Buscar

Lista de Questões Cardiorrespiratória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Valores de normalidade em adulto RN e pediátrico: PA; FC; FR; SaO2 e gasometria arterial.
Adulto
Pa = 120/80 mmhg
Fc = 80 a 100 bpm
FR = 12 a 20 rpm
SaO2 = acima de 90%
Gasometria
PH 7.35 a 7.45
PaO2 80 a 100 mmHg
PcO2 35 a 45 mmHg
HCO3 22 a 26 MEq/L
BE -2 +2
RN e Pediátrico
PA = 75/50 mmHg (0 a 3 meses) 85/65 mmHg (4 a 6 meses) 90/65 mmHg (1 a 3 anos) e 95/60 mmHg ( 4 a 5 anos).
FC = 100 a 180 bpm (prematuro) 80 a 170 bpm (termo)80 a 160 bpm (1 ano) 80 a 120 bpm ( 5 anos).
FR = 40 a 60 rpm (prematuro) 38 a 42 rpm (termo)23 a 24 rpm (1 ano) 18 a 22 rpm (5 anos)
	
Valores limítrofes da PA para iniciar atendimento/interromper 
superior a 90/60 mmHg 
inferior a 180/110 mmHg
Descreva o que é e como se avalia a escala de Glasgow, Ramsay, 
Glasgow
É uma escala que avalianível de consciência de pacientes com trauma craniano grave e, de forma incisiva, mensura a função em pacientes comatosos, dada a dificuldade da definição da extensão da lesão cerebral.A escala compreende três testes: respostas de abertura ocular, fala e capacidade motora, sendo que sua soma apresenta um score mínimo de 3 e máximo de 15 (quanto menor a pontuação, menor o nível de consciência).
Ramsay
É uma tipo de escala subjetiva utilizado para avaliar o grau de sedação em pacientes, visando evitar a sedação insuficiente ou demasiadamente excessiva. . Ela compreende valores que vão de 1 a 6, atribuídos observando as respostas dadas pelo paciente após estímulos e podem ser:
Grau 1: paciente ansioso, agitado;
Grau 2: cooperativo, orientado, tranquilo;
Grau 3: sonolento, atendendo aos comandos;
Grau 4: dormindo, responde rapidamente ao estímulo glabelar ou ao estímulo sonoro vigoroso;
Grau 5: dormindo, responde lentamente ao estímulo glabelar ou ao estímulo sonoro vigoroso;
Grau 6: dormindo, sem resposta.
Descreva 3 manobras de higiene brônquica e 3 de reexpansão pulmonar.
Higiene Brônquica
Drenagem postural: é uma técnica que tem como objetivo o descolamento da secreção pela ação da gravidade através do posicionamento.O posicionamento normalmente utilizado é a inclinação de 45g com o paciente permanecendo nesta posição em torno de 20 minutos. A secreção irá se descolar entre os  pelas ramificações , brônquios , traqueia e vias aéreas superiores é expelida na tosse.
Tapotagem: A tapotagem consiste em percurtir com as mão em conchas as regiões torácicas em que haja secreção, a percussão  transmite  ondas de energia que causam a mobilização do muco e a diminuição de sua aderência.
Vibrocompressão: Consiste na associação das manobras de vibração e de compressão torácica, no sentido anatômicos dos arcos costais, aplicada na fase expiratória, de forma constante, promovendo fluidificação e deslocamento de secreções pulmonares para vias aéreas de maior calibre para quesejam eliminadas pela tosse ou aspiração. A vibração pode ser realizada manualmente ou por meio de aparelho especifico. A vibração manual consiste em movimentos oscilatórios empregados no tórax por meio de contração isométrica da musculatura do antebraço. O fundamento da vibração está vinculado à propriedade do muco de liquefazer-se durante a agitação o qual facilita a expelir a secreção.
Reexpansão pulmonar
Inspiração Fracionada: consiste em realizar inspirações nasais sucessivas e curtas, com uma pausa (apneia) após cada inspiração curta, até atingir a capacidade pulmonar total, e a seguir, uma expiração bucal. 
Inspiração Sustentada Máxima: o paciente é orientado a realizar uma inspiração profunda até a capacidade inspiratória máxima, seguida de uma pausa inspiratória, e em seguida, a expiração bucal.
