Buscar

TRABALHO ANÁLISE GRAVIMETRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
A química analítica é a divisão da química que aborda a assimilação ou quantificação de espécies ou elementos químicos. Sendo benéfica em todos os campos da ciência e medicina, por exemplo. 
Análise Gravimétrica
A análise gravimétrica incide na análise quantitativa que admite saber a quantidade de uma substância em determinada mistura, por meio de vários métodos de transformação da mistura, assim, deixando qualquer um deles o mais puro, utilizando-se a massa da substancia pura para determinar quanto desta se tinha na amostra.
Encontra-se a quantidade de determinada amostra em uma mistura de forma indireta pela massa, separando e purificando a substância química, e usando de cálculos estequiométricos para calcular a sua massa ou sua quantidade real na determinada mistura. 
A análise gravimétrica é uma denominação geral para esse tipo de separação de misturas, sendo capaz de ser usados vários métodos para concretização desta análise: precipitação, volatilização ou extração.
Precipitação
O analíto é convertido numa substância pouco solúvel. O precipitado é filtrado e lavado para retirada de impurezas e convertido, quando necessário, geralmente através de um tratamento térmico apropriado, em um produto de composição química conhecida. O produto é então pesado.
Exemplos:
Determinação de Fe (III) em minérios: Tratamento com NH4OH 
Determinação de Ca2+ em águas naturais: Tratamento com C2O4-2
Determinação de Ba2+: Tratamento com SO4-2
Determinação de Cl- em água do mar: Tratamento com AgNO3
Volatilização
Só pode ser feita na amostra em que a substancia a qual se quer purificar for à única volátil. Pode ser de maneira direta ou indireta. Direta quando se evapora a substancia em tese e usasse outra para absorvê-la previamente pesada, após a evaporação e absorção da substancia, pesa-se a substância absorvedora e o seu ganho de peso indica o volume da substância em questão. Indireta quando evaporamos a substancia em questão e a massa que sobra é pesada, notando assim que o desfalque de massa é a substancia em questão que evaporou.
Ex: Determinação de água e de dióxido de carbono

Outros materiais