Buscar

DISCURSIVA FINAL PESQUISA DE MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final – Discursiva
Pesquisa de Mercado
Prova: 3804191
QUESTÃO:
1-O sistema de informação é uma ferramenta essencial que envolve produção, distribuição e controle sobre o relacionamento dos clientes, mudanças de mercado, fortalecimento da marca e vantagens competitivas. Os consumidores identificam as necessidades quando percebem que um determinado produto está faltando no mercado. A partir disso, forma um ciclo econômico que integra as necessidades, desejos, demandas, produto, valor, satisfação, qualidade, troca, transações e relacionamentos. Partindo desse ciclo econômico, explique a definição de demanda, valor, satisfação e qualidade.
RESPOSTA ESPERADA:
Demanda: os indivíduos têm desejos infinitos, mas recursos restritos. Dessa forma, buscam escolher mercadorias que proporcionam um alto grau de satisfação em troca da remuneração.
Valor: é aquilo que está agregado na mercadoria ou serviço e que é percebido de maneira fácil pelo cliente através da sua perspectiva e satisfação.
Satisfação: está associada à realização e ao prazer das pessoas, basicamente quando ele vai comprar, satisfaz desejos e expectativas.
Qualidade: está vinculada à total satisfação do consumidor, à perfeição nos serviços e produtos, à adequação do uso, à dureza e à forma de manusear.
QUESTÃO:
2-O processo de entrevista para os profissionais de marketing é o momento em que o entrevistador absorve as informações necessárias para conhecer melhor os seus consumidores. Dentre os processos de entrevista, temos a entrevista pessoal, entrevista domiciliar, entrevista por telefone e a entrevista em grupo. Descreva os motivos que levam o entrevistador a fazer uma entrevista domiciliar.
RESPOSTA ESPERADA:
A entrevista domiciliar ocorre quando há uma dificuldade de encontrar a pessoa por contato telefônico, correio, e-mail ou outros tipos de contato. Em outras palavras, já foram feitas todas as tentativas possíveis e não houve sucesso.
QUESTÃO:
3-A pesquisa exploratória permite aproximar o pesquisador do fenômeno a ser pesquisado, sendo, portanto, de grande importância nos estágios iniciais da investigação. Segundo Mattar e Santos (2005), diversas são as finalidades da pesquisa exploratória. Cite quatro objetivos da pesquisa exploratória.
FONTE: MATTAR, Fauze Najib; SANTOS, Dílson Gabriel dos. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. São Paulo: Atlas, 2005.
RESPOSTA ESPERADA:
- Registrar informações relacionadas ao problema.
- Compreender o problema de pesquisa.
- Auxiliar na elaboração do problema de pesquisa.
- Auxiliar no desenvolvimento de hipóteses.
- Auxiliar no desenvolvimento de questões de pesquisa.
- Esclarecer conceitos importantes.
- Planejar o projeto final.

Outros materiais