Pressão negativa:Consistem em comprimir o tórax na expiração e descomprimir de forma abrupta permitindo restaurar a ventilação das unidades alveolares comprometidas. Pressiona-se manualmente a região torácica correspondente à área pulmonar comprometida durante a fase expiratória que deve ser forçada e longa. Em seguida, pede-se ao paciente que realize uma inspiração profunda; nesse momento encontrará uma resistência promovida pelo fisioterapeuta que, no mesmo momento, retira a compressão bruscamente, o que direciona o fluxo ventilatório para a região dependente e promove a expansibilidade da região a ser tratada.
Quais são os músculos responsáveis pela respiração (insp. E exp.)? Quais são os músculos acessórios da respiração?
Inspiração: diafragma e intercostais externos.
Expiração: A expiração em condição de repouso é passiva, pois não utilizamos músculos para a realização deste movimento. Como os pulmões são elásticos, a própria elasticidade do tecido pulmonar se encarrega de retorná-los ao seu volume original após inspiração. Porém durante a expiração forçada é necessário o trabalho muscular dos intercostais internos e músculos abdominais.
Acessórios: ECOM, escalenos (anterior, médio e posterior), peitoral menor e serrátil anterior. 
O que avalia um manovacuometro e ventilometro?
Manovacuometro faz a avaliação da força dos músculos respiratórios, se determina as alterações na musculatura respiratória, permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e a força da musculatura expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva. A mensuração da força dos músculos respiratórios tem inúmeras aplicações, como: diagnosticar insuficiência respiratória por falência muscular; diagnosticar fraqueza, fadiga e/ou falência muscular respiratória; auxiliar na elaboração de protocolos terapêuticos, entre outras funções.
Ventilometro vê os volumes pulmonares	
Para que serve um Shaker, Threshold Pep e IMT, Epap, VNI, Respiron?
Shaker, é um excitador respiratório e incentivador da higiene brônquica. Foi desenvolvido para mobilizar secreções e facilitar a expectoração, proporcionando uma desobstrução dos pulmões sem o uso de medicamentos.
Threshold Pep IMT, O peep proporciona terapia por pressão expiratória positiva (PEP), portanto treina/fortalece musculaturas expiratórias, enquanto o IMT é um serve para treinar/fortalecer os músculos inspiratórios.
Threshold Pep Epap, serve para reduzir secreções, melhorar a capacidade residual funcional e SaT02.
VNI. utilizada para auxilio do desmame da ventilação mecânica invasiva, pois reverte hipoxemia, diminui o trabalho respiratório evita a TOT
Respiron, para fortalecimento de musculatura inspiratória.
Descreva o passo a passo do processo de aspiração de TOT, TQT e VAS.
Antes de iniciar o procedimento deve-se checar leito e nome do paciente, orientar ao próprio ou ao acompanhante sobre o procedimento, observar o padrão respiratório e SatO2 (se disponível) e aumentar a oferta de O2 antes de se iniciar o procedimento ; e todos os tipos de aspiração deve-se utilizar materiais estéreis (como sonda e luvas), utilizar técnicas assépticas para reduzir o nível de infecção.
Portanto é necessário para a aspiração preparar o coletor descartável;abrir a extremidade da sonda e conecta-la à extensão; abrir a extremidade do involucro, sem contamina-la; colocar óculos e máscara e calçar as luvas; com a mão não dominante ligar o aspirador e ajustar a pressão de sucção; com a mão dominante retirar a sonda do involucro sem contamina-la; desconectar a nebulização ou aparelho com a mão não dominante; introduzir a sonda no tudo sem ocluir a válvula, realizando movimentos rotatórios; após a aspiração desconectar e descartar sonda; fazer a limpeza da extensão do aspirador; retirar e descartar luvas, manter umidade do ar e paciente bem acomodado.
Observação: Caso paciente esteja responsivo e apto pode-se solicitar a tosse, afim de superficializar a secreção.
Na TOT lateralizar a cabeça do paciente durante a aspiração pode ser mais eficiente (para lado direito quando for aspirar brônquio esquerdo e lado esquerdo quando for aspirar lado direito).
Deve-se aspirar antes as narinas e somente depois a cavidade oral.

Outros materiais