Buscar

exercicios avs

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão 
Estadão - 24/02/2013 22:28 "Torcedor corintiano c onfessa ter disparado sina lizador São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia." A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso de H.A.M. e outros similares somos levados a nos perguntar se é o homem faz a sociedade ou se é a sociedade que faz o homem? Quais das respostas a seguir são coerentes com a visão das ciências sociais: 
I - Na realidade não existe esse abismo entre os indivíduos e a sociedade, ou seja, o homem 
faz a sociedade e a sociedade faz o homem. 
II - Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros. 
III - Na realidade a violência expressa os instintos selvagens do indivíduo humano, que não dependem da sociedade, mas sim de uma herança genética agressiva. 
As respostas II e III são coerentes com a visão das ciências sociais. 
As respostas I e II são coerentes com a visão das ciências sociais. 
As respostas I e III são coerentes com a visão das ciências sociais. 
As respostas I, II e III são coerentes com a visão das ciências sociais. 
As respostas não são coerentes com a visão das ciências sociais. 
2 Questão
As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto. 
O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia. 
O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia. 
O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos 
indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia. 
O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia. 
O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia 
3 questão
FOLHAPRESS/JC – 13/03/2013
Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a 
organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais? 
O da relação indivíduo-sociedade. 
O da objetividade do conhecimento. 
O da relação família-sociedade. 
O do instinto de sobrevivência. 
O da subjetividade do conhecimento. 
4a Questão (Ref.: 201407264559) 
As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais :
Antropologia, Psicologia e Sociologia 
Sociologia, Historia e Antropologia 
Política, História e Antropologia 
Politica, Psicologia Social e História 
Antropologia, Sociologia e Politica 
5a Questão (Ref.: 201407256271) 
O CONJUNTO DE SABERES DENOMINADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS É FORMADO POR TRÊS ÁREAS: SOCIOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA E ANTROPOLOGIA. ESSA ÚLTIMA APROFUNDA OS ESTUDOS SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS DO COMPORTAMENTO DE GRUPOS E COMUNIDADES E, AO ANALISAR A DISCRIMINAÇÃO DE GRUPO EM RELAÇÃO A OUTRO QUE É CONSIDERADO INFERIOR POR DIFERENÇAS EM HÁBITOS, VESTUÁRIO OU POSTURA, ESTÁ UTILIZANDO O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DENOMINADO DE: 
UNIVERSO SOCIOCULTURAL 
DIVERSIDADE CULTURAL 
ALTERIDADE 
RELATIVISMO CULTURAL 
ETNOCENTRISMO 
6a Questão (Ref.: 201407254596) 
"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: 
I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. 
II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. 
III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. 
IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão 
corretas as opções: 
I, III e IV. 
I e III. 
I, II e V. 
1a Questão (Ref.: 201407263192) 
As Ciências Sociais comporta não só diferentes disciplinas, como também a abordagem de três autores fundamentais, Durkheim, Weber e Marx. Deve-se considerar como razão para essa diversidade: 
Todas as afirmativas estão incorretas. 
O fato de que o objeto de estudo das Ciências Sociais é de caráter subjetivo, impedindo uma análise 
objetiva acerca do homem e da sociedade. 
O fato de que as Ciências Sociais não constituem uma ciência, mas antes, um conjunto de doutrinas 
filosóficas que procuram compreender subjetivamente o homem e a sociedade que o cerca. 
O fato de que as Ciências Sociais estão fundadas no livre pensamento, assim como no respeito à 
liberdade intelectual, o que determinou que cada autor assumisse caminhos diferentes, modos diferentes de ver a realidade humana. 
O fato de que autores como Marx, Weber e Durkheim não compreenderam o projeto de ciência social proposto por Augusto Comte que a entendia como física social. 
2a Questão (Ref.: 201407284122) 
Conforme aprendemos no terceiro slide da aula 2, em "Lição de Anatomia", Rembrandt retrata uma aula na qual um cientista, junto ao corpo morto de um homem, ensina aos seus alunos a composição e a forma de um corpo humano. Tal atividade insere-se no campo do que se convencionou chamar de:
"ciências físicas". 
