Buscar

DESAFIO COLABORATIVO I.FAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Maurilea Marques do NascimentoDesafio Colaborativo
Prezado(a) estudante, sabendo que o farmacêutico é o profissional de saúde que trata dos assuntos relacionados aos medicamentos, pesquise sobre os problemas relacionados nas áreas da indústria e da farmácia sem manipulação. Em seguida, enumere pelo menos duas orientações que o farmacêutico pode fazer para o paciente.
Acredito que você ou alguém da sua família já dever ter recebido alguma orientação de um farmacêutico, diante disso, comente qual a importância do contato do farmacêutico com o paciente.
Caro(a) aluno(a), compartilhe seus conhecimentos em nosso fórum avaliativo e não esqueça de interagir com seus colegas!
Matrícula: 01260008
Curso: FarmáciaParte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Segundo o que elenca o sítio eletrônico do CRF-SP, as atribuições do farmacêutico, responsável técnico pelo estabelecimento, em farmácias e drogarias, podem ser divididas em “não clínicas” (voltada ao produto) e “clínicas” (voltadas ao paciente).
São atribuições Não Clínicas:
supervisionar e orientar o processo de compra de medicamentos e demais produtos da farmácia ou drogaria.
estabelecer critérios para suprir a demanda de medicamentos com qualidade, quantidade e menor custo, de forma que não haja sobra, nem falta de medicamentos no estabelecimento.
documentar e implementar critérios para a qualificação de fornecedores, verificar sua procedência, se são idôneos ou não.
Proceder fracionamento de medicamentos;
supervisão da manipulação das fórmulas magistrais e oficiais.
pode permitir a troca do medicamento de referência pelo medicamento genérico correspondente e vice-versa.
antes de entregar o medicamento ao paciente, deve conferir se foi separado o produto correto, verificar se as características físicas do medicamento estão mantidas e se o prazo de validade atenderá ao tratamento completo, além de verificar as condições de estabilidade.
elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas de Dispensação da farmácia ou drogaria, revisá-lo periodicamente e supervisionar o seu cumprimento.
elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de saúde, determinado pela Resolução do CONAMA 358/05
realizar e/ou supervisionar os treinamentos iniciais e de atualização dos funcionários da farmácia ou drogaria 
conhecer todos os documentos necessários para o funcionamento regular da farmácia ou drogaria.
escrituração de medicamentos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC, sistema de controle do estoque de medicamentos, cadastro de fornecedores, entre outras atividades.
São FUNÇÕES CLÍNICAS do Farmacêutico:
avaliar todas as prescrições antes de serem aviadas.
orientar o paciente sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos.
pode realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica.
estabelecer os critérios para a seleção dos pacientes que terão os perfis farmacoterapêuticos elaborados e a terapêutica farmacológica devidamente acompanhada, com base em critérios como: tipo de enfermidade, característica e quantidade de medicamentos utilizados.
identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados e informar aos órgãos reguladores do Sistema de Saúde.
prestar os serviços de inaloterapia e aplicação de injetáveis em farmácias e drogarias devidamente autorizadas.
Aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos nos pacientes;
orientar o cidadão sobre questões relacionadas à saúde, 
Além destas funções, o Farmacêutico pode atuar em áreas como:
Minha bebê sofrendo com cólicas, a pediatra receitou luftal baby, no entanto, identifiquei após 4 dias de uso, que o mesmo não resolvia o problema. A Farmacêutica que atende minha família realizou o atendimento clínico e prescreveu o uso do fármaco colykids que acabou com as cólicas. Fui orientada da dose, horário para uso, sobre reações adversas, período de duração do tratamento e data para retorno. 
Em janeiro, devido a uma infecção bacteriana na garganta, um médico receitou azitromicina por 5 dias, o que não resolveu. Já a farmacêutica prescreveu uso de uma quinolona e predzim, por 10 dias, o que me pôs recuperada em 3 dias, porém, cumpri o tratamento completo.
Entendemos que é de suma importância um atendimento com um farmacêutico pois não há profissional melhor quanto ao entendimento dos fármacos e para orientar sobre: qual medicamento utilizar para determinadas doenças, a dosagem correta, o tempo de tratamento, as interações medicamentosas, as reações adversas e o cuidado com as mesmas. Tais informações que sempre escapam aos médicos, estão disponíveis e acertadas com os Farmacêuticos. Por isso, adotamos uma Farmacêutica para atendimentos clínicos a nossa família há mais de 10 anos.
REFERÊNCIAS: http://portal.crfsp.org.br/sobre-o-crf-sp/areas-de-atuacao.html
http://videbula.far.br/funcoes-de-um-farmaceutico

Outros materiais