Buscar

Estagio completo II LibreOficce

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE SÃO GERALDO – MULTIVIX CARIACICA
CURSO DE PEDAGOGIA
FABRÍCIA KHENIA MONTEIRO
JOANA D’ARC DE SOUZA
5° / 6º PERÍODO
OUTUBRO/17 A NOVEMBRO/17
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO II 
CARIACICA/ES
2017
FABRÍCIA KHENIA MONTEIRO
JOANA D’ARC DE SOUZA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO II 
Relatório final de estágio supervisionado II apresentado ao Programa de Graduação em Pedagogia da Faculdade São Geraldo – Multivix Cariacica, como requisito parcial para obtenção do grau do Curso Pedagogia. 
Coordenadoras de Estágio do Curso: Marcella Gomes de O. Lellis e Monica Alves Pereira Ribeiro.
Professor Orientador: Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Orientador (a): 
CARIACICA/ES
2017
DEDICATÓRIA
A Deus em primeiro lugar por ter nos dado sabedoria durante nosso percursso acadêmico. Aos nossos familiares e aos nossos futuros alunos. Que percebam em nós o compromisso com a educação.
AGRADECIMENTOS
Ao professor Michell Pedruzzi Mendes Araújo, pela disponibilidade e dedicação em nos orientar. As coordenadoras do curso de pedagogia Marcella Lellis e Mônica Carvalho.
A toda equipe do CEC Reame – Centro Educacional comunitário , pela receptividade e acolhimento.
À equipe docente e administrativa do CEMEI Maria Aparecida Lacerda Moura pela atenção dispensada.
Obrigada a todos.
Sumário
1.INTRODUÇÃO	1
1.3 JUSTIFICATIVA	2
1.4 O PERFIL E APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO	3
1.4.1. ESTÁGIO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES	3
1.4.2. ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL	4
1.5 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA INSTITUIÇÃO ONDE O ESTÁGIO FOI REALIZADO	4
2.. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	5
2.1 ESPAÇOS NÃO ESCOLARES	5
2.2 EDUCAÇÃO INFANTIL	7
3.REVISÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE TEORIA E PRÁTICA DO CURSO	9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
6. ANEXOS	14
DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR	14
ENTREVISTA COM O DOCENTE DA INSTITUIÇÃO	20
ENTREVISTA COM O GESTOR/PEDAGOGO	21
ATIVIDADES CEC REAME	23
EDUCAÇÃO INFANTIL	25
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO	29
8. REFERÊNCIAS	49
1.INTRODUÇÃO
Este relatório descreve situações observadas e/ou vividas em espaço não escolar no CEC Reame situado na rua Independência, n°26, cruzeiro do sul, Cariacica, ES. A instituição atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social. Seu funcionamento é de Segunda-feira a quinta-feira de de 08h00 as 16h10m. Nas sextas-feiras a equipe se dedica as atividades de planejamento e avaliação das ações desenvolvidas durante a semana, e as formações.
O presente relatório é feito a partir da vivência no estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado no CMEI Maria Aparecida Lacerda Moura, localizada à rua José Antônio da Silva, nº 28, bairro Vera Cruz, Município Cariacica. O CMEI atende crianças com idade de 03 a 05 anos, de classe média baixa da região e busca enumerar elementos que possibilitam um pensamento reflexivo sobre a importância do estágio para os alunos graduandos de pedagogia. Dessa forma, oportuniza a socialização do contexto real encontrado na sala de aula durante o estágio, permitindo pensar tanto na relação que fizemos entre a teoria e a prática, quanto nas teorias apresentadas e compartilhadas durante o processo de formação, vivenciando o dia a dia do professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma sala de aula ou a projetos sociais e sermos responsáveis pela mediação do conhecimento. A responsabilidade é grande.
A experiência do estágio mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil, e como trabalhar determinado conteúdo, para que a criança realmente se desenvolva e aprenda com compreensão. Portanto, é no estágio prático, em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, adquiridos nas teorias, para exercer com êxito sua profissão 
	1.1 OBJETIVO GERAL
Vivenciar práticas pedagógicas na educação infantil e espaços não escolares a fim de compreender a importância do estágio supevisionado em seu processo de formação acadêmica e de conhecer as diversas oportunidades de atuação que o pedagogo possui depois de formado e mensurar a atuação da equipe docente no contexto teoria x realidade.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	Formar profissionais com ampla visão do mercado;
	Ambienta-se com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
	Promover o contato e a experiência com a realidade do campo de trabalho;
	Desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa.
1.3 JUSTIFICATIVA
O Estágio Supervisionado proporciona a conscientização do aluno do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix/Cariacica, refletindo na decisão profissional em desenvolvimento.
O Estágio Supervisionado é idealizado como uma ferramenta fundamental para a consolidação da prática docente. Entende-se a prática de estágio supervisionado como o momento de concretização de conhecimento em diversas áreas que constituem a formação teórica inicial, em que ao aluno é oferecida a oportunidade de experienciar situações reais no contexto educacional, para que possa construir e/ou desenvolver algumas habilidades específicas, necessárias ao seu futuro desempenho, revertendo-se em fonte de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. O estágio supervisionado II deve representar um espaço de reflexão, tendo como meta a construção de saberes e novas proposições para a ação educativa. 
1.4 O PERFIL E APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1.4.1. ESTÁGIO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
O Centro Eucacional Comunitário Reame, onde foi realizado o estágio em espaços não escolares foi fundado inicialmente em 1985 pelo Padre Rômulo Neves Balestrero e a Irmã Nair de Oliveira, não tinha sede própria e trabalhava com voluntários em um terreno cedido por um membro da Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica-ES, que hoje funciona o Terminal de Campo Grande. Em 1987 após um grande esforço comunitário a sede foi inaugurada no bairro Tiradentes em Cariacica e foi contratada a primeira equipe de trabalho, porém passavam por muitas dificuldades. Em 1997 devido a problemas de infraestruta do imóvel e pela necessidade de ampliação dos atendimentos a Paróquia Bom Pastor através das comunidades eclesiais de base e de seus membros, construíram uma nova sede para o Reame.
Em maio de 2014, a Fundação Rômulo Neves Balestrero ampliou sua atuação para a área da assistência social, e passou a responder como mantenedora e gestora do “Centro Educacional Comunitário Reame-CEC Reame”.
Atualmente o CEC Reame atende 95 crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social. É mantido pela fundação Rômulo Neves Balestrero e por doações da Paróquia do Bom Pastor de Campo Grande, Cariacica-ES,das comunidades e de seus membros, por parcerias com empresas, governo e outras organizações não governamentais.
Durante o estágio supervisionado II foi possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso de pedagogia. Uma ferramenta indispensável para que professores em formação coloquem em prática os princípios de cidadania e de responsabilidade social. Para que todas as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas de forma coerente e fundamental a supervisão do professor orientador.
A prática do ensino no Estágio Supervisionado favorece a descoberta, sendo um método dinâmico de aprendizagens em diversas áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o acadêmico possa conhecer compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria x prática. Por ser uma junção entre todas as disciplinas do curso que compreendem os núcleos temáticos da formação básica do conhecimento didático-pedagógico, conhecimento sobre a cultura do movimento, tem por finalidade inserir o estagiário na realidade viva do mercado de trabalho, oportunizando consolidar sua profissionalização.
1.4.2. ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
O presente relatório é feito a partir da vivência no estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado no CMEI Maria Aparecida Lacerda Moura, localizada à rua José Antônio da Silva, nº 28, bairro Vera Cruz, Município Cariacica. O CMEI atende crianças com idade de 03 a 05 anos, de classe média baixa da região e busca enumerar elementos que possibilitam um pensamento reflexivo sobre a importância do estágio para os alunos graduandos de pedagogia. Dessa forma, oportuniza a socialização do contexto real encontrado na sala de aula durante o estágio, permitindo pensar tanto na relação que fizemos entre a teoria e a prática, quanto nas teorias apresentadas e compartilhadas durante o processo de formação, vivenciando o dia a dia do professor.
1.5 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA INSTITUIÇÃO ONDE O ESTÁGIO FOI REALIZADO
1.5.1 CEC REAMEO Centro de Educacional Comunitário Reame possui uma boa estrutura, com ambientes definidos de acordo com a idade dos educandos e atividades desenvolvidas. O imóvel é conservado e é perceptível a manutenção para manter a qualidade do ambiente e saúde dos educadores, educandos e funcionários. As salas são arejadas e algumas climatizadas. Possue pátio, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de artes, sala de vídeo, sala de informática, sala de artes, refeitório amplo, cozinha e 6 banheiros, 2 femininos(educandos), 2 masculinos (educandos) 2 para funcionários(feminino e masculino).O funcionamento é mantido em ordem devido à rotina de atividades, que é estruturada e acompanhada pela coordenação na pessoa do Sr César Augusto Barros Tononi e da Assistente Social Srt Luana Curitiba Dias.
1.5.2 CMEI MARIA APARECIDA LACERDA MOURA
O Cmei atende crianças de 3 a 5 anos de idade e se encontra em bom estado de conservação. A instituição escolar conta com acesso a internet banda larga para seus funcionários, computadores administrativos, TV, dvd,copiadora, retroprogetor, impressora, aparelho de som e datashow.
O prédio possui 5 salas de aula, sala da diretora,sala dos professores, cozinha, parque infantil,banheiros adequados à educação infantil, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, secretaria,banheiro com chuveiro, refeitórioe dispensa.
Sua localização é de fácil acesso a comunidade e visitantes.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1 ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
No dia 21 de novembro de 2017, fui ao Centro de Educacional Comunitário Reame pedir permissão para realizar o estágio supervisionado na instituição. Fui recebida pelo coodernador César Augusto Barros Tononi que aceitou-me e ficou muito satisfeito em poder ajudar e ter alguém para contribuir com os educadores em suas tarefas diárias.
As 20 (vinte) horas do estágio em espaços não escolares aconteceram durante o período de 22 de novembro a 28 de novembro de 2017 (exceto na sexta-feira onde não ocorre atendimento aos educandos (serviços internos) no horário matutino e vespertino, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 as 17h00. Durante o estágio acompanhei toda a equipe de funcionários e os educandos nas mais diversas atividades.
Dia 22/11/2017- no horário vespertino acompanhei, observei e participei de atividades de artes circense com a educadora Luíla.Os educandos ensaiavam para uma apresentação de encerramento que acontecerá dia 14/12/2017 as 18h00 no Reame.
Observação de jogos cooperativos na quadra poliesportiva com o educador Marcelo Araújo, onde o tema foi “livre”. O acordo do educador com os educandos é que um dia eles escolhem a atividade e no outro ele que propõe a atividade a ser realizada.
Logo em seguida teve capoeira com a mestre Alessandra dos Santos(Baixinha). Participei junto com educandos, fizemos uma roda, alongamento, aprendemos tocar atabaque e fechamos com uma roda de capoeira com passos e músicas.
Dia 23/11/2017- Turno matutino. Participei de uma aula de informática (Power Point) com o educador Áriston onde o tema era “Consciência Negra”. Percebi que a maioria dos educandos sentem muitas dificuldades ao manusear o computador. O Educador Áriston pacientemente orienta cada educando na atividade proposta. Após terminarem a atividade foram liberados para jogar, vídeos etc, com exceção de conteúdos impróprio para a idade dos mesmos.
Logo após a aula de informática colaborei com a confecção do painel de fim de ano da instituiçao.
No turno vespertino do mesmo dia 23/11/2017 observei e participei da aula de educação física com o educador Marcelo Araújo na quadra poliesportiva. O jogo proposto foi com bambolês trabalhando a lateralidade dos educandos.
Logo em seguida acompanhei um projeto da Prefeitura Municipal de Cariacica em parceria com o Reame de escolinha de futsal com o educador Maicon que atende os educandos da instituição e a comunidade local. Esse projeto acolhe meninos e meninas. O educador iniciou com um alongamento e logo deu sequência a uma partida de futsal.
Dia 27/11/2017- Acompanhei o educador Thiago na aula de educação física na quadra poiesportiva, que começou com alongamento e logo após um jogo de basquete.
Em seguida participei de uma roda de leitura com a educadora Cleide na sala de leitura “Toca do lobinho”.
Dia 28/11/2017- Observei e participei da aula de música na sala de vídeo com a educadora Valéria de souza Ribeiro. Os educandos ensaiaram para a cantata de natal que acontecerá no dia 14/12/2017 as 18h00h. As músicas que serão apresentadas por eles são: Mary Cristo, Anunciação e 20 cristãos.
Logo após observei uma partida de futsal com a voluntária alemã Marie Hasse, universitária de Filosofia da Ufes que tem desenvolvido um lindo papel naquela instituição.
Ao final observei o ensaio de alguns educandos com a educadora Luila Rosa Machado e rosa(artes circences), e acabei entrando nas roda dos bambolês.
2.2 EDUCAÇÃO INFANTIL
Neste dia cheguei à escola as 07h, conforme combinado anteriormente com a Pedagoga, que juntamente com a Diretora me atendeu muito cordialmente.
No segundo momento a Diretora me apresentou ao corpo docente da escola e todas as instalações.
Comecei a observação e intervenção na turma de 2 anos, sob a coordenação da professora regente. Fiz a roda de conversa, com todos, observei que uns são mais tímidos e outros mais falantes.
Na roda de conversa dei a oportunidades de todos falarem, e com isso aumentarem seus vocabulários, interagirem, se socializarem, e também respeitarem a vez do outro falar. A seguir os conduzi ao refeitório para o desjejum, incentivando-os a se alimentarem, explicando a importância do café da manhã.
No retorno para a sala solicitei aos alunos que me entregassem o caderninho de recados para que eu colasse informativo. Após essa colagem expus todos os cadernos em uma mesa e pedi que cada um viesse pegar o seu, exercitando assim as crianças a saberem a aguardar sua vez, identificar a ordem de chamada e reconhecer seu nome na capa do caderno.
Atividade proposta nesse momento foi de encaixe com legos, trabalhando as cores e a quantidade.
Mais uma vez os conduzi ao refeitório, juntamente com a professora regente, conde foi servido o almoço e logo após voltamos a sala para a continuação das atividades com legos até o horário de saída.
A rotina de dos momentos se mantem, mudando somente o conteúdo das atividades, neste dia trabalhamos historinhas. Pedimos que as crianças fossem até o cantinho da historia e escolhessem um livrinho.
Após a escolha do livro deixamos que todos manuseassem, mesmo não sabendo ler, ainda, e pedimos ´para que escolhessem um para contarmos a história para todos. Após a leitura da historia, todos retrataram em uma folha a parte que mais gostou da história.
Na segunda semana do meu estagio supervisionado na escola CMEI Maria Aparecida Lacerda Moura e a pedagoga me conduziu à da turma de 5 anos, onde fiquei até o final.
Nesse período pude observar e intervir com a turma, sob a orientação da professora regente, trabalhando com eles, sempre no primeiro momento, a roda de conversa, onde cada um tem a oportunidade de
falar do seu contexto social, aprendem a respeitar a sua vez de falar, aumenta o vocabulário e também é um bom momento de socialização, e logo após dei inicio às atividades propostas, que eram de trabalhar o alfabeto.
As atividades foram organizadas de forma que todas os alunos teriam um aula participativa e com um aprendizado satisfatório.
Todos os alunos foram até o varal, na parede da sala de aula, para localizarem e falarem os nomes das letras do alfabeto exposto e nas aulas que se seguiram as atividades foram feitas conforme o plano de aula , finalizando com um desafio de acertos de palavras, onde cada aluno ia à lousa para escrever a palavra que era ditada, e a pontuação era de acordo com os acertos.
Ao final das atividades com o plano proposto, iniciamos os projeto do dia da Consciência Negra.
Foi apresentado o projeto para os alunos, iniciando com a explicação sobre o tema e a leitura da Historia “ O Cabelo de Lelê”.
Entre as atividades propostas sobre o projeto, os alunos teriam que pintar o desenho da Lelê e no lugar do canelo colocamos macarrão parafuso pintado de tinta guache preta.
Após todas as atividades de fixação, começamos a ensaiar uma coreografia da musica Morena de Angola (Clara Nunes), onde a meninas dançavam e os meninos tocavam um chocalho, feito de pote de iogurte vazio contendo grãos de feijão para o efeito do som.
A finalização do projeto foi com a apresentação no dia 20/11/2017.
3.REVISÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE TEORIA E PRÁTICA DO CURSO
Um dos maiores desafios para o professor do curso de Pedagogia é o de agregar a prática e a teoria para um bom exercício no decorrer de sua profissão. O Estágio Supervisionado exerce o papel de modelador na preparação do graduando ao longo do processo de formação para execução da prática.
Diante desse fato Pimenta (1997, p. 21) nos afirma que: Os Estágios Supervisionados são “as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho”. Referente à afirmação de Pimenta, Piconez (2000, p. 16) diz: “os estágios são vinculados ao componente curricular Prática de Ensino cujo a finalidade é o preparo do licenciamento para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina dentro da área educacional.
