Buscar

Vantagens e desvantagens de uma franquia1

Prévia do material em texto

Vantagens e desvantagens de uma franquia
Abordaremos agora nesse trabalho, as vantagens e desvantagens de se ter uma franquia.
VANTAGENS DA FRANQUIA:
Segundo SEBRAE, as vantagens de se ter uma franquia é que o franqueado pode iniciar um negocio já com uma marca de nome e de credibilidade no mercado.
O franqueado pode ter benefícios em sua franquia pelo porte e pela força que tem a marca do franqueador. Isso facilita até mesmo na competitividade do mercado porque os produtos e serviços do franqueador já passaram por testes no mercado.
Outra vantagem fundamental é que o franqueado tem o auxilio do franqueador, uma vez que o franqueador tem a preocupação pela força em integridade de sua marca.
Uma vantagem também fundamental de se ter uma franquia é que o franqueado pode contar com a experiência que o franqueador tem sobre o perfil dos clientes e também o conhecimento e estratégias dos concorrentes. Isso facilita o trabalho do franqueado, porque dá mais solidez para a expansão de seus negócios.
Outro fato importante é que mesmo que o franqueado não tenha autoridade total sobre franquia ele terá uma independência jurídica e financeira em relação ao franqueador, uma vez que o franqueado terá sua própria razão social, ou seja, qualquer tipo de operação financeira é de responsabilidade da empresa do franqueado.
DESVANTAGENS DA FRANQUIA:
A pouca flexibilidade se torna uma desvantagem para o franqueado, uma vez que ele não tem o poder de tomar a decisão por si mesmo, primeiro a decisão precisa passar pelo franqueador. Isso provoca certa dependência e não é uma situação favorável dentro de um plano de negocio.
Outra desvantagem é os possíveis problemas de falhas no sistema, isso pode causar problemas operacionais uma vez que a informação não está correta, com esses problemas pode causar atraso na entrega de equipamentos e produtos.
Uma desvantagem também que o franqueado pode sofrer, é que os serviços garantidos pelo franqueador podem ser fracos ou inexistentes.
O franqueado fica dependente do franqueador até mesmo na escolha de um ponto de venda, porque quem determina o ponto de venda é o franqueador.
Outra desvantagem é que o franqueado pode ter um imóvel bom para a sua instalação, mas a localização do imóvel pode não ser ideal para o negócio.
Acesso: 07abril2014 – http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro/quero-abrir-um- negocio/tipos-de-negocios/franquia-vantagens-e-desvantagens/BIA_494

Continue navegando