Buscar

contextualizada com e exp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERITAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITAS 
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: COMUNICÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSOR EXECUTOR: MANUELA MARTINS; VLADIA PATRICIA MEDEIROS SANTOS.
TUTOR: AMANDA MACHADO
ALUNO: SUELI MOREIRA CARDOSO
Mais uma vez sejam bem-vindos (as), esta é a nossa ultima atividade, é muito bom recebê-los (as) por aqui!
Para aprofundarmos os assuntos já estudados sobre as noções básicas de comunicação e linguagem, gramática, prática de leitura, prática de redação, coerência e coesão e a comunicação oral; vamos praticar com a atividade abaixo?
Segundo os autores Koch & Travaglia (2011), um texto com os elementos coesivos contribui para facilitar a compreensão, mas o seu uso não é obrigatório para que ocorra a coerência. Seguindo esta linha de pensamento, leia o trecho da música abaixo e responda:
Você acha que este texto tem coerência e/ou coesão?  Justifique a sua resposta com base nas informações do conteúdo estudado.
Bye, Bye, Brasil
Oi, Coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor...
Para construção de um texto é necessário entender a importância da coesão é ela que fará a ligação de um argumento com outro, dando o sentido ao texto.
No texto acima citado, existe uma ideia de comunicação onde os autores criam um contexto de inserção, com base nos seus conhecimentos culturais, sociais, profissionais, etc.
Podemos perceber que a comunicação depende mais dos fatores extralinguísticos do que de fatores internos da língua, uma vez que os conhecimentos a cerca da estrutura da língua não transmitam mensagem alguma por si só, com coerência podemos dar significado a um texto sem elementos de coesão.
 
A coesão se limita a estrutura do texto a coerência vai além do ordenamento simples. Por outro lado, as ferramentas de coerência podem dar significado a um texto sem elementos de coesão.
 O texto pode ser coerente independente da forma de sua construção, se os interlocutores entenderem um sentido através dos processos de cognição. 
Apesar da falta de estruturação e de elementos de coesão no texto Bye, Bye, Brasil, existem elementos que nos faz perceber que há um dialogo entre duas pessoas que se gostam e querem se encontrar e que cada um usa seus conhecimentos culturais para o dialogo.

Outros materiais