"ciências sociais". 
"ciências naturais". 
"ciências educacionais". 
"ciências biológicas" 
3a Questão 
Analise as afirmativas e escolha uma das opções: 
I- Os fatos sociais são irreproduzíveis em condições controladas e, por isso, quase sempre fazem parte do passado. 
II - Os fatos sociais são eventos a rigor históricos e apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência. 
III - Os fatos sociais alcançam a objetividade científica e podem ser reproduzidos em ambiente controlado. 
Nenhuma das afirmativas está correta 
As afirmativas I e II estão corretas. 
Apenas a afirmativa II está correta. 
Apenas a afirmativa I está correta. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
4a Questão (Ref.: 201407094433) 
Os comportamentos humanos desviantes numa determinada sociedade podem ser considerados normais noutra sociedade. Por conseguinte, esta afirmação é: 
Verdadeira, porque as sociedades possuem cultura como identidade social e, consequentemente, padrão
de comportamento social diferente. 
Falsa, porque a concepção e entendimento de desvio de comportamento social é igual em todas as 
sociedades independente de sua identidade cultural. 
Verdadeira, porque cada sociedade tem diferentes formas de exercer o controle social independente do conceito de desvio social. 
Falsa, porque atualmente os comportamentos desviantes ocorrem em todas as sociedades. 
Falsa, porque as causas referentes ao comportamento social desviante são iguais em qualquer sociedade. 
5a Questão - Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido: 
Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas. 
À forma como cada área trata o seu objeto de estudo. 
À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras. 
Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador. 
A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área. 
6a Questão (Ref.: 201407134554) 
A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se aprofundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 
239-262, jul/set 1993. (com adaptações) As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem. 
I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa. II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos. III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados. IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes. É correto apenas o que se afirma em: 
I e III. 
II e IV. 
III e IV. 
1a Questão 
Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles: 
Racional-legal, tradicional e carismática. 
Racional-legal, afetiva e carismática. 
Racional-legal, tradicional e burocrática. 
Religiosa, tradicional e carismática. 
Racional-legal, tradicional e valorativa. 
2a Questão (Ref.: 201407250908) 
É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a: 
Dominação Carismática 
Dominação Instável 
Dominação Cultural 
Dominação Tradicional 
Dominação Legal 
3a Questão (Ref.: 201407256284) 
EXISTEM LÍDERES QUE PROVOCAM TANTA IDENTIFICAÇÃO EM SEUS LIDERADOS QUE PASSAM A SEREM VISTO COMO DIVINOS. NESSE CASO, SEGUNDO WEBER, ESSE POVO ESTÁ SOB A DOMINAÇÃO: 
CARISMÁTICA 
CONTROLADA 
TRADICIONAL 
RACIONAL; 
legal
John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil: 
Os ricos e acumulação de bens
O trabalho proletário; 
O poder da burguesia; 
O contrato social; 
O poder da nobreza; 
O gráfico acima mostra a evolução da participação de pretos e pardos no ensino superior br asileiro 
entre 1992 e 2011. Observando o gráfico podemos afirmar que: 
o gráfico confirma o "Mito das 3 Raças", pois sempre houve correspondência entre a proporção de pretos e pardos no ensino superior e a sua presença na população brasileira. 
nos anos 2005 e 2006 ocorreu uma estabilização da população preta e parda na população brasileira e, consequentemente, na proporção de pretos e pardos no ensino superior. 
a proporção de pretos e pardos no ensino superior, entre 1992 e 2001, correspondia exatamente à sua presença na população brasileira. 
a proporção de pretos e pardos no ensino superior, entre 2003 e 2011, indica uma redução da 
desigualdade racial na população brasileira. 
o ano de 2011 apresenta o mais alto índice da desigualdade racial e a menor presença de pretos e 
pardos no ensino superior
Manifestações param o Centro do Rio O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 - Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra dos chamados de contratualistas, sendo que um deles destacou claramente o direito à rebelião. Assinale qual foi esse autor: 
Cesare Lombroso 
Charles Darwin 
Augusto Comte 
Thomas Hobbes 
John Locke 
1a Questão (Ref.: 201407257653) 
O ORGANICISMO CONSISTE EM: 
A CRENÇA DE QUE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS DIVERSAS PARTES QUE COMPÕEM A SOCIEDADE É SEMELHANTE À RELAÇÃO QUE GUARDAM ENTRE SI OS ÓRGÃOS DE UM ORGANISMO VIVO. 
