Buscar

Etapas de processamento de ETE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tratamento de esgoto
Por Luiz de Oliveira Alves
Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)
Faça os exercícios!
O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico tendo como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias.
Estação de tratamento de esgoto. Foto: Kekyalyaynen / Shutterstock.com
As unidades de tratamento são conhecida como ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde a água suja passa por vários tipos de tratamento podendo variar de empresa para empresa. A seguir, as etapas de tratamento da empresa Sabesp que atua no estado de São Paulo:
Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA): a água poluída passa por um reator fechado, onde ocorre a decomposição dos dejetos pelas bactérias anaeróbicas presentes em um lodo. A despoluição da água nesta etapa é de 65% a 75%.
Lagoa facultativa: são utilizadas bactérias aeróbias e anaeróbicas, onde as aeróbias utilizam da fotossíntese e o oxigênio para oxidar as matérias orgânicas, atuando na coluna d’água para captar oxigênio da atmosfera e das algas que através da fotossíntese liberam a maior parte do oxigênio. Já as anaeróbicas atuam no fundo da lagoa, de 1,5 a 3 metros de profundidade.
Lagoa anaeróbia: para reduzir a incidência de luz, esta lagoa deve medir 2,5 a 4 metros de profundidade. Uma grande quantidade de matéria orgânica e adicionada, para que o oxigênio consumido esteja em maior quantidade em relação ao produzido. Esta ação acarreta na quebra da matéria orgânica, para ser convertida em água, gás metano e carbônico.
Baias e valas de infiltração: Nesta etapa a água passa por um filtro subterrâneo constituído por rochas e areia.
Flotação: é adicionado uma substância coagulante na água, que sofre um processo de pressurização, gerando bolhas que unem as partículas que flutuam na superfície.
Lagoa de maturação: a água passa por um processo de eliminação de bactérias e vírus através da radiação ultravioleta da luz solar. Portanto a lagoa deve ser rasa, com profundidade de 0,5 a 2,5 metros.
Outros métodos mais ecológicos e baratos de tratamento de esgoto são recomendados a cidades menores. Em Araruama, no estado do Rio de Janeiro, todo o processo de despoluição se dá pelas plantas que substituem a energia elétrica e vários produtos químicos; 170 litros de água são despoluídos por segundo. Outra fonte ecológica aplicada principalmente em zonas rurais é a fossa séptica, mesmo sendo de construção individual, ela é vantajosa por não necessitar de rede de captação de esgoto e pelo o custo baixo.
Cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem coleta e tratamento de esgoto, resultando na contaminação do solo. Somente 10% do esgoto brasileiro coletado é tratado, o resto é descartados nos afluentes, acarretando em doenças como a cólera, leptospirose, hepatites, diarreia e esquistossomose, por exemplo.
Bibliografia:
http://www.mundosustentavel.com.br/2014/08/a-maior-estacao-ecologica-de-tratamento-de-esgoto-do-brasil/
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=61
Etapas do processo de tratamento de esgoto
Redação Pensamento Verde |  set 07, 2013 |  18.620 Visualizações
Compartilhar
 
Tweetar
 
 WhatsApp
 
 Share
Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é responsável por tratar a água poluída e devolvê-la ao meio ambiente em forma de água tratada, formando um ciclo de reaproveitamento sustentável. O esgoto captado por tanques é submetido a uma série de etapas que incluem floculação, separação de impurezas, filtragens, cloração até que a água poluída esteja apta a ser reutilizada ou devolvida sem ser uma ameaça à saúde e ao meio em que vivemos.
As etapas do tratamento de esgoto incluem:
Gradeamento: Resíduos sólidos grandes são retidos por grades com espaçamentos entre cinco e dez centímetros, servindo de uma primeira filtragem para facilitar a condução do esgoto por meio de bombas e tubulações.
Gradeamento. Foto: teraambiental
Desaneração: É a separação dos organismos menores, dos organismos maiores. A areia vai para o fundo de um tanque e o material orgânico permanece na superfície.
Decantador primário: São tanques que misturam o material orgânico sólido para sedimentá-lo no fundo do tanque até assumir a forma de lodo.
Peneira rotativa: O material sólido é submetido a uma espécie de peneira que serve como uma nova filtragem e separação para que o líquido seja armazenado em caçambas.
Tanque de aeração: É onde a matéria serve de alimento para micro-organismos através de um processo químico que converte resíduos orgânicos em gás carbônico.
Decantação. Foto: infoaqua
Decantador secundário: Tanques separam sólidos em suspensão através de sedimentação e reduzem mais matéria sólida em lodo.
Adensamento do lodo: O lodo é filtrado de forma a reduzir o volume de água para transparecer o material sólido, que por sua vez é submetido a outros processos de filtragem.
Digestão anaeróbica: Toda a matéria em forma de lodo é estabilizada por meio de processo químico, incluindo a eliminação de bactérias e gases nocivos, além de ser reutilizado também como adubo.
Condicionamento químico do lodo: A matéria passa por um processo de coagulação e desidratação.
Filtro prensa de placas: O lodo é filtrado através de placas prensadas que fazem todo o líquido restante ser eliminado.
Secador térmico: Por fim, o lodo restante é submetido à evaporação através de altas temperaturas, eliminando significantemente mais líquido.
Após a remoção de todos os poluentes através de um processo químico, físico e biológico, a água tratada pode finalmente ser reutilizada para fins industriais ou agrícolas, não sendo ainda água potável. Por isso não é indicada para beber, a não ser com a utilização de filtros ou então que ela seja fervida antes. É interessante acrescentar também o que poucas pessoas sabem, na realidade, o processo de tratamento do esgoto visa “turbinar” o processo natural de limpeza da água, uma vez que o próprio curso d’água possui bactérias que se alimentam do material orgânico disponível no esgoto, ajudando a eliminar parte da sujeira.

Outros materiais