Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTA teste 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2a aula
1. Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
R= crescimento populacional 
2. A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
	
	ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
3. O termo ¿desenvolvimento sustentável¿ é muito empregado para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. A expressão " desenvolvimento sustentável" designa, especificadamente:
	
	A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
4. A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
	
	Conferência de Estocolmo em 1972.
5. Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável. 
Identifique a ordem correta: 
( )I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem. 
( )II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar. 
( )III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas. 
( )IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir. 
	
	F, F, F, V.
	6a Questão 
	
	
	
	Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O consumo dos recursos ambientais sem critérios pode gerar consequências severas para a qualidade de vida de uma população, até mesmo em poucas gerações.
	
	Todos os organismos consomem os recursos naturais, porém, podemos observar no presente, um consumo desenfreado destes recursos pelo ser humano, que está além de sua necessidade biológica
	
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	Desenvolvimento pode ser definido de maneira ampla, já que além do bem estar econômico também envolve condições não monetárias, como a qualidade do ambiente.
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável surge em um momento de crise econômica, onde o consumismo desenfreado já está influenciando na qualidade de vida da população.
7.Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
8. Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
	
	Desenvolvimento econômico sustentável.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes