendimentos. As formas de aplicar um dinheiro são a mais variadas, atendendo as necessidades de cada pessoa. 
Uma boa alternativa de aplicação simples e segura é a caderneta de poupança, porém as taxas de juros utilizadas na poupança são baixas. Caso queira investir quantias mensais por um determinado tempo, a melhor opção a ser utilizada é a capitalização composta. 
Nessa modalidade, a pessoa investe um valor fixo mensal que é aplicado a uma taxa de juros especificada no ato da adesão. Ao final do prazo estipulado a pessoa retira todo o dinheiro investido acrescido dos juros. 
Grande parte das pessoas não conhece os tipos de investimento existentes, mas o principal é conhecer o processo de capitalização mensal do dinheiro, as instituições fornecem somente o montante total. 
M = C*(1 + i)^n
No caso de aplicações por longos períodos utilizamos uma expressão capaz de capitalizar os depósitos periódicos. 
Exercícios
Uma pessoa deposita em um banco, no fim de cada mês, durante 8 meses a quantia de R$ 100,00. Calcule o montante da renda, sabendo que esse banco paga juros compostos de 2% ao mês, capitalizados mensalmente. 
Renda - Financiamento
A Matemática Financeira está presente em diversas situações do dia a dia, abrangendo investimentos e financiamentos de bens de consumo.
Os financiamentos são usados por pessoas que querem adquirir uma moradia própria, dinheiro, carros novos e usados, entre outros. Sempre que financiamos um valor, pagamos juros que são contabilizados nas prestações estabelecidas. As taxas de juros cobradas variam de acordo com cada instituição financeira.
A pessoa deve procurar uma instituição financeira a fim de realizar um cadastro, onde irá informar seus dados pessoais e a quantia em dinheiro que precisa. A empresa, ao analisar o cadastro da pessoa, decidirá pela sua aprovação ou não. Caso seja aprovado o crédito, a instituição realiza um cálculo do valor das prestações mensais para a quitação da dívida durante o tempo determinado. Nessas prestações paga-se o valor emprestado acrescido dos juros.
Mas como é calculado o valor das prestações?
Através de uma fórmula, pode-se demonstrar o cálculo a ser feito em um financiamento. Para desenvolver a expressão é preciso usar uma calculadora científica.
Fórmula do cálculo do coeficiente de financiamento:
 Valor das prestações = CF * C
Essa fórmula permite calcular o valor da prestação do empréstimo de acordo com a taxa de jutos (i) e o período (n).
Exercícios:
Suponha que uma pessoa queira financiar um carro no valor de R$ 10.000,00, financiado à taxa de 1,5% a.m. durante 12 meses. Qual o valor mensal da prestação?

Outros materiais