Buscar

Estudo Dirigido Neuro fisologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biologia para Saúde (Enfermagem-Nutrição) / 2014-2
Fisiologia do Sistema Nervoso
Estudo Dirigido
Professor: Filipe Braga
Propriedades Gerais dos Sistemas Sensoriais
Defina “receptor sensorial”.
Explique como a transdução sensorial converte estímulos químicos/físicos em potenciais graduados/potenciais receptores.
Explique a diferença entre potencial graduado e potencial de ação.
Defina “limiar de estimulação para um receptor sensorial”.
A primeira célula sensorial capaz de transduzir o estímulo físico/químico ambiental em informação celular é uma célula sensorial de primeira ordem/primária na sequência de transmissão da informação sensorial. Se esta célula for um neurônio, ela poderá ser chamada, especificamente, de neurônio sensorial de primeira ordem/primário. Caso esta célula seja uma célula epitelial, ela será chamada, apenas, receptor sensorial de primeira ordem/primário, sendo esta denominação também válida para o caso da célula sensorial ser um nerônio. Considerando um receptor sensorial de primeira ordem/primário, explique o conceito de campo receptor/receptivo.
As células sensoriais de segunda ordem/secundárias serão sempre neurônios. Tendo em conta os campos receptores/receptivos de neurônios sensoriais de segunda ordem/secundários, explique qual seria a diferença entre um campo receptivo com alta convergência para um de baixa convergência. Qual dos dois campos receptores favorece uma melhor definição espacial, ou seja, a discriminação de dois estímulos distintos.
Explique por quê o mecanismo de inibição lateral aumenta o contraste e torna mais fácil a percepção de um estímulo.
Sistema Auditivo
Como podemos definir “audição”?
Qual a faixa de frequência possui maior acurácia de detecção pelo sistema auditivo humano?
Explique a diferença entre frequência, amplitude/intensidade e timbre.
Quais seriam as principais funções da orelha externa?
Qual a impotância do funcionamento dos ossículos presentes na orelha média?
A qual tipo de tecido pertence as células receptoras sensoriais do sistema auditivo?
Explique, de forma sucinta, qual é o mecanismo básico para que ocorra a estimulação dos receptores sensoriais auditivos e tenha início a transdução audioneural.
Agora, explique, sucintamente, o que ocorre com a frequência de potenciais de ação nos neurônios de segunda ordem quando as células ciliadas são excitadas (despolarizadas) e quando as células ciliadas são inibidas (hiperpolarizadas).
Explique quais são as diferenças nos potenciais receptores das células ciliadas quando um estímulo sonoro é mais intenso do que um outro estímulo sonoro, ou seja, quando o volume de um estímulo é percebido como maior do que um de outro estímulo. Diga também, em qual dos casos mais fibras neurais de segunda ordem são recrutadas.
Apesar de ser reconhecido como um mecanismo protetor, o reflexo de atenuação também apresenta outra função considerada primordial. Qual seria esta função? 
Explique como, na cóclea, tem início a decodificação dos tons (distinção entre tons agudos e graves)
A tonotopia inicia-se na cóclea e chega até o córtex auditivo primário (A1). Explique o conceito de tonotopia.
Explique, brevemente, como o timbre (ondas complexas de fontes sonoras diferentes) é codificado na cóclea e identificado pelo córtex auditivo primário.
Sistema Vestibular e Equilíbrio
O equilíbrio depende de informações sensoriais de três sistemas detectores: visual, somatosensorial e vestibular. Os órgãos vestibulares receptores do equlíbrio são as ampolas presentes na base dos canais semi-circulares e nas máculas do sáculo e do úrtículo. 
Explique como a rotação angular da cabeça (movimentos laterais) ativam as ampolas.
Explique como a deflexão para cima ou para baixo, assim como aceleração da cabeça para frente ou para trás é capaz de ativar as máculas. (destaque a importância dos otólitos)
Somestesia
Defina somestesia e explique as principais submodalidades deste sentido.
Que tipo de fibra nervosa conduz as informações do tato discriminativo até o sistema nervoso central (SNC)? Através de qual região da medula elas ascendem até o bulbo? Onde elas estabelecem contatos com os neurônios sensoriais de segunda ordem? Onde as informações do tato discriminativo cruzam a linha média para serem enviadas ao tálamo contra-lateral?
A informação sensorial do tato discriminativo é conduzida, ascendentemente, pelos feixes grácil e cuneiforme. De quais regiões do corpo eles recebem informações, respectivamente? Em quais núcleos bulbares, respectivamente, eles estabelecem sinapses com os neurônios de segunda ordem? 
No bulbo, o núcleo principal do trigêmeo recebe aferências do nervo trigêmeo. De qual região este nervo coleta infomações relativas ao tato discriminativo?
Agora que você descreveu a via ascendente do tato discriminativo nas respostas 2, 3 e 4; utilize o mesmo grau de detalhamento para descrever a via ascendente do tato grosseiro.
A somatotopia pode ser observada em diversos níveis do sistema nervoso central. Considerando o córtex sensorial primário, explique o conceito de somatotopia (lembre-se do homúnculo)
Os neurônios tremorreceptores detectam a variação de temperatura de que forma?
A informação de sensibilidade térmica cutânea utiliza que tipo de via ascendente: tato discriminativo ou tato grosseiro? Justifique sua resposta.
A sensibilidade dolorosa pode ser conduzida ao SNC através das fibras A ou C. A qual tipo de dor estas fibras servem?
Outra classificação que pode ser aplicada a sensibilidade dolorosa é a de dor exteroceptiva e dor interoceptiva. Qual a diferença de vias entre estas duas?
Explique por quê ocorre o fenômeno da dor referida?
Explique por quê, após uma pancada no braço, esfregá-lo diminui a dor sentida?
Para qual região cortical são enviadas as informações sensoriais obtidas das vísceras? Qual as consequências do processamento cortical destas infomações sensoriais viscerais?
Olfação e Gustação
Por quê as vias que conduzem a informação olfatória para o córtex são consideradas distintas das vias que conduzem todas as demais modalidades de informações sensoriais para o córtex?
A que tipo de tecido pertencem as células sensoriais receptoras dos estímulos químicos olfatórios?
Explique como as substâcias químicas presentes no ar podem ativar receptores membranares presentes nas células receptoras presentes na mucosa nasal. Explique a importância de proteínas ligadoras para a detecção de substâncias lipofílicas.
Descreva os detalhes da quimiotransdução iniciada pela ligação de uma molécula odorante a um receptor.
Defina “espectro receptor”.
Como não existem receptores de membrana específicos para todos os odorantes, como pode ser explicado a percepção de diferentes odores mesmo que dois odorantes ativem um mesmo receptor?
Os receptores para os odorantes estão espalhados por toda a mucosa nasal, no entanto, no bulbo olfatório, apenas alguns glomérulos recebem informações de um determinado tipo de receptor. Isto ocorre pois as fibras olfatórias de primeira ordem convergem para apenas poucos glomérulos. Qual a importância da distribuição espalhada dos receptores na mucosa nasal? E da convergência das fibras olfatórias no bulbo?
Qual nome do núcleo bulbar que recebe as aferências gustatórias? Quais são os nervos que levam estas informações para este núcleo?
Qual núcleo talâmico recebe as informações gustatórias provenientes do bulbo? E qua é a região cortical primária para o paladar?
Quais são os sabores básicos? Indique os receptores de membrana associados a cada um destes sabores.
Descreva a transdução sensorial para estes sabores básicos.
Controle Motor
Explique por quê um músculo (por exemplo, bíceps) é controlado por diversos segmentos da medula espinal. Como são nomeados os neurônios que enviam a informação final para se iniciar uma contração muscular. Onde eles se localizam no “h”medular?
Defina “unidade motora”
Descreva o reflexo miotático detalhadamente, ou seja, desde os receptores sensoriais até os efetores.
Descreva os reflexomiotático inverso detalhadamente, ou ou seja, desde os receptores sensoriais até os efetores.
Visão
A luz visível pode ser definida como ondas eletromagnéticas num espectro que varia de um comprimento de onda de 400 a 700 nanômetros (nm). Estas ondas são detectadas pela retina e a trandução sensorial converte esta energia luminosa em informação celular. Descreva, em detalhes, a trandução sensorial que ocorre quando um fóton (luz) atinge um bastonete (fotorreceptor) que estava inicialmente no escuro.
Por que a falta de vitamina A pode causar cegueira noturna?
Quais são as possíveis causas da miopia. Por quê? Que tipo de lentes devemos utilizar para corrigí-la?
Quais são as possíveis causas da hipermetropia. Por quê? Que tipo de lentes devemos utilizar para corrigí-la?
Como reflexos espúrios de raios luminosos dentro do globo ocular são eliminados?
Comente as principais diferenças funcionais dos cones e bastonetes. Comente também a distribuição destes na retina.
Por que a retina central (fóvea) possui uma alta resolução e a retina periférica possui uma baixa resolução (utilize o conceito de convergência para responder esta questão)
O que é o ponto cego? Por que na visão binocular (com os dois olhos) nenhuma região do campo visual é negligenciada, ou seja, por quê a negligência de uma região do campo visual só ocorre quando nossa visão é monocular?

Outros materiais