A PRIMEIRA CORRENTE TEÓRICA SISTEMATIZADA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO. 
A EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA SOCIAL. 
A APLICAÇÃO DAS IDEIAS EVOLUCIONISTAS ÀS SOCIEDADES. 
A CRENÇA DE QUE OS ORGANISMOS DOS INDIVÍDUOS DETERMINAM SUA CULTURA. 
2a Questão (Ref.: 201407256999) 
O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. Assinale a únca característica abaixo que NÃO PERTENCE ao positivismo comtiano: 
A Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento; 
A classificação e hierarquização das ciências, da mais simples até a mais complexa; 
A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária; 
A defesa da reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas 
principalmente a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial; 
Defendia uma "sociocracia" dirigida por cientistas para a unificação, conformidade e progresso de toda a humanidade. 
3a Questão (Ref.: 201407251173) 
O Positivismo foi uma diretriz filosófica que Augusto Comte desenvolveu na segunda metade do séc. XIX e influenciou o Brasil no lema de um de seus símbolos mais importantes. Estamos falando: 
Do brasão da república; 
Da bandeira do Rio de Janeiro; 
Da bandeira nacional; 
Da bandeira de Brasília; 
Da constituição brasileira. 
4a Questão (Ref.: 201407250983) 
Comte enfatiza a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana. Desta forma ele enfatiza a linha teórica: 
sociológica 
interacionista 
politeísta 
positivista 
animista 
5a Questão (Ref.: 201407586737) 
O século XX foi marcado pela Revolução Industrial e pelo Neocolonialismo, cujas consequências se projetaram para os séculos XX e XXI.
No plano político e econômico o termo Revolução é usado para: Assinale a alternativa correta. 
Expressar um movimento de transformação 
Expressar a Revolução Industrial 
Expressar o capitalismo 
A transição do feudalismo ao capitalismo 
Mostrar a transformação ocorrida entre os séculos XX e XXI 
6a Questão (Ref.: 201407089089) 
O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de: 
Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais. 
Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da hmanidade. 
Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos 
prescritos pelos deuses. 
Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas. 
Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal. 
De acordo com Durkheim, o crime não se observa apenas na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma onde não exista criminalidade. Esta muda de forma, os atas assim qualificados não são os mesmos em toda parte, mas sempre houve homens que se conduziram de maneira a atrair sobre si a repressão penal. A partir desta assertiva de Emile Durkheim, o crime pode ser classificado como: 
Problema social. 
Anomia social. 
Fato social normal. 
Fato social patológico. 
Questão social. 
a Questão (Ref.: 201407272852) 
O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social na sociedade moderna, caracterizada pelo individualismo é o de: 
solidariedade mecânica. 
cooperação social. 
sistema orgânico. 
norma social. 
solidariedade orgânica. 
3a Questão (Ref.: 201407262369) 
Leia o fragmento abaixo e, em seguida, faça o que se pede: Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era definir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os "fatos sociais", e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. (http://www.brasilescola.com/sociologia/durkheim-fato-social.htm) A partir dos estudos 
teóricos realizados sobre o conceito de Fato Social, marque a única opção correta: 
diante da força coercitiva do fato social, não há possibilidade das consciências individuais se 
manifestarem. Portanto, o fato social é processo estático e a imobilidade social é inevitável. 
além da coercitividade, o fato social se caracteriza por permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais 
o fato social possui como única característica a coercitividade social, que consiste em sua capacidade de se impor sobre as consciências individuais. 
apesar da coercitividade do fato social, permanece uma certa margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sujeitando o desvio às sanções respectivas. 
a generalidade do fato social consiste em permitir uma grande margem de liberdade para as 
consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais 
4a Questão (Ref.: 201407247263) 
"São Paulo - Os alagamentos provocados pela chuva na capital geraram protestos em vários pontos da região do Campo Limpo, na zona sul, e também em Itaquera, na zona leste, durante a noite de ontem. Moradores depredaram e colocaram fogo em seis ônibus, informou a São Paulo Transportes (SPTrans). Não houve feridos e ninguém foi detido. Na região de Itaquera, zona leste, o protesto contra as enchentes, que também atingiram a região terminou com mais dois coletivos do Grupo VIP incendiados." (Exame.com ¿ 24/01/14). Segundo Durkheim, há situações em que o indivíduo perde suas referências em razão da quebra de regras, de normas sociais. Assinale a alternativa que evidencia a situação a que Durkheim se refere e presente no texto: 
ideologia. 
consciência coletiva. 
anomia. 
solidariedade social. 
práxis. 
Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p. 45), "todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade." Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa CORRETA: 
Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social. 
A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem. 
A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade. 
Apesar de sua natureza soci
A educação atinge a todos de forma heterogênea por isso promove a individualização 
6a Questão (Ref.: 201407272848) 
O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social na sociedade moderna, caracterizada pelo individualismo é o de: 
cooperação social. 
solidariedade orgânica. 
solidariedade mecânica. 
sistema orgânico. 
norma social 
1a Questão (Ref.: 201407284144) 
Leia o texto abaixo, depois escolha a opção que corresponde ao que está sendo apresentado. 
As discussões realizadas nos fóruns objetivam promover a interação entre tutor e alunos em torno de temas pertinentes às aulas online. Consideramos uma participação de qualidade quando ela se apresenta de forma consistente e bem fundamentada ou uma "provocação" que estimule e motive os colegas a participarem. Essa mensagem faz parte das minhas orientações para vocês logo no começo do curso. Sendo assim, vamos contextualizá-la com a teoria de Weber, que classifica sua conduta, assim como a do tutor e colegas, como: 
ação tradicional 
relação social 
ação social 
tipo ideal 
dominação 
2a Questão (Ref.: 201407033388) 
Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você 
Atua motivado por um hábito fisiológico. 
Atua considerando a pessoa do outro. 
Molda seus atos com o intuito de influenciar os outros. 
Atua por hábito, imitação ou motivado por emoção 
Atua motivado por crença religiosa
3a Questão (Ref.: 201407261190) 
As ruas do Centro do Rio de Janeiro amanheceram cobertas de lixo neste domingo de carnaval, 02/03/14, devido à greve deflagrada por um grupo de garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, reajuste salarial, vale-refeição e pagamento de hora extra. Com isso, as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas e Almirante Barroso, além do Largo da Carioca e da Lapa, ainda estão com montanhas de garrafas, latas, sacos plásticos e restos de comida por conta dos blocos que desfilaram pela região no sábado. Os banheiros químicos instalados na região também estão sujos. Os garis recebem atualmente salários em torno de R$ 900,00 e vales refeições de R$ 12,00 (Publicado no Estadão On-
Line em 02 de março de 2014). A partir da tipologia de classificação das ações sociais, desenvolvida por Max Weber, a greve dos garis no Rio de Janeiro pode ser classificada como uma 
ação social racional com relação a valores. 
ação social carismática. 
ação social racional relacionada a fins. 
ação social afetiva. 
ação social tradicional. 
4a Questão (Ref.: 201407244040) 
Recentemente presenciamos multidões tomarem as ruas das grandes cidades brasileiras reivindicando melhores condições de vida, em especial nas áreas de saúde, educação e transportes. Essas manifestações expressaram uma conduta
humana que visa a atingir resultados previamente pensados pelos seus agentes. Segundo a concepção de Max Weber tal conduta corresponde a uma: 
Ação afetiva 
Acão tradicional 
Ação racional relativa a valores 
Ação carismática 
Ação racional relativa a fins 
Para a sociologia compreensiva de Max Weber, a ação afetiva apresenta-se como: 
I - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos racionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação racional. 
II - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos espirituais. A ação é inspirada em emoções 
imediatas, com motivação religiosa. 
III - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos passionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional. 
IV - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos intelectuais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional. 
Analise as afirmativas acima e marque a opção correta: 
Somente o item II está correto. 
Somente o item I está correto. 
Os itens I e IV estão corretos. 
Os itens II e III estão corretos. 
Somente o item III está correto. 
6a Questão (Ref.: 201407284138) 
Na perspectiva de Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da 
modernidade. Assim, a racionalidade econômica capitalista seria um exemplo de ação: 
patrimonial 
racional relativa a valores 
afetiva 
tradicional 
racional realtiva a fins 
Segundo Karl Marx no capitalismo as relações entre as classes sociais são de: 
antagonismo, cooperação e interdependência 
solidariedade, cooperação e complementaridade 
antagonismo. exploração e complementaridade. 
solidariedade, cooperação e interdependência. 
solidariedade, exploração e interdependência 
Para Marx, no processo produtivo capitalista, a mercadoria representa uma relação determinada de alienação entre os produtores diretos e as classes exploradoras. Marque a alternativa correta. 
A acumulação de capital pelo capitalista independe da exploração dos trabalhadores. 
A cooperação capitalista reduz a progressiva expropriação dos trabalhadores. 
O operário pode conceber intelectualmente o processo produtivo no capitalismo industrial. 
As contradições do capitalismo contribuem para que se forme a classe para si. 
O trabalho realizado é igual ao trabalho pago pelo salário. 
3a Questão (Ref.: 201407601937) 
A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
Práxis 
Anomia 
Ordem social 
Ação social 
Ideologia 
4a Questão (Ref.: 201407590610) 
Um tema corrente na Sociologia, no tocante às relações trabalhistas, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Estamos nos referindo à (adaptado de UNICENTRO 2012): 
Augusto Comte. 
Émile Durkheim. 
Herbert Spencer. 
Max Weber. 
Karl Marx. 
5a Questão (Ref.: 201407027009) 
Leia atentamente o texto abaixo: 
"Os proprietários da simples força de trabalho e os proprietários do capital, cujas respectivas fontes de rendimento são o salário e o lucro, isto é, os trabalhadores assalariados e os capitalistas formam as duas grandes classes da sociedade moderna, baseada no regime capitalista de produção." 
Quem é o autor da afirmativa acima? 
Karl Marx 
Saint Simon 
Max Weber 
Emile Durkheim 
Auguste Comte 
O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social: 
Ordem social 
Anomia 
Ação social 
Práxis 
Alienação 
Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global. M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica. S. Paulo: Boitempo, 2003 (questão adaptada do ENADE 2005 em Ciências Sociais). Assinale a única 
opção correta referente ao assunto do texto acima. 
A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras. 
O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores. 
O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os 
problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira. 
É ilusão pensar que a exclusão social tenha relação com a economia capitalista, pois neste modo de 
produção é garantida a equidade na distribuição de bens materiais. 
O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de 
direitos. 
2a Questão (Ref.: 201407254415) 
"Atualmente, diferentes hábitos culinários têm sido incorporados pelos mais diferentes povos, numa perspectiva de aumentar a diversidade gastronômica e, por outro lado, aumentar a oferta de alimentos a serem comercializados, gerando novos negócios. Em muitas regiões do planeta, os insetos são consumidos habitualmente como manjares deliciosos, e um centro de pesquisa da Tailândia resolveu produzi-los para exportação. São grilos crocantes para serem consumidos como aperitivo, acompanhados de cerveja. Ou ovos de formiga vermelha, para salada, e, como acompanhamento do prato principal, pupas de bicho-da-seda." (Edgar Morin - Jornal A Folha de São Paulo- Mar/2000) Esse movimento tem-se intensificado no mundo, podendo ser identificado como: 
globalização. 
relativismo cultural. 
darwinismo social. 
etnocentrismo. 
alteridade. 
4a Questão (Ref.: 201407260729) 
"Uma revisão d os estudos sobre os processos de globalização mostra -nos que estam os perante um 
fenóm eno multifacetado c om dimensões económ icas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de m odo complexo". Sa ntos, Boaventura d e Souza . Dispo nível em: . Acesso em : 28 fev. 2014. Com base n os seus conhecimentos sobre tema e levando -s e em consideração a citação aci ma, c aracterize a globalização: 
O as pecto cu ltural é a faceta mais r elevante do proce sso globalizante, pois as culturas locais estão 
sendo padronizadas e uniform izadas. 
