Buscar

Pós teste respostas. (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós teste – AULA 3
Fazer um resumo com os principais protozoários trabalhados em aula, com as seguintes informações:
•Ciclo biológico
•Patologia, manifestações clínicas
•Profilaxia
AMEBÍASE
CICLO BIOLÓGICO: São ingerido cistos, após vem o desencistamento no intestino delgado. Os trofozoítos migram para o intestino grosso onde invadem e ficam aderidos na mucosa, alimentando-se então de detritos de bactérias. Podem se desprender das paredes do intestino, encistar-se e serem eliminados nas fezes. É um parasita hospedeiro. 
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: Colite não disentérica: vai de uma a duas semanas de fezes aquosas agregadas ao muco ou sangue, o indivíduo tem bastante dor abdominal. Colite Crônica: diarreia sanguinolenta com anos de duração. Colite Fulminante ou Disenteria: diarreia sanguinolenta, febre, dor abdominal e existe uma rara complicação que tem 50% de chance de levar ao óbito. 
PROFILAXIA: Educação sanitária, essencial ter saneamento básico, água de qualidade, lavar frutas e verduras que podem ser consumidas cruas, participação ativa e efetiva da educação sanitária e ambiental na comunidade. Realizar exames de fezes periódicos de manipuladores de alimentos e tratamento dos positivos. 
MALÁRIA
CICLO BIOLÓGICO: É dividido em duas fases, sendo elas: 
Fase pré- eritrocítica: Esporozoítos invadem os hepatócitos 30 minutos após infecção, formam esquizontes dentro dos vacúolos parasitóforos do hepatócitos, ocorre reprodução assexuada com formação de merozoítas que são liberados para o sangue
Fase eritrocítica: Ocorre reprodução por esquizogonia e formação de novos merozoítos que invadirão novas hemácias, depois de algumas gerações de merozoítos sanguíneos ocorre a diferenciação em estágios sexuados chamados de gametócitos que não se dividem mais, os gametócitos representam a forma infectante do vetor onde desenvolverão a reprodução sexuada e formação dos esporozoítos infectantes para o homem. O ciclo sanguíneo se repete diversas vezes. 
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: Apenas o ciclo eritrocítico é responsável pelas manifestações clínicas.Destruição de eritrócitos; Toxicidade das citocinas inflamatórias; Liberação de parasitas e seus metabólitos. 
PROFIOLAXIA: Detecção e tratamento precoce dos infectados; Medidas de proteção individual e coletiva; Telagem de janelas e portas; Inseticidas de ação residual; Impregnação de mosquiteiros com inseticida; Desenvolvimento de novos fármacos; Treinamento de Recursos Humanos; Estruturação do sistema de saúde; Desenvolvimento de Vacina.
FILO APICOMPLEXA: TOXOPLASMA GONDII
CICLO BIOLÓGICO: Ocorre em 2 fases, sendo elas: 
Fase assexuada (hospedeiro intermediário): linfonodos e tecidos de vários mamíferos, tendo como hospedeiros definitivos os felídeos.
 Fase sexuada (hospedeiro definitivo): epitélio intestinal gatos jovens não imunes. Um hospedeiro suscetível se contamina ingerindo oocistos maduros, taquízoítos eliminados no leite ou bradizoítos na carne crua.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: 
- TOXOPLASMOSE PÓS-NATAL
Dependendo da virulência da cepa, do estado imunológico da pessoa, ela pode apresentar casos benignos ou assintomáticos até casos de morte. Entre estes dois extremos podemos encontrar: Ganglionar ou febril aguda: é a forma mais freqüente; 
Ocular: retinocoroidite é a lesão mais freqüente;
 Cutânes ou exantemática: Lesões generalizadas na pele. Rara. Evolução rápida e fatal; Cerebroespinhal ou meningoencefálica: Rara em indivíduos imunocompetentes e que podem provocar cefaléia, febre, paralisia, confusão mental, convulsões, coma e morte. 
Generalizada: Rara. Evolução mortal até em imunocompetentes.
PROFILAXIA: Não se alimentar de carnes e leites mal cozidos de qualquer animal, manter os animais felinos de dentro de casa com carne bem cozida ou ração de boa qualidade, queimar as fezes do animal, controlar a população de gatos da rua, fazer exames de pré natal e acompanhamento de todas gestantes, tratamento com espiramicina das gestantes em fase aguda, tampar caixas de areias, higienização e saneamento básico.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes