Buscar

Julgamento de Nuremberg

Prévia do material em texto

O JULGAMENTO DE NUREMBERG
1) Analise jurídica, legal e constitucional do filme.
 Naquela época, não havia leis que tratavam do tema Direito internacional, então, podemos afirmar que, o julgamento foi ilegal e inconstitucional.
2) Críticas ao Tribunal – vários atos ilegais, inconstitucionais.
 A começar, pela escolha do promotor de justiça, um norte americano, onde seu desejo punir falava claramente mais alto, que quaisquer outros preceitos legais, não houve sequer o direito dos réus em serem defendidos por um advogado, não foi aceito nenhum tipo de manifestação nem apresentação de provas por parte dos acusados, em momento algum foram acusados, mas sim culpados e via-se o desejo de punição por parte da maioria dos envolvidos.
3) Qual foi o seu objetivo?
 O objetivo único e exclusivo foi de punição, digamos até que para o bel prazer dos acusadores.
4) O que foi o Tribunal de Nuremberg?
 Apesar de ainda não existir leis vigentes para o Direito internacional, foi o primeiro julgamento de tal nível que se tem conhecimento, onde o maior propósito, era julgar assassinatos em massa daquela época, executados por subordinados que cumpriam ordens, sem o direito de defesa. 
5) Analise dos seguintes princípios constitucionais, destacando a aplicação no Tribunal.
a- Legalidade: Não existia leis ou direito internacional legais e vigentes naquela época.
b- Contraditório: Não houve chance de defesa em nenhuma das partes acusadas e ainda assim, foram aplicadas penas diferentes a cada um deles.
c- Ampla defesa: Não foi assegurado a eles (os acusados) em momento algum a legitimada ampla defesa.
d- Duplo grau de jurisdição: Não houve nenhuma instância além da única e exclusiva deste júri, ou seja, não tiveram a chance de recorrer em nenhum momento do processo que fosse.
6) Foi um Tribunal de Exceção?
 Sim, todos os passos foram tomados para a punição de todos, desde a escolha de todo o corpo de jurados até ás sentenças aplicadas, assim alguns foram absolvidos e outros arbitrariamente condenados, sentenças diferentes para “supostos crimes” iguais.
7) Pode alguém ser condenado por ato não considerado como crime? Isso aconteceu no tribunal?
 No caso de Nuremberg, sim, pois, não há crime em cumprir uma ordem superior legal e vigente daquele Estado, e muitos foram condenados por tal ação.
8) Existiam crimes contra a humanidade ou foram criados para a condenação dos julgados?
 Foram criados para condenar os julgados, tanto que, alguns, já sentaram no banco dos réus como culpados.
9) Os julgadores eram imparciais? E a necessidade de imparcialidade do Juiz?
 Os julgadores foram parciais e arbitrários, influenciando até na opinião do Juiz que por sua vez deveria ser totalmente imparcial.
10) Eles fizeram justiça ou foram justiceiros? 
 Totalmente justiceiros, pois faltaram embasamentos jurídicos e legais para tal Júri.
11) Aplicação do Direito Positivo e Direito Natural no Tribunal.
 Direito Positivo não é aplicado, pois não há meios legais e constitucionais, cabíveis, porque os julgadores agiram por vontades próprias e pela sede de punição. 
 Já o Direito Natural, foi aplicado ao Júri e ficou a desejar para os acusados e julgados culpados, pois a suposta acusação, seria de crime contra a vida, porém, aos que foram condenados e apenas cumpriam ordens legais daquele tempo, também foram assassinados injustamente e ilegalmente falando.

Outros materiais