A produção em es cala glo bal aum entou a taxa de emprego em vários países e troux e a dim inuição da pobreza no m undo como consequência. 
A constr ução dos blocos econômicos implicou em perda de importância dos estados -nação, 
reforçando a prepo nderância da dim ensão política do fenômeno. 
A form ação das redes de informação é a f aceta m ais visível do proces so, po is integra as pessoas em torno de valores e de objetivos com uns. 
É um fenômeno multidimensional, pois im plica em m udanças importantes nas v árias esf eras da vida social (econôm ica, política, cultural, etc .).
5a Questão (Ref.: 201407024611) 
Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida
a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma populção de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam 
alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem. 
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país. 
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana. 
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles. Assinale a opção correta.
Os itens I e III estão corretos. 
Apenas o item I está correto. 
Os itens I e II estão corretos. 
Apenas o item III está correto. 
Os itens II e III estão
Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para: 
A distribuição igualitária de recursos virtuais. 
O fato da Globalização só trazer benefícios; 
A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo; 
O fato da Globalização só trazer riqueza; 
A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo 
Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal: 
Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais. 
Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país. 
Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural. 
Impõe restrições para o exercício da interculturalidade. 
Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural. 
A partir dos anos 1970, ainda que fosse dominante o modelo da família nuclear, surgem versões inéditas de conjugalidade, sendo os indivíduos das camadas médias urbanas os que primeiro buscaram alternativas fora dos padrões institucionalizados. Apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados e o contingente de mulheres optando pela maternidade fora da união formalizada, por exemplo. Estas mudanças da concepção de família, desde então, ganhou mais recentemente um novo capítulo: 
estigma sobre as famílias homoafetivas; 
o enfraquecimento da família homoafetiva; 
a substituição da família nuclear pela família homoafetiva 
o fortalecimento jurídico da família tradicional; 
o reconhecimento social e jurídico da família homoafetiva; 
O BICHO (de Manuel Bandeira): Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem. 
Com base no texto, assinale a única opção correta:
A exclusão social no Brasil é tão intensa e violenta a ponto de levar pessoas a se rebaixarem à condição de "bichos", que, não possuindo alternativas, retiram do lixo sua alimentação. 
A falta de consciência social das camadas mais ricas da população brasileira resulta na falta de medidas assistenciais que possam fornecer alimentos àqueles que não possuem alimentação adequada. 
A exclusão social no Brasil leva cidadãos a condição de "abutres", desenvolvendo atividades 
ecologicamente sustentáveis em relação ao lixo, exercendo um papel não desenvolvido pelas camadas mais ricas da população. 
A situação de miséria na qual se encontram inúmeras pessoas no Brasil é resultado da má utilização de alimentos, que poderiam ser consumidos, se fossem doados a tempo a comunidades carentes. 
A miséria gerada pela má distribuição de renda resulta num consumo excessivo, levando o lixo a ser 
uma fonte de alimento viável àqueles que desejam comer aquilo que não conseguem comprar. 
Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos entre brasileiros. Podemos, portanto, afirmar que a cultura é: 
dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos 
dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da cultura. 
dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras. 
dinâmica porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres. 
dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura. 
Com base na pers pectiva das ciências sociais, anal ise as proposições apresenta das. 
I - A relação entre pess oas do m esmo sexo não é considerada f amília, pois existe o impedim ento da procriação e a falta d e reconhecim ento ofici al (estatal). 
II - Os m ovimentos s ociais (fem inista, por exem plo) tiveram um importante papel para a construção de no vos arranjos e padrões f amiliares. 
III - Estamos diante de novos arranjos de fam ília e gradativam ente existe uma m aior aceitação soci al de modelos que fogem aos padrões trad icionais. 
É correto o que se afirma em: 
todas. 
I e III, apenas. 
II e III, apenas. 
I, apenas. 
II, apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais