Buscar

Fichamento de Metrologia

Prévia do material em texto

Fichamento de Conteúdo
Aluno: Matheus Brandão Teixeira 
Matricula: 201521143 Turma: 32C
Tipo: Artigo
Título: Metrologia química: nova fronteira na área de alimentos e bebidas.
Tema:Metrologia no mercado alimentício.
Referência bibliográfica:CANTARINO, Carolina. Inovação Uniemp v.2 n.4 Campinas set./out. 2006 Disponível em: <http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942006000400011&lng=pt&nrm=is>.Acesso em: 10 de abril de 2018.
Palavras chave: metrologia química; produtos alimentares; padrão de qualidade internacional, exportação de alimentos; normas da cachaça.
Desenvolvimento:Trata-se de um artigo informativo, em que o autor destaca a importância que a metrologia vem ganhando quando falamos de exportação/importação. O aumento de vendas para o exterior está diretamente ligado a metrologia estabelecida sobre os produtos, ou seja, para um aumento das vendas, é necessário que atenda os padrões internacionais de forma rígida, pois a disputa é grande. O autor destaca também o avanço que se tem tido na área da metrologia química, que tempos atrás era importado pelo Brasil, solução de etanol em água em que não se tinha confiabilidade nenhuma, porém, agora, com a produção de um instrumento de medição produzido pelo Inmetro, é possível garantir a qualidade na medição. A cachaça é outro produto produzido em grande escala no Brasil, e é um dos produtos que se tem grande preocupação em aplicar-se uma metrologia adequada. Apenas 1% de toda a cachaça produzida é exportada, ou seja, um número muito baixo. A tendência é coloca-la dentro dos padrões internacionais para que então aumente a exportação.
Local em que se encontra a obra: Arquivo de PDF Disponível em: <http://inovacao.scielo.br/pdf/inov/v2n4/a11v02n4.pdf>

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes