Buscar

TESTE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
3a aula
  
Exercício: GST1746_EX_A3_201301010596_V1 
09/04/2018 21:21:43 (Finalizada)
Aluno(a): CARLOS ALBERTO DE SOUZA NOGUEIRA 
2018.1 EAD 
Disciplina: GST1746 - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO  
201301010596
 1a Questão 
Numa determinada organização, verificou-se, após pesquisa realizada, que o grau de insatisfação dos clientes em relação ao atendimento estava elevado. Constatou-se que este fato veio em decorrência da falta de flexibilidade e da grande ênfase dada às normas da empresa. Isto evidencia principalmente um(a):
 
Crítica feita à Teoria da Burocracia.
 
Problema detectado na Experiência de Hawthorne.
 
Crítica feita a moderna Gestão Organizacional.
 
Característica importante da Teoria Comportamental.
 
Característica da Teoria das Relações Humanas.
 2a Questão 
Sobre tipologia de autoridade, assine a alternativa falsa:
 
Autoridade legal é o único poder que pode exercer a função de líder ou chefe, vinculando o meio hierárquico no ambiente de trabalho.
 
Autoridade carismática é fortemente associada a líderes políticos, religiosos, revolucionários, heroicos, sociais, etc., no qual, todos possuem a capacidade de influenciar, como uma de suas principais características.
 
Segundo Max Weber, a autoridade carismática é verdadeiramente pessoal, pois se refere a características de um líder.
 
Segundo Max Weber, a tipologia de autoridade é composta por três tipos de autoridade: Racional/Legal, carismática e tradicional.
 
Autoridade tradicional é vinculada a crença no passado e possui caráter conservador, patriarcal e patrimonialista.
 3a Questão 
(ENADE 2000) O senso comum considera a palavra "burocracia" como excesso de formalismo e de papelório. Tal idéia advém da ocorrência de conseqüências imprevistas (ou indesejadas) do modelo burocrático ideal defendido por Weber, às quais deu-se o nome de disfunções da burocracia. Entre essas disfunções incluem-se:
 
resistência a mudanças, exibição de sinais de autoridade, superconformidade em relação às regras e aos regulamentos e propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas.
 
resistência a mudanças, internalização das diretrizes, humanização do trabalho e enriquecimento de cargos.
 
despersonalização do relacionamento, resistência a mudanças, imperativo tecnológico e ambiente turbulento.
 
superconformidade em relação às regras e aos regulamentos, uso da categorização como técnica do processo decisório, imperativo ambiental e indolência sistemática. 
 
despersonalização do relacionamento, uso da categorização como técnica do processo decisório, grupos autônomos e racionalização científica.
 4a Questão 
A Teoria da Burocracia foi originada dentro da Administração por volta dos anos 40, em função de alguns aspectos da Burocracia na Administração. Assinale a alternativa que NÃO apresenta a Origem e Características da Burocracia.
 
Aparecimento dos estudos "Sociologia da Burocracia" oriundos do trabalho de Max Weber.
 
Fragilidade e parcialidade da Teoria das Relações Humanas e Teoria Clássica.
 
Surgimento da Psicologia nas organizações através das teorias de motivação e liderança.
 
Necessidade de um modelo racional de administração capaz de caracterizar todas as variáveis.
 
Crescente tamanho e complexidade das empresas exigindo modelos mais bem definidos.
 5a Questão 
Ao estudar as organizações, Elton Mayo, precursor da Escola das Relações Humanas, verificou que vários fatores, até então não apontados por outros estudiosos, podem influenciar a produtividade e a eficiência nas organizações. Marque a alternativa que não corresponde às conclusões do estudo de Elton Mayo.
 
A produtividade dos operários é influenciada pela relação dos mesmos com os gerentes.
 
O grupo tem influência sobre o comportamento individual.
 
A empresa deve bonificar o trabalhador com parte dos lucros, pois eles a auxiliam a conquistar as metas e os objetivos estabelecidos.
 
A organização do trabalho em si, padronização das ferramentas e dos equipamentos a serem utilizados pelos funcionários não constitui o fator de maior impacto sobre a produtividade dos operários, segundo a Teoria das Relações Humanas.
 
O desempenho das pessoas depende mais dos fatores físicos (iluminação, ruído, fadiga) e muito menos dos fatores emocionais e comportamentais (bom tratamento, reconhecimento pelo trabalho realizado, relacionamento amigável com a gerência).
 6a Questão 
A Teoria da Burocracia como proposta por Max Weber, inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade. Entre suas características NÃO podemos apontar:
 
Rotinas e procedimentos padronizados.
 
Importância dos grupos informais.
 
Caráter formal das comunicações.
 
Caráter legal das normas e regulamentos.
 
Caráter racional e divisão do trabalho.
 7a Questão 
A Teoria da Burocracia como proposta por Max Weber, inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade. Entre suas características NÃO podemos apontar:
 
Rotinas e procedimentos padronizados.
 
Caráter formal das comunicações.
 
Importância dos grupos informais.
 
Caráter racional e divisão do trabalho.
 
Caráter legal das normas e regulamentos.
 8a Questão 
A Escola Estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950. O impasse criado pela Escola Clássica e pela de Relações Humanas não foi superado pela teoria da burocracia. Surge, então, a Escola Estruturalista como consequência dos seguintes aspectos, EXCETO:
 
Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo não pode influenciar as pessoas que estão ao seu redor.
 
A repercussão dos resultados dos estudiosos estruturalistas na compreensão das organizações como um todo integrado e complexo.
 
A necessidade de visualizar a organização como um todo, e não como uma forma compartimentada e isolada. Nas organizações, existem muitas variáveis complexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.
 
Oposição entre os aspectos formais e os defendidos pelos autores da escola clássica informais, valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
 
A teoria faz uma análise crítica da organização formal. O surgimento do movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico, na busca de obter um relacionamento entre as ciências.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais