Buscar

AVALIANDO 8 WORD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CCJ0012_A8_201608083225
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: JOSE DE SOUZA FILHO
	Matrícula: 201608083225
	Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Marque a resposta correta, diante do estudo sobre a responsabilidade administrativa. Toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente consiste em:
	
	
	
	
	
	infração penal ambiental, tornando o infrator passível de sanções penais.
	
	
	infração civil, penal e administrativa ambiental, tornando o infrator passível de sanção civil, penal e administrativa.
	
	
	infração administrativa e penal ambiental, tornando o infrator passível de sanções administrativas e penais
	
	
	infração administrativa ambiental, tornando o infrator passível de sanções administrativas.
	
	
	infração administrativa e civil ambiental, tornando o infrator passível de sanções administrativas e civis
	
	
		2.
		Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabilização.
	
	
	
	
	
	O poluidor, aquele que causa poluição ambiental, ou seja, a alteração adversa das características do meio ambiente, é responsabilizado por agir dolosamente e, consequentemente, obrigado a reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	
	O poluidor terá que indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, por ser considerado responsável por sua ação, mas não necessariamente a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente contra o poluidor.
	
	
	Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceiros afetados.
	
	
	O poluidor, aquele que degrada a qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, causem poluição prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, é obrigado, dependendo ou não da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	
	O poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos, será responsabilizado, com culpa ou sem culpa,
	
	
		3.
		Assinale a opção correta em relação ao dano ambiental.
	
	
	
	
	
	Quanto à extensão, o dano ambiental pode ser patrimonial, quando disser respeito à perda material do bem ambiental, ou extrapatrimonial, quando ofender valores imateriais, reduzindo o bem-estar do indivíduo ou da coletividade ou atingindo o valor intrínseco do bem.
	
	
	A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente é de natureza objetiva, sendo imprescindível, para sua caracterização, o elemento culpa e a comprovação do indiscutível caráter lesivo da atividade desenvolvida pelo agente.
	
	
	Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental também tem natureza exclusivamente difusa, razão pela qual é vedado ao indivíduo, vítima direta de um dano, reivindicar indenização a si próprio.
	
	
	o dano ambiental não pode ser dano material.
	
	
	Dada a irreversibilidade do dano ambiental, a única forma de reparação contra esse tipo de dano, na via judicial, é a indenização pecuniária, a qual deverá resultar em recursos para a minimização dos impactos na área afetada pela atividade lesiva.
	
	
		4.
		A compensação ambiental significa:
	
	
	
	
	
	A reparação do dano ambiental.
	
	
	O pagamento de multa por dano ao meio ambiente.
	
	
	A restauração do bem ambiental lesado.
	
	
	Uma obrigação de fazer, em virtude de danos ambientais de difícil reparação ou reparação impossível.
	
	
	A obrigatoriedade de prestar serviços à comunidade.
	
	
		5.
		(CESPE/2009- PGE/PE - adaptada) No âmbito da responsabilidade civil ambiental, o bem jurídico objeto de proteção é o meio ambiente, como bem de uso comum do povo, indisponível e indivisível, suscetível de ser reparado, independentemente da reparação de danos individuais impostos aos titulares do bem jurídico que sofreu o dano. Marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	A reparação do dano deve ser feita tendo em vista a capacidade econômica do agente poluidor.
	
	
	não cabe responsabilização civil ambiental por obra licenciada regularmente que cause poluição
	
	
	a responsabilidade civil ambiental independe de culpa e, portanto é objetiva
	
	
	a existência de crime ambiental exclui a responsabilidade civil
	
	
	uma empresa multada administrativamente não pode ser obrigada a reparar os danos cometidos
	
	
		6.
		No que concerne à responsabilidade por dano ambiental, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera administrativa e cível.
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera administrativa.
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera criminal.
	
	
	A responsabilidade é administrativa, cível e criminal.
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera cível e administrativa.
	
	
		7.
		Com relação à responsabilidade por danos ambientais, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	
	A natureza objetiva da responsabilidade civil por danos ambientais inspira-se em um postulado de equidade, pois aquele que obtém lucros com uma atividade deve responder por eventuais prejuízos dela resultantes, independentemente de culpa, sendo igualmente irrelevante saber se a atividade danosa é lícita ou ilícita.
	
	
	A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente, por ser de natureza objetiva, exige a caracterização de culpa para efeito de obrigação de reparar os prejuízos causados.
	
	
	A responsabilidade civil em matéria ambiental é de caráter objetivo, prescindindo-se, para sua caracterização, do elemento culpa e do nexo causal entre a conduta e o evento danoso.
	
	
	a responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente é subjetiva.
	
	
	Em razão da necessidade de melhor proteção ao meio ambiente, é objetiva a natureza das responsabilidades penal e administrativa por danos causados a esse bem jurídico.
	
	
		8.
		Os moradores de uma pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro constataram que a frequente mortandade de peixes do rio que cortava a cidade, era ocasionada por substâncias químicas lançadas por uma fábrica de agrotóxicos, que também causava um forte cheiro na região, causando reações alérgicas respiratórias, em crianças e idosos. Marque a alternativa CORRETA quanto à responsabilidade por dano causado ao meio ambiente.
	
	
	
	
	
	Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental tem natureza exclusivamente difusa, razão pela qual é proibido ao indivíduo "vítima direta de um dano" reivindicar indenização a si própria
	
	
	O sistema de proteção jurídica ambiental possui como eixo centralo binômio prevenção/reparação
	
	
	A responsabilização civil por danos causados ao meio ambiente, por ser de natureza objetiva, exige a caracterização da culpa para efeito da obrigação de reparar o dano.
	
	
	Quanto à extensão, o dano ambiental pode ser extrapatrimonial, quando disser respeito à perda material do bem ambiental, ou patrimonial, quando ofender valores imateriais, reduzindo o bem-estar do indivíduo ou da coletividade ou atingindo o valor intrínseco do bem.
	
	
	A empresa responde com responsabilidade subjetiva em relação aos bens ambientais difusos lesados e com responsabilidade subjetiva em relação às pessoas vítimas da contaminação.

Outros materiais