Nos dias de hoje vemos cada vez mais professores incapacitados para o exercício da profissão providos pela formação deficitária durante o seu processo acadêmico, o qual reflete na prática inoperante e ineficiente em sala de aula retratando a atual situação da educação brasileira, como nos afirma Paulo Freire(2007):
Saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando e, na prática, procurar a coerência com este saber, me leva inapelavelmente à criação de algumas virtudes ou qualidades sem as quais aquele saber vira inautêntico, palavreado vazio e inoperante.
Desse modo percebemos que o Estágio Supervisionado não é valorizado em sua essência, pois se trata de um momento fundamental para a concretização dos conhecimentos obitidos e ressignificação da profissão. Sabemos que o Estágio Supervisionado possibilita momentos de conhecimento a cerca da realidade que o graduando irá enfrentar, mas, não tem sido o local propício para a aquisição da experiência prática e sim um observatório para reflexão docente sobre a prática. Não tão distante a essa afirmação temos a confirmação de Azevedo (apud PICONEZ, idem, p. 17) que o processo experimental (Estágio) na realidade é “uma teoria colocada no início dos cursos e uma prática colocada no final deles caracterizada de Estágio Supervisionado mostrando claramente a distância existente entre teoria e prática”. Ou seja, na graduação aprendemos teorias descontextualizadas com a realidade das salas de aulas, formando profissionais despreparados,incapacitados, com métodos ineficientes.
O que de todos os acadêmicos anseiam é uma formação que de fato forneça um paralelo entre teoria e prática constantes a cada disciplina apresentada na graduação, e assim, formados não só pela teoria e capacitados com a prática conquistar a devida experiência para uma prática eficiente. 
Segundo Saiki e Godoi (2010,p.27), “Nos estágios supervisionados colocamos as teorias em prática. (…) Essa contrução relacional é infinita, e quanto mais nos debruçamos sobre a teoria,mas nossa prática pode ser melhorada.” Desse modo, é necessário compreendermos que um bom estágio se dá pelo preparo correto do estagiário e pela cooperação entre faculdade e escola, entre a teoria e a prática. O estagiário deve conhecer a realidade da escola onde vai cumprir o estágio.
“O diálogo com a escola hospedeira tem um caráter de negociação, porque precisamos considerar a necessidade dos estagiários em sua formação inicial, as necessidades dos professores e dos alunos da escola básica e as circunstâncias limitadoras do tempo do sistema. (…) É na mesa de negociação que devemos colocar nossas metas, o que esperamos como resultado, como também ouvir dos professores o que esperam como resultado no final do percursso (PASSINI,2010,p.34)
Percebemos que há um descontentamento em relação aos estagiários quanto à relação teoria-prática e realidade da prática docente, as quais muitas vezes vêm sendo trabalhadas de forma segmentada e desconexa. Com relação a isto, Pimenta e Lima (2004) apontam que: “Os currículos de formação têm-se constituído em um aglomerado de disciplinas entre si, sem qualquer explicitação de seus nexos com a realidade [...] que em geral, estão completamente desvinculadas do campo de atuação profissional dos futuros formandos (p.33)”. Por isso, professores em sua formação inicial devem planejar e combinar sistematicamente, elementos teóricos com situações reais de trabalho. Quanto ao planejamento, Luckesi (1993 apud Krug et al, 2008) aponta para a necessidade de que este tenha por base conhecimentos que dêem suporte ao objetivo esperado da ação, caso contrário, não servirá para direcioná-la. Isso requer a necessidade de que todos os professores, independente da disciplina que ministra se comprometa em planejar suas aulas visando a aproximação do futuro professor com a realidade e construção dos saberes a partir desta. 
Sobre o tema da pesquisa no ambiente pedagógico, pode-se levar em consideração Pedro Demo (1997). Para o autor, a pesquisa como método pedagógico inverte o planejamento: o professor é também um construtor de conhecimento, pois necessita se qualificar, se atualizar cotidianamente. Para tanto, ele precisa ouvir seu público, entender suas necessidades e dificuldades de formação, ajustando seu planejamento ao perfil da turma. 
As funções de atuação do pedagogo nos espações não escolares ainda trazem uma duvida relevante sobre o seu papel que ainda delimita-se ao campo da educação formal. Essa duvida leva ao seguinte questionamento, o que realmente faz um pedagogo em instituições não escolares, tal como Ongs, empresas, comércios, hospitais.
Estudiosos explicam que o pedagogo tem a função geral de realizar uma análise e a partir da mesma fazer o levantamento das necessidades e falhas que existem no processo ensino aprendizagem usando métodos, técnicas e estratégias adequadas para determinado grupo ou individuo, sendo dessa forma onde houver aprendizagem o pedagogo sempre terá como colaborar, desmentindo a ideia de que o ensino e a aprendizagem limitam se aos muros das escolas, pois o conhecimento esta presente nas mais variadas áreas da estrutura social.
A educação está impregnada, no ambiente interno e externo das organizações, para oferecer situações de aprendizagens que venham a modificar o perfil dessas organizações, uma vez que, na atualidade, as pessoas necessitam de conhecimentos, para se desenvolverem tanto no aspecto pessoal quanto profissional. 
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência vivenciada do estógio supervisionado em espaços não escolares realizado no CEC Reame, reafirmou minha teoria da necessidade de conhecer a realidade em que vivemos. Percebi a necessidade de aprofundar os estudos sobre o espaço não
escolar, para que possamos contribuir com todas as áreas que precisam da formação pedagógica para o sucesso de suas atividades.
Faz-se necessário também que, as próprias universidades, faculdades e institutos que ofertam a Licenciatura em Pedagogia explorem esses ambientes de possíveis atuações, aprimorando as atividades de estágios supervisionados em espaços não escolares, desenvolvendo propostas de intervenções, oferecendo suporte teórico para os iniciantes no curso, fazendo-o com que percebam essa diversidade de áreas de atuação do pedagogo. Entretanto, acredito ter contribuído para o crescimento pessoal de cada educador e educando que participou e colaborou com as oficinas realizadas. Espero da mesma forma, que essa prática esteja presente em todas as atividades trabalhadas a partir de então, para que mais pessoas possam se beneficiar no decorrer do tempo. Incentivo para que todos popularizem o trabalho realizado pelo pedagogo, para que mais pessoas conheçam seu empenho em melhorar o desenvolvimento pessoal e social e a aprendizagem de cada cidadão. O estágio possibilitou-me um contato mais próximo com esses espaços pouco conhecidos; compreendi a partir de então os aportes do pedagogo frente as demandas educacionais de nossa sociedade, visto que alguns desconhecem sua atuação no âmbito não formal de educação. Durante o estágio compreendi que o profissional de Pedagogia pode atuar em muitos segmentos formais e não formais de educação. 
A experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado no Cmei Maria aparecida Lacerda Moura foi muito importante e gratificante, contribuindo para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia. Assim sendo, me despertou ainda mais o interesse em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa, ocupando um lugar de um agente de transformações junto às crianças, pois elas são seres sociais que nascem completos, isto é, com capacidades cognitivas, emocionais e afetivas. E essas crianças necessitam de todo afeto e proatividade para desenvolver seus conhecimentos e habilidades. Vale destacar que o estágio contribuiu satisfatóriamente para minha formação enquanto aluna e educadora. Por meio da prática procurei executar o papel de uma educadora, que procura formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade. 
6. ANEXOS
DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
1. Identificação da Escola: 
Nome: CMEI Maria Aparecida Lacerda Moura 
Endereço: José Antônio da Silva, nº 28 , bairro Vera Cruz, Município Cariacica.
Telefone: 3396-6973
Mantenedora: Prefeitura Municipal de Cariacica
2. Localização/apresentação: 
a) Como é o acesso à escola?
Muito bom: ruas asfaltadas e largas e linha de ônibus de fácil acesso.
b) Estrutura física
Em ótimo estado
c) Condições externas e internas
Em bom estado de conservação
3. História da escola:
a) Data da fundação
11 de Agosto de 1980
b) Nome do fundador da escola
Prefeitura Municipal de Cariacica
c) sempre funcionou neste local? Especifique.
Sempre.
d) Há projeto para a escola no futuro? Quais? (Estrutura física)
Sim. A proposta é ir para um outro terreno próximo à Escola Adventista em Cariacica.
4. Tipologia da clientela:
a) faixa etária
Crianças de 3 a 5 anos.
b) estrutura familiar
Em sua maioria, tradicional: pai, mãe e filhos.
c) condição sócio – econômica – cultural
Classe média baixa
d) localização residencial dos alunos
Vera Cruz, Oriente, São Conrado, São Geraldo, Rosa da Penha e Jardim América
5. Administração econômica: 
a) A escola é mantida pela administração
( x ) municipal ( ) estadual ( ) federal
( ) particular ( ) cooperativa ( ) conveniada 
b) Recebe verbas
( ) mensal ( ) bimestral ( x ) trimestral (PMC)
( x ) semestral (Governo Federal) ( ) outros 
c) Gera recursos através de 
( ) mensalidade ( ) associação ( ) parcerias
( ) patrocínios ( ) cantina ( X ) outros 
6. Administração Funcional:
a) Indique os membros da equipe pedagógica, especificando a função de cada um. 
