Buscar

Resenha Construir ecossistemas educativos-Reinventar a escola de Vera Maria Candau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:Mariana Luiza de Oliveira        RA:183759
Texto resenhado:Construir ecossistemas educativos-Reinventar a escola
Autor: Vera Maria Candau
Vera traz como discussão no texto que a educação tem sido cada vez mais como um produto, e que no continente latino-americano ela passa por um momento paradoxal e contraditório, onde os índices de analfabetismo, evasão, repetência e desigualdades de oportunidades educacionais ainda persistem.
Além disso, existe a desvalorização do profissional da educação, o que torna o ensino problemático em nossas escolas. O movimentos de reformas educacionais que atravessam o continente dão importância maior para o currículo e acaba por tirar o foco do educador ou acrescentá-lo em tal reforma.
Para a autora, é necessário construir ecossistemas educativos, ou seja, ampliar e reconhecer diferentes espaços de produção da informação e do conhecimento. A América Latina tem uma riquíssima experiência de criação de práticas educativas a partir da perspectiva da educação não formal e é tempo de resgatar isso para enriquecer a discussão atual sobre educação.
Como dito no texto, a pluralidade de espaços, tempos e linguagens deve ser promovida e a educação não pode ser enquadrada numa lógica unidimensional, e para isso seria importante que as funções educativas ajudassem a formar pessoas capazes de serem sujeitos conscientes de suas opções e ações, e não meros reprodutores. 
A escola tem como consolidação promover a apropriação do conhecimento considerado relevante atualmente, mas nos próximos anos será um espaço de diálogo entre diferentes saberes, promovendo a apropriação do conhecimento e pluralizando os saberes, enfatizando a dinâmica, flexibilidade e a diversificação de interpretações de um mesmo acontecimento para mostrar diferentes pontos de vista, e também realizar debates que contenham opiniões plurais.
Na reinvenção da escola, a cidadania é fundamental, e portanto a educação na América Latina terá de enfrentar no próximo milénio a construção de ecossistemas educativos diversificados para construir uma sociedade onde a justiça, a solidariedade e a felicidade sejam direitos de todos.
Com base na minha escolarização, lembro dessa forma de promover conhecimento sem que tivessemos a possibilidade de sermos críticos, embora relembro de alguns professores que trabalhavam essa parte e por isso se tornaram marcantes em minha tragetória. Vejo de tamanha importância a reconstrução de conhecimentos, em que os alunos não receberão um “manual” de educação considerada relevante. Além de ser trabalhado cada opinião, não se sentirão menosprezados.
Referência
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, p. 11-16.

Outros materiais