Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO – PROJETO TCC
SEMESTRE 2017.3
INFORMAÇÕES GERAIS
Nome: Alan Araujo de Souza
Matrícula: 201501012282
E-mail: araujosouzaalan@gmail.com
Nome da empresa: Art e mania Ind. e com. de conf. ltda 
Relatório referente ao período de: 11/09/2017 a 22/09/2017
1 Introdução
 Este relatório descreve as atividades por mim desempenhada como auxiliar administrativo na empresa Art e mania indústria e comércio e Confecção ltda, e tem a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de administração, em prática, através do desenvolvimento da disciplina estágio supervisionado . As atividades por mim desenvolvidas, foram de muita importância para minha formação profissional, pois eu pude vivenciar na prática tudo o ocorre dentro de uma organização.
Inicialmente será feito uma apresentação da empresa e as atividades nelas desenvolvidas.
2 Apresentação da empresa
Art e mania é uma empresa que atua no setor de moda intima feminina a 10 anos, que produz peças com excelência e qualidade e visando sempre o conforto de seus clientes. A empresa fica situada no distrito de Conselheiro Paulino em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, a empresa se desenvolveu muito durante esses dez anos, passando a ter em seu catálogo um número muito grande de modelos de variadas peças. Art e mania fornece peças para lojas nas regiões; sudeste, centro-oeste e sul. Contando com mais de 20 colaboradores a empresa produz em média 20 mil peças por mês. Em seu mostruário a peças como: calcinha adulto, sutiã de bojo, conjuntos de calcinha e sutiã e também moda praia.
3 Programação das atividades
Atividades realizadas:
1º dia - 11/09/2017: Ao chegar na empresa conheci todos os setores da mesma, logo após fui para a parte administrativa também conhecer os diversos setores da administração. Como primeira atividade realizada auxiliei na criação de algumas planilhas e também na organização das contas a pagar. Pude vivenciar e acompanhar algumas negociações com credores e devedores. 
2º dia - 12/09/2017: Auxilio no estoque; conferência de matéria prima, realizar pedidos aos fornecedores de matérias prima que estavam em falta, receber e conferir as matérias primas que chegavam.
3º dia - 13/09/2017: Emissão de pedidos, emissão de notas fiscais, participar de reunião com os gestores da empresa.
4º dia – 14/09/2017: Auxilio no Rh da empresa; auxiliando no cálculo das horas extras, ligando para a empresa responsável pelo vale compras e vale combustível, organizar documentos referentes aos funcionários. 
5º dia – 15/09/2017: Emitir notas fiscais, realizar pedidos de matéria primas, despachar mercadorias para a transportadora, conferir estoque.
6º dia – 18/09/2017: Organização de arquivos, receber e conferir as matérias primas, auxiliar na organização do estoque.
7º dia -19/09/2017: Conhecer todo o processo de logística, atuar como auxiliar de logística.
8º - 20/09/2017: Atuar como auxiliar de logística, emitir notas fiscais.
9º - 21/09/2017: Organização de contas a pagar e receber, organização de arquivos.
10º - 22/09/2017: Atuar como auxiliar de logística.
4 Atividades desenvolvidas 
As atividades desenvolvidas foram das mais variadas como: emitir notas fiscais, emitir pedidos, organizar documentos e contas a pagar e receber, conferência de matéria – prima enfim. Pude realizar atividades dentro da logística, podendo aprofundar bastante os conhecimentos dentro dessa área e colocar em prática o que estudei em aula. Foi muito interessante sair da teoria e ir para a pratica, poder desenvolver os conhecimentos adquiridos em aula foi muito bom. A empresa realiza de tempos em tempos treinamentos e eu pude participar de um treinamento com o pessoal de vendas, o que me permitiu agregar valores e conhecimento.
5 Projeto de pesquisa aplicada 
5.1 Tema delimitado
 Logística empresarial como estratégia competitiva.
5.2 Contextualização do problema
Visto diante do cenário atual que a pontualidade das entregas dos produtos e também a qualidade são critérios importantíssimos na competitividade das empresas a logística vem assumindo um papel primordial, pois os clientes exigem rapidez e qualidade. A logística vem sendo utilizada como forma de se fazer com que tudo funcione perfeitamente, por isso a mesma assume um papel que atua desde a compra dos insumos até a entrega ao cliente.
 
5.3 O problema
Como a logística empresarial pode ajudar na competitividade das empresas?
5.4 Objetivos
Geral 
Demonstrar como as empresa podem se tornar competitivas tendo uma logística empresarial bem formulada e organizada, fazendo a ligação entre os diversos setores da empresa.
Específico 
Demostrar como a logística vem adquirindo significativa importância no ambiente empresarial.
Identificar cada atividade logística executada na empresa.
Analisar como o gerenciamento destas atividades é exercida na empresa na busca da garantia de um nível de serviço adequado à satisfação dos clientes.
5.5 Referencial teórico
Autor: Ronald H. Ballou. Segundo Ballou (1998) a logística empresarial pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes, utilizando todo o processo de fabricação dentro da empresa.
Autor: Martin Christopher. Christopher aborda como a logística cria valor para os clientes, os custos para medir o desempenho, a cadeia responsiva.
5.6 Metodologia
A metodologia terá embasamento de forma exploratória com fontes referenciais secundarias tais como: pesquisa em sites, livros, artigos e revistas. E no assunto será abordado resultados quantitativos e qualitativos. 
5.7 Bibliografia
Ballou, H. Ronald. Logística empresarial: transporte, administração de materiais, distribuição física. São Paulo, Atlas, 2010.
Christopher, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo, cencage learnig. 2011
6 Comentários e conclusões 
Ao terminar o estágio estou muito satisfeito, pois pude colocar em prática tudo o que aprendi em aula, ao sair da teoria e passar para a prática nos dá um bom embasamento do que é realmente vivido dentro da organização. O estágio é de suma importância, pois já vai nos preparando para o futuro, conviver com os profissionais da administração me motivou mais ainda a querer essa profissão, tive experiência com profissionais capacitados e de extrema competência. Ao atuar na área da logística pude ver o empenho da empresa em se preparar ao máximo para fazer com que todo o processo de produção funcionasse bem, garantindo qualidade e rapidez.
É muito interessante ver como tudo o que aprendemos em aula é posto em prática, realmente fica difícil se formar sem antes ter esse contato através do estágio.

Outros materiais