Pedagoga Responsável: atua no planejamento e acompanhamento das atividades propostas.
Professoras: desenvolvem juntos com os alunos as atividades propostas
Diretora: Supervisiona e decide junto com a equipe pedagógica, todo o desenvolvimento da escola
b) Quantos atuam em cada segmento? 
	Turnos
	Alunos
	professor
	Coordenador de turno
	Supervisor
	Orientador
	Psicólogo
	Projetos
	Biblioteca
	Matutino
	82
	8
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	Vespertino
	91
	8
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	Noturno
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	Total
	173
	16
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	Turnos
	Secretária
	Deptº Pessoal
	Tesouraria
	Cantina
	Serviços Gerais
	Voluntários ou amigos da escola
	outros
	Matutino
	1
	0
	0
	0
	3
	0
	0
	Vespertino
	1
	0
	0
	0
	3
	0
	0
	Noturno
	0
	0
	0
	0
	
	0
	0
	Total
	1
	0
	0
	0
	3
	0
	0
7. Normas regimentais e de convivência: 
a) Possui?
Sim
b) Plano Diretor Pedagógico
Sim
c) Projeto Político Pedagógico
Sim.
d) Regimento interno
Sim.
e) Normas disciplinares do educador e do aluno
Sim.
f) Há associações, como?
( ) Pais e Mestres
( ) Conselho Diretor
( ) Grêmio Estudantil 
( ) AEC 
( x ) Outros 
8. Relação Escola X Comunidade
a) Como é o acesso da comunidade na escola?
Acesso total
b) E a comunicação Escola X família
Comunicados (bilhetes) na agenda do aluno e reuniões
c) Há interferência da escola na vida da comunidade? Como?
Sim. Há uma interação da direção com o líder da comunidade através das reuniões da Associação Comunitária
d) A escola desenvolve projetos sociais? Quais? Como? 
Não
9. Secretaria Escolar
a) Como ocorre o funcionamento da secretaria?
O atendimento é feito em horário escolar aos pais, alunos e comunidade.
b) Como são organizados/arquivados os documentos dos alunos?
Em caixas de arquivo, por ano e tipo de documento.
c) De quanto em quanto tempo são incinerados os documentos? Quais podem ser incinerados?
A partir de 20 anos. Todos os documentos.
d) Quais os documentos necessários para a matrícula e rematrícula? 
Cópias simples de certidão de nascimento, cartão de vacina, comprovante de residência, cartão bolsa família ( se houver) , foto 3x4, CPF dos responsáveis e a partir de 2018, teste do pezinho.
e) Quais as atribuições do Agente de Suporte Educacional
Na escola temos o Professor Colaborador que atua como suporte educacional nos momentos de planejamento de aulas.
10. Pedagógico
a) Como são elaborados os currículos?
Os currículos são elaborados de acordo com as diretrizes da educação infantil, seguindo PPP da instituição.
b) Como são organizados os planejamentos?
São feitas reuniões semanais com a equipe pedagógica.
c) Que método de ensino é utilizado pela instituição?
Método Tradicional, Construtivismo e Interacionismo.
d) Qual a missão da escola?
Aplicar conceitos e atividades que preservem a infância, suas vivências e descobertas, e assim, tornarem-se melhores cidadãos do amanhã.
e) No geral, quais são os três maiores problemas que a escola enfrenta no aspecto administrativo? E no pedagógico? 
Aspecto administrativo: Informações desencontradas. Falha na comunicação interna.
Aspecto pedagógico: Falta de formação continuada.
f) Como a escola desenvolve o trabalho de inclusão com os alunos com Necessidade Educativa Especial e dificuldade de aprendizagem?
Os alunos são inseridos nas turmas regulares e tratados sem nenhuma diferença. A escola também tem um cuidador em sala de aula.
g) A escola possui o Projeto Político Pedagógico? Esse projeto já passou por mudanças? Quais aspectos relevantes desse projeto? Como foi construído?
