Buscar

Prova de Religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação disciplina Pessoa e Sociedade
• Módulo I
Nas últimas décadas, o interesse pela figura histórica de Jesus aumenta cada vez mais. Os evangelhos são os principais meios literários para compreender Jesus, que não são biografias no sentido contemporâneo, mas oferecem as coordenadas primordiais, geográficas e históricas para localizá-lo. Jesus era um judeu da Galileia que dimanava de Nazaré, uma aldeia na qual foi criado e recebeu o nome de Jesus de Nazaré pelo qual era conhecido. Sua língua materna era o aramaico, considerando as características regionais.
Desde a sua encarnação Jesus é uma só pessoa de naturezas: divina e humana, considerando que não possui dupla personalidade pois não existe distinção alguma entre a figura humana de Jesus: homem-Jesus e a figura divina de Jesus: Deus-Jesus.
Segundo (João 8.58) a figura divina de Jesus já existia, antes mesmo de encarnar-se com ser humano por meio de Maria e ser filho de artesão.
Em sua existência como ser encarnado, a natureza humana distendia junto com a natureza divina em Jesus Cristo. Neste aspecto, Jesus Cristo é único, pois não há outra pessoa que se equipar ou que se assemelha a ele. Desde os proêmios, a fé cristã considerou como um desvio ímpio, negar que Jesus tivesse vindo “na carne”, como diz S. João. Para os primeiros cristãos era tão importante reconhecer Jesus como Filho de Deus do que confessá-lo vindo na carne e plenamente humano. Inclusive os seguidores de Jesus são chamados de cristãos, pois acreditam que Jesus é o Cristo, sobre quem as escritas da Tanakh (Antigo Testamento) mencionavam.
Jesus teve duas virtudes sagradas: Humanamente divino e Divinamente humano, fazendo assim com que a fé cristã se tornasse firme e consistente no filho escolhido e enviado pelo próprio Deus e na Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Onde o Pai é Deus, o Filho é Jesus Cristo e o Espírito Santo é pessoalmente e totalmente Deus, pois Jesus de Nazaré é chamado de Cristo porque foi ungido pelo Espírito Santos, ou seja, por Deus.
Segundo a bíblia, a figura humana foi criada com base na imagem e semelhança de Deus. Teve sua ressurreição gloriosa após se redimir de seus pecados, e por isso merece muito respeito, por toda a vida e para toda a eternidade. Deus se revelou ao homem por meio de atos de benevolência, fatos e palavras. Revelação esta que se propaga por meio dos antigos testamentos por séculos.

Outros materiais