Buscar

TESTES I DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TESTES I DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL I
	OAB - 2007
Considerando aspectos relativos à proteção administrativa do meio ambiente, assinale a opção correta.
	1.00
	Respostas
	 
	 A legislação brasileira estabelece, em enumeração taxativa, todos os casos em que a administração pública deve exigir do empreendedor a elaboração de estudo prévio de impacto ambiental, o qual nunca poderá ser dispensado pelo órgão ambiental
	Errada
	 O EIA/RIMA é uma das fases do procedimento de licenciamento ambiental, devendo ser elaborado por equipe técnica multidisciplinar indicada pelo órgão ambiental competente, cabendo ao empreendedor recolher à administração pública o valor correspondente aos seus custos
	Errada
	 São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, entre outros, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos, em áreas públicas ou particulares
	Certa
	 A legislação brasileira estabelece, em rol exemplificativo, os casos em que a administração pública deve solicitar ao empreendedor estudo de impacto ambiental (EIA). A exigência, ou não, do EIA está vinculada ao custo final do empreendimento proposto, de acordo com tabela fixada pela administração pública.
	
	
PETROBRAS - 2009
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, tendo seus fins e mecanismos de formulação e aplicação dispostos na Lei no 6.938/81 e nas suas alterações. Sobre o disposto nesta Lei, afirma-se que:
	1.00
	Respostas
	 
	 O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) tem como órgão consultivo o IBAMA e como órgão superior o CONAMA.
	Errada
	 O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) estão entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
	Errada
	 A servidão ambiental é um dos instrumentos econômicos da Política Nacional do Meio Ambiente, com aplicação às áreas de preservação permanente e de reserva legal.
	Errada
	 Instituiu a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), cujo fato gerador é o exercício regular do poder de polícia conferido ao IBAMA.
	
	PETROBRAS - 2010
Considerando-se a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei no 6.938/81), relacione os itens listados à esquerda de acordo com a classificação apresentada à direita
I - Proteção dos ecossistemas
II - Avaliação de impactos ambientais 
III - Penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação
IV - Estabelecimento de padrões de qualidade ambiental
V - Recuperação de áreas degradadas.
O - Objetivo;
In - Instrumento.
	1.00
	Respostas
	 
	 I - O , II - O , III - In , IV - O , V - In.
	Errada
	 I - O , II - In , III - In , IV - In , V - O.
	Certa
	 I - O , II - In , III - In , IV - O , V - In.
	Errada
	 I - In , II - O , III - In , IV - O , V - In.
	Errada
	
OAB - 2008 
Tendo em vista as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opção correta
	1.00
	Respostas
	 
	 Em face do princípio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas exigidas pela administração.
	Errada
	 O meio ambiente é bem de uso especial, sob domínio do Estado, e sua utilização se dá por interesse da administração.
	Errada
	 Compete à União, aos estados e ao DF legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente e controle da poluição. Aos municípios cabe suplementar a legislação federal e a estadual, no que couber.
	Certa
	 A floresta amazônica brasileira, a mata atlântica e o pantanal mato-grossense são considerados patrimônio nacional. Assim também o são a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendo a utilização de qualquer dessas áreas dar-se na forma da lei.
	
	
OAB - 2009
Quanto à Lei n.º 6.398/1981, que dispõe acerca da PNMA, assinale a opção correta.
	1.00
	Respostas
	 
	 O zoneamento ambiental é considerado instrumento da PNMA.
	Certa
	 O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que tem a atribuição de propor ao Conselho de Governo diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente, é o órgão central do SISNAMA.
	Errada
	 Mediante anuência do órgão ambiental competente, o proprietário rural pode instituir servidão ambiental em áreas de preservação permanente e de reserva legal.
	Errada
	 Entende-se por poluição a degradação da qualidade ambiental resultante apenas de atividades que afetem diretamente de forma desfavorável a biota.
	
	
OAB - 2008
São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente
I. O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental.
II. A avaliação de impacto ambiental e o licenciamento e a revisão de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras.
III. Os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo poder público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas.
Assinale a opção correta.
	1.00
	Respostas
	 
	 Apenas os itens I e II estão certos.
	Errada
	 Apenas os itens I e III estão certos.
	Errada
	 Apenas os itens II e III estão certos.
	Errada
	 Todos os itens estão certos.
	Certa
	
ELETROBRAS - 2008
"É o relatório que reflete todas as conclusões apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental. Deve ser elaborado de forma objetiva e possível de se compreender, ilustrado por mapas, quadros, gráficos, enfim, por todos os recursos de comunicação visual". Este trecho refere-se à (ao):
	1.00
	Respostas
	 
	 Agenda 21.
	Errada
	 Plano de Manejo.
	Errada
	 RIMA.
	Certa
	 EIA.
	Errada
	
OAB - 2007
Relativamente aos princípios gerais do direito ambiental e aS suas formas de materialização, assinale a opção correta.
	1.00
	Respostas
	 
	 De acordo com o princípio da precaução, diante de ameaças de danos sérios e irreversíveis, a falta de certeza científica não pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradação ambiental, podendo a administração pública, com base no poder de polícia, embargar obras ou atividades.
	Certa
	 Consoante o princípio do poluidor-pagador, a definição dos custos de produção de determinada empresa poluidora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrentes de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental.
	Errada
	 Em decorrência do princípio da prevenção, o empreendedor deve apresentar ao poder público estudo prévio de impacto ambiental referente a qualquer atividade que implique a utilização ou transformação de recursos naturais.
	Errada
	 O princípio da função sócio-ambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites apenas ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no que respeita à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito à propriedade urbana.
	
	
ELETROBRAS - 2008
A Lei Nº 6.938 de 31 de Agosto de 1981 dispõe sobre:
	1.00
	Respostas
	 
	 O Código Florestal.
	Errada
	 A Política Nacional do Meio Ambiente.
	Certa
	 O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.
	Errada
	 O Fundo Nacional de Meio Ambiente.
	Errada
	
OAB - 2008
Com relação à disciplina constitucional no âcmbito do meio ambiente, assinale a opção correta.
	1.00
	Respostas
	 
	 A Constituição consagrao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado fora do Título II, que se refere aos direitos e garantias fundamentais
	Certa
	 As usinas que operem com reator nuclear devem ter sua localização definida em lei estadual
	Errada
	 O estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra potencialmente lesiva ao meio ambiente, embora não tenha sido expressamente consagrado na Constituição, tornou-se obrigatório em virtude da jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal (STF).
	Errada
	 Por disposição constitucional, o Atol das Rocas é considerado patrimônio nacional, devendo sua utilização obedecer às condições de preservação do meio ambiente

Outros materiais