Buscar

Falta ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Falta ética, falta que a lei seja aplicada.
Essa é a opinião de presidente da Associação dos Profissionais da Segurança Pública (APS), professor de educação física, mestre em educação pela universidade federal do ceara, artista, e Sargento do Corpo de Bombeiros Reginauro de Souza, ao ser entrevistado pelas alunas do 2º semestre do curso de Direito da Faculdades Cearenses, Itana Alves e Tatiana Campos.
ANEXO 01	Fortaleza, 01 de setembro de 2017
Itana: O que são os crimes do Colarinho Branco no Brasil?
Reginauro: A respeito sobre o tema dos crimes do colarinho branco, como uma pessoa que acompanha a política, como uma pessoa que gosta de acompanhar a situação política do nosso pais e que lida muito próximo do campo do Direito. Infelizmente foi mais uma lei que foi criada no brasil para não funcionar. Na teoria nós temos uma legislação que é ampla que está cada vez mais robusta para atender a todas as necessidades e demandas do povo brasileiro mas que na pratica ela se torna cada dia mais ineficiente, principalmente quando se trata de leis que devem punir autoridades, a lei do colarinho branco o termo faz uma referência a questão justamente dos parlamentares, das autoridades que precisam sempre está de terno e gravata e por isso a lei do colarinho branco ficou popularizado como o crime do colarinho branco, por conta que o senário político brasileiro o meio político brasileiro e que as vezes a população não intende, ele(política) está viciado, existe um sistema que ele(sistema) favorece a corrupção, e a gente fica enquanto população numa perspectiva de que vamos mudar por exemplo a situação caótica que está no nosso pais nesse momento mudando pessoas quando na verdade nós não conseguiremos mudar a situação política do pais mudando pessoas, é tanto que a gente acompanhou e assistiu a população historicamente na história recente do pais, o grupo político que se colocava como defensor do direito do trabalhador, defensor do direito do pobre, defensor de uma política ética e igualitária, também acabou se rendendo ao jogo de interesse ao tráfico de influência a corrupção ativa e passiva, enfim das formas mais graves que poderiam ser praticadas por um membro das equipes do executivo por um membro do legislativo, então o que mostra é que na verdade nós temos um senário e que não adianta se dizer de boa vontade.
Tatiana: O senhor que acompanha de perto a política acha que a voz do povo é ouvida? Essas leis são criadas por quem precisam das brechas que lei pode trazer?
Reginauro: Sou suplente atualmente de vereador em uma perspectiva que estaria entrando na política para ser mais uma voz do povo pra tentar fazer a coisa mudar e o que nós vemos é que isso é completamente inoculo, é uma gota dentro de uma chapa gigante fervendo e que não consegui fazer efeito, vim de um trabalho de um parlamentar que a gente tem a possibilidade de acompanhar de perto eu sou realmente um colaborador do mandado do capitão Wagner e nós vemos muitos projetos que são do capitão Wagner para o benefício da sociedade, por exemplo, as leis que são aprovados no legislativos que não são aprovados no governo por ele ser um deputado de oposição. Quando é feito uma denúncia que toca aquilo que é grave por exemplo na gestão pública e que é feito por um deputado de oposição o governo tem maioria na assembleia e o projeto não é aprovado, isso é pra mostrar que não é feita de uma pessoa leiga que acompanha esse bastidor próximo, nós tivemos a extinção do tribunal de contas do município, são graves pra evitar esses tipos de crimes na corrupção no desvio desse dinheiro, mas os deputados que foram contrários a isso são uma esmagadora minoria perante a força da bancada governista do nosso estado, nós tivemos em Brasília uma prova disso agora, um presidente que já deveria ter sido deposto mas que no tráfico de influência, e olhe que nós tivemos agora nessa realidade do senário nacional, esses políticos estão sendo investigados pela operação lava a jato por crimes de corrupção por mensalão, propina, propina o duto. O que foi que a população brasileira assistiu ao vivo e a cores, a propina oficial, o que era a propina oficial? O presidente da república utilizando de suas prerrogativas, liberou bilhões em emendas parlamentares aprovando projetos de políticos de todas as vertentes possíveis para garantir os votos desses parlamentares. Por que estou chamando de propina oficial? Por que na teoria nós não podemos acusá-lo por ele ter comprado votos, mas na pratica esses votos foram comprados. Parlamentares foram a público dizer que estavam com seus projetos todos parados a mais de 2 anos e tiveram do dia para a noite liberação de 6 milhões. Um deputado do PR de goiás, ele teve aproximadamente 6 milhões em emendas parlamentares liberadas pelo governo do dia para a noite. Ele foi comunicado diretamente que estariam liberando as emendas. Todo mundo assistiu a isso, foi uma forma de comprar voto, mas comprando voto de forma oficial. Por ser uma propina legalizada não vai cair no crime de colarinho branco. Nós assistimos também o senador da república receber dinheiro, pedir dinheiro e ser liberado pelo judiciário e ser inocentado pelo supremos a ponto de voltar a assumir o seu mandato.Alunas Itana e Tatiana, alunas do 2º de semestre do curso Direito da Fac, ao lado do Presidente da APS e Sargento do Corpo de Bombeiros Reginauro Souza
Itana e Tatiane: No seu ponto de vista, o que precisa ser feito? Essas leis funcionam?
Reginauro: A nossa concepção de como acompanhamos a política de fato e de perto é que infelizmente nós precisamos de uma mudança geral e estrutural e que não passa apenas pelo poder executivo e legislativo, o judiciário está intrinsecamente implicado nesse processo de corrupção no nosso pais e que precisa também sofrer modificações. O poder que foi dado ao ministro do supremos é algo que hoje nós não podemos calcular, a forma como foi dispensada provas, as forma como foi inocentado os crimes, a forma como por exemplo o Gilmar mendes vem se comportando e fazendo trafico de influencias e liberando pessoas que de fato deveriam estar de trás das grades mostra que enquanto população nos estamos completamente a mercê desse jogo de interesses, dessa cultura que se instalou no nosso pais pois a corrupção virou cultural, pegando da pessoa que fura uma simples fila de posto de saúde pelo fato de conhecer uma técnica de enfermagem lá dentro do posto de saúde para botar o nome dele na frente até o ministro do supremo, até o presidente da república recebendo pessoas e com malas de dinheiro. Na teoria é mais uma lei que deveria estar servindo realmente para que a democracia abrasileira funcionasse, mas na pratica nós vemos que é um lei que se tornou inoperante por que quando ela vai ao encontro daqueles que são os próprios autores, os responsáveis por criar e fazer as leis e de fiscalizar as leis eles(criam as leis) realmente falta a ética, faltando que a lei seja aplicada sobre esses que praticam a lei e que apenas criam leis que sejam aplicadas sobre o mais fracos, mas também cortar na própria carne e estar pronto pra punir, fiscaliza e zelar o que é público e o que é patrimônio público pelo que é realmente de interesse do povo.

Outros materiais