Possui Projeto Político Pedagógico. As mudanças são feitas de acordo com as tendências da educação. O aspecto relevante desse projeto é a qualidade da educação e o cumprimento das normas estabelecidas. O PPP foi construído pela equipe pedagógica de acordo com a necessidade da comunidade escolar e baseado no Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil.
h) Quais as atribuições do Gestor da Unidade Escolar? Existe um documento que delineia essa função? 
Distribuir e supervisionar funcionários de acordo com suas atribuições, manter o controle administrativo, conhecer a Legislação vigente, zelar pela manutenção e conservação da escola, etc. O documento é o Regimento Escolar.
ENTREVISTA COM O DOCENTE DA INSTITUIÇÃO
Professor entrevistado: Maria Hermínia Pelissari Pestana
Área de Atuação: Educação Infantil
Tempo que exerce o magistério: 27 anos
Dados sobre sua formação:  Pós Graduada
Data: 28/08/1980
1.Qual a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes?
Ajuda a desenvolver melhor o ensino, pois seguimos a sequência dinâmica da aula.
2. Quais as etapas e os aspectos considerados na construção do planejamento?
Análise do conteúdo a ser ensinado, de acordo com o nível de aprendizado dos alunos; dinâmica utilizada no desenvolvimento da aula, recursos necessários para a aplicação do conteúdo e tempo (meta e rotina) para aquisição do conhecimento proposto.
3. Qual a importância da metodologia para o processo de ensino e aprendizagem?
Permitir a melhora na transmissão de conhecimento pelo docente e melhor aquisição pelo aluno.
4. Quais os aspectos considerados no processo avaliativo?
Conteúdo aplicado: determinar se foi bem ensinado e/ou não aprendido. Se necessário, utilizar recursos para acertar o conteúdo e sanar dúvidas.
5. Quais as estratégias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades na apropriação dos conhecimentos?
Utilizam-se outros métodos para auxiliar e estimular o interesse pelo conteúdo.
6. Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização do seu trabalho?
Falta de acompanhamento da família em casa e na escola. Isso desestimula os alunos.
7. Como você se atualiza para o exercício do magistério?
Faço formações oferecidas pelo sistema público.
ENTREVISTA COM O GESTOR/PEDAGOGO
1.Qual a função da escola e o papel do pedagogo? 
A escola tem a função de desenvolver no aluno a independência e a confiança e conhecer seu limites. Tudo isso com vínculos afetivos, fortalecendo sua auto estima e aumentando seu conhecimento. 
O pedagogo trabalha junto à toda equipe escolar, avaliando o desenvolvimento dos alunos de acordo com o projeto pedagógico proposto pela escola. 
2. Indique os sujeitos que integram o espaço escolar e como esses sujeitos participam da organização escolar? 
Corpo docente, corpo discente e corpo administrativo. Todo o projeto pedagógico e regimento escolar envolvem os sujeitos para o desenvolvimento contínuo dos alunos.
3. Quais instrumentos de gestão são relevantes para uma boa organização escolar e como regulamentam o funcionamento da escola? 
Planejamento, pré-conselho, conselho de classe e calendário escolar.
4. Como você, enquanto pedagogo organiza os elementos que compõem a dinâmica da escola? 
Utilizando a carta atividade, que permite o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e verificando os planejamentos de aula e observando o acompanhamento da família.
5. Como você promove momentos de reflexão e reestruturação do Projeto Político Pedagógico? Como é a participação da comunidade escolar? 
Fazemos isso através da Jornada de Planejamento Pedagógico e reunião de pais.
6. Qual a relevância da formação docente para a melhoria da qualidade da organização escolar e do processo ensino e aprendizagem? O sistema de ensino da escola proporciona formação continuada em serviço? 
A formação é importante para atualizar as técnicas e conhecimentos para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Existem formações ofertadas pelo sistema público, porém não é continuada.
ATIVIDADES CEC REAME
EDUCAÇÃO INFANTIL
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
8. REFERÊNCIAS
1. ALVES, Francielle; ZUSE, Adelia Juracy. Os Pedagogos nas Organizações; Seus Saberes e seus Fazeres. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, v. 5, n. 1, p. 93-108, 2004.
2. BRASIL. Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 1996. CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v.18 n o 2, p. 163 – 174, julho/dezembro de 2002 
3. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão Escolar Teoria e Prática. Goiânia: Ed. Alternativa, 5ª edição, 2004
4. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. 
5. PIMENTA, S.G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. Coleção docência em formação. São Paulo: Cortez, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando