Buscar

TESTE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GST1746_A3_201301010596_V2 
Aluno: CARLOS ALBERTO DE SOUZA NOGUEIRA 
Matrícula: 201301010596
Disciplina: GST1746 - TEOR.GER.DA ADM.  
Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
1.A Teoria da Burocracia foi originada dentro da Administração por volta dos anos 40, em função de alguns aspectos da Burocracia na Administração. Entre os quais NÃO podemos apontar:
 
O aparecimento de estudos da sociologia da burocracia de Max Weber, que propôs um modelo de organização e aos administradores tentaram aplica-lo na prática em suas empresas.
 
Tornou-se necessário um modelo de organização racional, capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, assim como o comportamento dos membros dela participante.
 
A teoria clássica, assim como a teoria das relações humanas não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
 
O crescente desenvolvimento e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos e estruturados. 
 
Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo pode influenciar ou não as pessoas que estão ao seu redor.
2.Sobre tipologia de autoridade, assine a alternativa falsa:
 
Autoridade carismática é fortemente associada a líderes políticos, religiosos, revolucionários, heroicos, sociais, etc., no qual, todos possuem a capacidade de influenciar, como uma de suas principais características.
 
Segundo Max Weber, a tipologia de autoridade é composta por três tipos de autoridade: Racional/Legal, carismática e tradicional.
 
Autoridade legal é o único poder que pode exercer a função de líder ou chefe, vinculando o meio hierárquico no ambiente de trabalho.
 
Autoridade tradicional é vinculada a crença no passado e possui caráter conservador, patriarcal e patrimonialista.
 
Segundo Max Weber, a autoridade carismática é verdadeiramente pessoal, pois se refere a características de um líder.
3.(ENADE 2000) O senso comum considera a palavra "burocracia" como excesso de formalismo e de papelório. Tal idéia advém da ocorrência de conseqüências imprevistas (ou indesejadas) do modelo burocrático ideal defendido por Weber, às quais deu-se o nome de disfunções da burocracia. Entre essas disfunções incluem-se:
resistência a mudanças, exibição de sinais de autoridade, superconformidade em relação às regras e aos regulamentos e propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas.
 
despersonalização do relacionamento, resistência a mudanças, imperativo tecnológico e ambiente turbulento.
 
superconformidade em relação às regras e aos regulamentos, uso da categorização como técnica do processo decisório, imperativo ambiental e indolência sistemática. 
 
resistência a mudanças, internalização das diretrizes, humanização do trabalho e enriquecimento de cargos.
 
despersonalização do relacionamento, uso da categorização como técnica do processo decisório, grupos autônomos e racionalização científica.
4.Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi professor das Universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade através da criação da Teoria da:
Teoria Clássica.
Estruturalista.
Burocracia.
 
Relações Humanas.
 
Administração Científica
5.A Teoria da Burocracia foi originada dentro da Administração por volta dos anos 40, em função de alguns aspectos da Burocracia na Administração. Assinale a alternativa que NÃO apresenta a Origem e Características da Burocracia.
 
Fragilidade e parcialidade da Teoria das Relações Humanas e Teoria Clássica.
 
Necessidade de um modelo racional de administração capaz de caracterizar todas as variáveis.
 
Surgimento da Psicologia nas organizações através das teorias de motivação e liderança.
Aparecimento dos estudos "Sociologia da Burocracia" oriundos do trabalho de Max Weber.
Crescente tamanho e complexidade das empresas exigindo modelos mais bem definidos.
6.Ao estudar as organizações, Elton Mayo, precursor da Escola das Relações Humanas, verificou que vários fatores, até então não apontados por outros estudiosos, podem influenciar a produtividade e a eficiência nas organizações. Marque a alternativa que não corresponde às conclusões do estudo de Elton Mayo.
A empresa deve bonificar o trabalhador com parte dos lucros, pois eles a auxiliam a conquistar as metas e os objetivos estabelecidos.
 
O grupo tem influência sobre o comportamento individual.
O desempenho das pessoas depende mais dos fatores físicos (iluminação, ruído, fadiga) e muito menos dos fatores emocionais e comportamentais (bom tratamento, reconhecimento pelo trabalho realizado, relacionamento amigável com a gerência).
 
A produtividade dos operários é influenciada pela relação dos mesmos com os gerentes.
 
A organização do trabalho em si, padronização das ferramentas e dos equipamentos a serem utilizados pelos funcionários não constitui o fator de maior impacto sobre a produtividade dos operários, segundo a Teoria das Relações Humanas.
7.Em seus estudos Taylor verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Os autores Motta e Vasconcelos (2006) citam que Taylor concluiu que se o operário mais produtivo possui o mesmo salário que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Em seu livro Shop Management (1903), Taylor escreve sobre como recompensar o empregado que produz mais. Dadas as afirmativas:
I. A administração deve estabelecer salários iguais para que não haja atrito entre os funcionários, mesmo para aqueles que são mais produtivos.
II. Monitorar o desempenho de cada empregado requereu o estudo de métodos científicos para a padronização das operações e, assim, controlar e remunerar justamente.
III. A capacitação do operário pode comprometer seu desempenho na execução das tarefas de produção, uma vez que cada operário vai apreender da sua maneira, logo, podem ocorrer diferenças e conflitos interpessoais na empresa.
Assinale a alternativa que contenha a(s) frase(s) incorreta(s).
I e II.
 
Apenas, I.
 
Apenas, II.
I e III.
 
I, II, III.
8.A Escola Estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950. O impasse criado pela Escola Clássica e pela de Relações Humanas não foi superado pela teoria da burocracia. Surge, então, a Escola Estruturalista como consequência dos seguintes aspectos, EXCETO:
A repercussão dos resultados dos estudiosos estruturalistas na compreensão das organizações como um todo integrado e complexo.
 
Oposição entre os aspectos formais e os defendidos pelos autores da escola clássica informais, valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
 
Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo não pode influenciar as pessoas que estão ao seu redor.
 
A teoria faz uma análise crítica da organização formal. O surgimento do movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico, na busca de obter um relacionamento entre as ciências.
 
A necessidade de visualizar a organização como um todo, e não como uma forma compartimentada e isolada. Nas organizações, existem muitas variáveis complexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais