Buscar

AVALIANDO 6 WORD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CCJ0012_A6_201608083225
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: JOSE DE SOUZA FILHO
	Matrícula: 201608083225
	Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		As principais represas do sistema Cantareira, Jaguari e Jacareí, em São Paulo, têm a menor taxa de cobertura florestal em suas bacias de captação. A represa do sistema Cantareira, tem apenas 21,5% com cobertura de matas. Essa é uma área de mananciais, que precisa de florestas para garantir a infiltração da água até os lençóis freáticos. Não há, porém, um programa de larga escala para restaurar parte da mata que foi derrubada - começando pelos 60% de áreas que, por lei, são de preservação permanente e foram devastadas. Um dos maiores danos ambientais do presente e que compromete o futuro do Planeta, indubitavelmente, é a destruição das florestas. Ao estudarmos sobre a proteção legal de nossas Florestas identificamos diversas diretrizes e, dentre elas, a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012 que dispõe sobre:
		
	
	
	
	
	A Gestão de Florestas Públicas, institui o Serviço Florestal Brasileiro - SFB que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal - FNDF.
	
	
	A utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.
	
	
	Os Sistemas de fiscalização sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente, no Código Florestal.
	
	
	A Proteção da Vegetação Nativa, no Código Florestal.
	
	
	O Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.
	
	
		2.
		(CESPE - 2011 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) Acerca da engenharia genética e de sua relação com o ambiente, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	A comercialização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento só é possível mediante a obtenção de certificado de qualidade em biossegurança, emitido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, atendidas as condições estabelecidas na legislação pertinente.
	
	
	A lei que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam OGM e seus derivados prevê o estabelecimento de sanções administrativas, mas não criminais, contra as ações ou omissões que as violem.
	
	
	Em qualquer hipótese, são vedadas a liberação, a destruição ou o descarte, no ambiente, de OGM ou seus derivados.
	
	
	Estão sujeitos a controle legal a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no ambiente e o descarte de OGM e seus derivados.
	
	
	Atividades e projetos que envolvam OGMs e seus derivados somente podem ser desenvolvidos por pessoas físicas ou entidades de direito público ou privado que se dediquem à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial.
	
	
		3.
		MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONCEITUA ADEQUADAMENTE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR, CRIADO PELA LEI Nº 12.651, DE 2012 (NOVO CÓDIGO FLORESTAL)
		
	
	
	
	
	É A ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSÁVEL POR CRIAR TODAS AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ÂMBITO FEDERAL.
	
	
	É O REGISTRO PARTICULAR FACULTATIVO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES COM O OBJETIVO DE COMBATER O DESMATAMENTO.
	
	
	É ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE BUSCA EXERCER O NECESSÁRIO CONTROLE SOBRE AS ATIVIDADES HUMANAS QUE INTERFEREM NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, BUSCANDO CONCILIAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM O USO DE RECURSOS NATURAIS.
	
	
	É O CONJUNTO DE CONDIÇÕES, LEIS, INFLUÊNCIAS E INFRAESTRUTURA DE ORDEM FÍSICA, QUÍMICA E BIOLÓGICA, QUE PERMITE, ABRIGA E REGE A VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS.
	
	
	É O REGISTRO PÚBLICO ELETRÔNICO DE ÂMBITO NACIONAL, OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS, COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES E POSSES RURAIS, COMPONDO A BASE DE DADOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E ECONÔMICO E COMBATE AO DESMATAMENTO.
	
	
		4.
		A Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, o novo Código Florestal criou o CAR, Cadastro Ambiental Rural, em âmbito nacional. O Decreto nº 8.235, de 5 de maio de 2014 regulamentou o CAR. Qual a finalidade legal do CAR?
		
	
	
	
	
	Integrar as informações ambientais para fiscalizar a atividade ambiental e produtiva agropecuária coletando dados para o controle tributário da produção, além de permitir a cobrança do ITR Imposto Territorial Rural.
	
	
	Integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
	
	
	Integrar as informações ambientais para fiscalizar a atividade ambiental na Amazônia Legal evitando e combatendo o desmatamento, além de restringir o avanço da produção agropecuária e incentivar a atividade extrativa dos seringueiros, em atenção ao princípio do desenvolvimento sustentável.
	
	
	Integrar as informações ambientais para fiscalizar e monitorar a atividade ambiental na Amazônia Legal, objetivando a proteção às áreas indígenas, evitando e combatendo o avanço da fronteira agrícola e permitindo à produção de subsistência da população indígena, observada a proteção à flora e à biodiversidade.
	
	
	Integrar as informações ambientais para controlar e monitorar a atividade ambiental na Amazônia Legal, no Pantanal Mato-Grossense, na Mata Atlântica e no Cerrado, evitando e combatendo o desmatamento e a extração irregular de madeiras de lei, incentivando o reflorestamento e as florestas renováveis, em atenção ao princípio do desenvolvimento sustentável.
	
	
	
		5.
		A unidade de proteção integral e a unidade de uso sustentável são consideradas:
		
	
	
	
	
	Os dois grupos em que estão divididas as categorias de Unidades de Conservação.
	
	
	São áreas de proteção permanente instituídas pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	
	
	São respectivamente Área de Proteção Ambiental e Área de Relevante Interesse Ecológico.
	
	
	Junto com a Estação Ecológica são órgãos criados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
	
	São respectivamente Unidade de Uso Sustentável e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
	
	
		6.
		As categorias de unidades de conservação (UC) estão dividas em dois grupos, sendo que um deles tem como objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Identifique a resposta CORRETA relativa à categoria da unidade de conservação analisada.
		
	
	
	
	
	Proteção Integral como a UC Área de Relevante Interesse Ecológico
	
	
	Uso Sustentável como a UC Reserva Extrativista
	
	
	Uso Sustentável, como a UC Reserva Particular do Patrimônio Natural.
	
	
	Uso Sustentável como a UC Área de Proteção Ambiental
	
	
	Proteção Integral, como a UC Refúgio de Vida Silvestre
	
	
		7.
		Para os efeitos da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que estipula normas de proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, considera-se,: I - enriquecimento ecológico: atividade produtiva, devidamente fundamentada que vise a exploração sustentável da diversidade biológica em áreas de vegetação nativa, sem agredirsubstancialmente o meio ambiente. II - exploração sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. III - pousio: prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo sempre de 01 (um) ano após cada 07 (sete) anos de exploração, para possibilitar a recuperação de sua fertilidade. Escolha a opção adequada:
		
	
	
	
	
	Não estão errados.
	
	
	Estão errados os comentários I, II e III.
	
	
	Estão errados os comentários I e II.
	
	
	Estão errados os comentários I e III.
	
	
	Estão errados os comentários II e III.
	
	
		8.
		Sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	É o órgão responsável pelas áreas de preservação permanente do âmbito estadual e municipal.
	
	
	Este instituto é uma empresa pública estadual que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
	
	
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
	
	
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia brasileira que integra o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
	
	É a fundação federal responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) e da Reserva Legal.

Outros materiais