Buscar

Ciclo de Vida de Software

Prévia do material em texto

PROCESSOS DE SOFTWARE
Aluno: ALLAN GUEDES BEZERRA 201267341
Resumo
 Os softwares possuem um ciclo de vida que pode ser definido como um conjunto de todas as etapas relacionadas à sua existência, desde sua concepção, até o seu desaparecimento, as etapas desse ciclo são:
 
A concepção, onde o produto passa a ser pensado, dependendo da necessidade.
O desenvolvimento, a identificação dos requisitos e a transformação deles em itens.
 A operação, quando o produto é instalado para ser utilizado em algum processo.
A retirada, quando a vida útil do produto é finalizada
Os ciclos de vida irão variar de acordo com o objetivo do processo de software.
 “Um projeto é a instanciação de um processo para a construção de um produto”.
Em um processo devem ser relatados os detalhes de como é feito, de quem e quando é feito entrada e o que é produzido.
MODELOS DE CICLO DE VIDA
Para detalhamento dos modelos de ciclo de vida necessitaremos entender melhor cada um dos subprocessos mais importantes ligados às tarefas de desenvolvimento. Esses subprocessos são organizados de acordo com um tema e são chamados também de fluxos ou disciplinas. A seguir apresentamos uma breve descrição desses subprocessos, que serão um pouco mais detalhados nos capítulos posteriores: 
Requisitos: Obtenção das informações que o cliente deseja que o produto a ser desenvolvido exerça.
Análise: modelagem dos conceitos relevantes do domínio do problema, com o intuito de verificar a qualidade dos requisitos obtidos e detalhar tais requisitos em um nível adequado aos desenvolvedores
Desenho: definição de uma estrutura implementável para o produto.
Implementação: codificação das partes que compõe os softwares.
Teste: verificação das partes que constituem o software.
Modelos:
 
Codifica-Remenda: É o modelo de ciclo de vida bem popular, iniciando de uma especificação que está incompleta, ocasionalmente essa especificação é inexistente, começa codificação do software, que por sua vez tende a gerar um produto “A”. Esse “produto, na grande maioria das vezes não é o que o cliente deseja, mas vai sendo alterado e modificado para que o produto atinja o objetivo determinado, esse modelo não requer um conhecimento muito técnico, o que pode ser um ponto positivo, onde não se precisa de um profissional muito capacitado”.
Cascata: Era muito utilizado no passado, mas devido a falhas tais como:
-Não conseguia acompanhar as mudanças em um projeto em andamento;
-Acessibilidade do programa para com os clientes se dava de forma difícil, ele passou a ser substituídos por outros, é um programa da forma sequencial linear.
Espiral: A idéia primordial é desenvolver um produto a partir de pequenas versões incrementais, que podem iniciar com um modelo em papel e evoluir até versões do sistema completamente funcionais. O modelo espiral apresenta um grande problema que é sua dificuldade de gerir, para que tenhamos estimativas em um projeto que seja confiável.
Incremental: baseado no modelo espiral, a diferença está na entrega dos produtos de forma eficiente para o cliente, No modelo incremental um projeto é dividido em várias interações, que são as divisões do produto que serão consideradas durante a construção. O modelo apresenta uma enorme vantagem que é o fato dos requisitos serem definidos progressivamente, sua alta flexibilidade e visibilidade para os clientes, entretanto o modelo também tem um grande problema, porque requer gerência sofisticada e uma arquitetura forte, para que o produto inicialmente concebido não esbarre em problemas que impeçam sua continuidade a partir dos direcionamentos inicialmente concebidos. 
Entrega Evolutiva: Esse modelo pode ser exposto como uma junção entre o modelo de cascata e o modelo incremental, o levantamento de requisitos é feito como um todo nesse modelo,o que facilita o entendimento e o acompanhamento,tanto pela parte dos responsáveis como pela parte dos clientes. A principal dificuldade encontrada ao modelo de entrega evolutiva é o levantamento de requisitos, que deve ser bem feito, para que a partir disso seja possível a definição da arquitetura do produto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes