Buscar

Portifolio Fase 1 2018

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GABRIELA CARIZIA MARTINS, 2175018
PORTIFÓLIO 
UTA ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA
UTA MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
MÓDULO A – FASE I
CACHOEIRINHA – RS
2018 
A LEI E O DIA A DIA NO ESPORTE E LAZER
Vida e Saúde academia – Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, 247. Cachoeirinha – RS
Live Fit Academia – Av. do Forte, 171. Porto Alegre- RS
Em observação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, a qual garante o direito ao esporte em igualdade com as demais pessoas, optei por fazer minhas observações em duas academias localizadas em cidades diferentes, nas quais já exerço algumas atividades no meu dia a dia. 
Ambas possuem excelentes instalações, com equipamentos novos, banheiros limpos e salas de ginástica climatizadas. Piso de excelente material, sem desníveis. Os instrutores e demais professores se demonstram bastante interessados e dispostos a auxiliar seus alunos. Ambientes perfeitos para quem procura um local para prática esportiva, porém não atende as exigências mínimas para um portador de alguma necessidade especial. 
 Durante os horários nos quais estou presente nas academias citadas, entre 18:00 e 21:30, dos 6 instrutores que conversei, apenas um possui um curso específico para recuperação de lesões, o restante ainda está em formação ou somente a formação de bacharel, nenhuma capacitação para atendimento de deficientes físicos. 
 Observando o restante das instalações, os banheiros embora bem estruturados, não possuem o mínimo necessário de segurança para atendimento de um cadeirante ou um deficiente visual. Os bebedouros são tamanho padrão, o dificulta até uma criança de alcançá-lo. Ambas possuem uma roleta na entrada, sem nenhuma outra opção de acesso aos seus interiores. Chegando então a observação final talvez a mais importante: ambas ficam localizadas em avenidas de grande movimento, no segundo andar com acesso somente via escadas. 
 Embora ambas possuam excelentes instalações, nenhuma possui condições mínimas de atender portadores de necessidades especiais, quanto condições de cumprir a lei.
 As mesmas, não atendem esses mínimos detalhes, pois seu público alvo não inclui portadores de deficiência, talvez algum idoso, mas no geral seguem um modelo baseado num público que busca uma marca ou uma referência comercial, não o público que exigirá investimentos mais altos em reformas nas estruturas. Mesmo a lei da inclusão sendo muito bem estruturada, no dia a dia podemos perceber que ela não se aplica em muitos lugares, não somente nos espaços de lazer e esportes. Percebe-se também a falta de profissionais com capacitação para atender essas mesmas necessidades.
 De acordo com o último Censo demográfico (2010), 45,6 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Esse número representa 23,9% da população brasileira.
	Diante de um número extremamente relevante de pessoas com deficiência, cabe a cada um nós auxiliar e exigir que a inclusão seja respeitada e que a lei realmente seja posta em prática. Que estes tenham acesso e também opções para seu dia a dia. E que em um futuro bem próximo ao menos, o simples direito de ir e vir do cidadão possa ser respeitado.
Referências:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/16794-pessoas-com-deficiencia-adaptando-espacos-e-atitudes.html

Outros materiais