Buscar

literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2.3 BRASIL X ROMANCE CONTEMPORÂNEO: FACES DO INACABADO
O romance é algo cultural, perpassando épocas e realidades diversas, se fortalecendo com suas diversas maneiras de refazer-se. O romance está ligado ao livro, mesmo com a chegada tão forte da tecnologia, o contato com ele gera uma conivência maior, referentes a uma boa literatura. Para que se possa entender a literatura na contemporaneidade, é necessário entender os anos seguintes de ditadura militar, pois nele aconteceram transições políticas, culturais, avanços tecnológicos, porém tudo isso não foi capaz de conter as desigualdades sociais que muito aumentaram com o sistema capitalista vigente. A mídia muito influenciou esse período, pois trazia para as pessoas informações rápidas. Vale salientar também o aumento do crescimento urbano, interferiu diretamente no país, marcando a passagem de uma sociedade rural para urbana. Várias outras mudanças também foram notáveis para o país. Tudo isso mostra o quão difícil foi essa transição para a população brasileira, que bastante sofre com sua instável economia. Com toda essa globalização, o Brasil vive uma “era digital” muito forte, onde cada vez mais, os ciberespaços ganham força, onde com a quantidade de informações disponíveis todos os dias, é gerada uma carência de atenção, isso tudo também atinge o romance, que sofre com o oscilante paralelo do muito e pouco.
Para a cultura, as atuais décadas possibilitaram um aumento de faculdades de Letras e uma disseminação de diferentes tipos de leituras para diferentes obras, sendo a internet um meio para divulgação literária, fazendo com que o leitor possa está mais próximo da obra; com toda essa modernização, vale lembrar que o clímax da criação de contos foi a década de 70, assim como o da MPB e o desenvolvimento de tantas movimentos, o que fez com que o romance se tornar cada vez mais algo plurificado. Toda a transição política que ocasionou tantas outras mudanças, interferiu diretamente na literatura, que passou a usar cada vez mais elementos populares em suas obras, aumentando a interligação entre a criatura e criador, e mostrando as duas faces da globalização; a cidade torna-se palco dos romance contemporâneos .
 O término da Guerra Fria foi um marco com significado histórico e geográfico, isso porque foi depois dele passou-se a vivenciar um outro momento com transformações ideológicas e politicas. No século XXI, mesmo com toda a evolução e desenvolvimento, sucedeu um aumento das desigualdades sociais em todo o mundo, isso porque um número pequeno de pessoas, de famílias, que tem o poder sobre a maior parte da renda mundial, só está preocupada com a exploração, e com tudo que o sistema capitalista os oferecem, desconhecendo assim todo e qualquer direito humano. Toda essa desorganização social, financeira influencia totalmente no romance contemporâneo, que tanto explora essa dura realidade, retratada muitas vezes pela tendência da “literatura marginal”.
Fisher (2006) relata que o romance brasileiro das últimas décadas traz um vínculo entre o individual e o global, por meio da proximidade trazida pela tecnologia, mostrando vários elementos que configuram esse feito. Ocorrendo depois desse período de redemocratização uma explosão da literatura, lembrando de destacar Clarice Lispector, Guimarães Rosa, entre outros que nos anos 70 usaram o gênero como um meio de protestar e se engajar politicamente. Recentemente, o diálogo entre o literário e o tecnológico, também possibilitou sua propagação. Para que se possa explorar o romance brasileiro das últimas décadas precisa-se ter consciência que este vivenciou dois momentos, onde o primeiro ele se posta frente a repressão e no segundo ele se aproxima da democratização e da globalização, o livro Feliz ano novo de Rubem Fonseca marca bem esses momentos.
O romance que se possibilita renovar, na atualidade, se fragmenta com outros gêneros narrativos, possibilitando entre quem o faz e quem o ler um relacionamento tanto de prazer, quanto de dor visto que esse retrata a atual conjuntura mundial; no Brasil ele não está mais conectado aos movimentos estéticos e ideológicos e sim por uma imensa diversidade, sendo inumeráveis seus temas e formas, conquistando seu lugar mais uma vez, através de diferentes visões.
4. FISIOGNOMIA DA CONTEMPORANEIDADE EM ELES ERA MUITOS CAVALOS, DE LUIZ RUFFATO
A cidade tornou-se espaço para os grandes romances brasileiros, visto que essa era sinônimo de modernidade, as pessoas saem de somente o físico para conjunto também de linguístico e virtual; mas apesar dessa modernização aparecem também os efeitos, muitas vezes não tão positivos, de tal feito. Em diversas obras brasileiras é possível notar uma associação entre o linguístico e o corporal, que apesar de mostrar todos os avanços da vida moderna também questiona uma serie de divergências existentes na época. Ruffato em sua obra Eles eram muito cavalos traz a sociedade urbana como fonte do seu fazer literário, explicitando as inúmeras mudanças ocorridas nela através do tempo, mostrando também a desordenada vida contemporânea.
São Paulo, que é visto como um importante núcleo econômico, move a economia devido a sua força perante a indústria e comércio. Segundo Saskia Sassen (2006), a cidade passou de metrópole para megacidade, que corresponde a áreas urbanas com uma maior quantidade de habitantes do planeta, estas são as responsáveis por estabelecer a conjuntura econômica do planeta, mas em contrapartida possui muita pobreza e marginalização, em meio ao desenvolvimento típico de uma megacidade vem como consequência falta de assistência básica para toda a população; com todo esse crescimento, a cidade é palco do multiculturalismo. 
Em seu romance, o autor procura mostrar toda a desigualdade existente na megacidade, sua narrativa tem características intensa e desordenada, explicitando a interpretação dos traços dessa cidade. Para ele a modernidade leva ao consumismo, onde o foco está voltado para a mercadoria; nessa sociedade consumista está inserido o narrador flânuer que está voltado para o fetiche, o blasé faz o papel contrário, este não se deixa levar por todos esses “encantamentos” e por fim, o zappuer, que varia em diversas imagens da cidade com um olhar instável; esse último serve de objeto para o romance de Ruffato, possibilitando através desse tipo de narração mostrar diferente modos de ver a obra em seus fragmentos.
Na obra, tem-se a cidade como algo vivo e variante, o foco está voltado para a própria cidade, existe uma vinculação entre fotografia, literatura e cinema. Nela São Paulo é retratada como uma cidade com diferentes níveis sociais, que muda a cada emoldura da narração, que muito está voltada para a individualidade, típica do sistema capitalista, se perdendo de uma coletividade, ela está entre mover-se e paralisar-se, que se exibe por diversas faces. Diferente dos espaços, nem todos os personagens são nomeados, mostrando mais uma vez que o foco da narrativa está voltado para a cidade. 
No que refere à linguagem do romance, uma serie de características é posta, começando com o título que traz algo enigmático que retratam diversos acontecimentos. Na obra, também encontramos em alguns momentos textos que não são literários sobre inúmeros assuntos; religião e política também são manifestadas no romance. Sua pontuação influencia para um entendimento do tempo de um pensamento para outro, dando uma ideia de movimento. Percebe-se uma variedade linguística, onde a linguagem também retrata o consumismo, uma crise de valores que essa contemporaneidade trouxe, a literatura nessa obra se constrói e reconstrói a cada instante. Vale lembrar também que esse é considerado um romance urbano, visto que procura nas irregularidades da cidade sua própria constituição.

Outros materiais