Buscar

Questões sobre Direito Tributário

Prévia do material em texto

1.
		Considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n.º 101/2000), examine as assertivas abaixo elencadas e marque a alternativa correta. Justifique a sua resposta, citando, inclusive, o direito positivo:
I - A Lei de Responsabilidade Fiscal, na qualidade de lei de normas gerais, revogou a Lei n.º 4.320/64;
II - A despesa total com pessoal é limitada a 50% da receita corrente líquida, no que se refere aos Estados e à União;
III - O Distrito Federal, por não ser ente da Federação, não é atingido pela Lei de Responsabilidade Fiscal;
IV - Dentre os objetivos perseguidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, destaca-se o equilíbrio orçamentário, só passível de ser obtido através do planejamento fiscal.
ASSINALE agora a letra adequada:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II, e III estão corretas.
	
	
	Tão-somente a afirmativa IV está correta.
	
	
		2.
		Referem-se ao objeto de estudo do Direito Tributário as receitas:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Aleatórias.
	
	
	Patrimoniais.
	
	
	Facultativas.
	
	
	Originárias.
	
	
	Derivadas.
	
	
		3.
		Com a gradativa evolução das despesas públicas, para atender às mais diversas necessidades coletivas, tornou-se imprescindível ao Estado lançar mão de uma fonte regular e permanente de recursos financeiros. Assim, assentou-se sua força coercitiva para a retirada parcial das riquezas dos particulares, sem qualquer contraprestação. Dessa forma, o tributo, passou a ser a principal fonte dos ingressos públicos, necessários ao financiamento das atividades estatais, chegando aos dias de hoje ser obrigatório o pagamento de tributos por meio de lei. No Brasil, de acordo com a Lei n. 4.320/64, a receita pública arrecadada com os tributos pode ser classificada como:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	receita patrimonial.
	
	
	receita de capital.
	
	
	transferência de capital
	
	
	receita corrente.
	
	
	transferência corrente.
	
	
		4.
		Assinale a alternativa correta quanto as despesas destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive para obras de conservação, são classificadas como:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	empréstimos.
	
	
	investimentos.
	
	
	despesas de capital.
	
	
	inversões financeiras.
	
	
	despesas de custeio.
	
	
		5.
		ASSINALE A OPÇÃO CORRETA - A lei orçamentária anual compreenderá:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	orçamento fiscal, orçamento de investimentos das empresas estatais e orçamento da seguridade social.
	
	
	o orçamento fiscal e da seguridade social, em conjunto, cujas receitas têm natureza social, e o das empresas estatais em separado.
	
	
	o orçamento fiscal, abrangendo este orçamento de investimentos das empresas estatais e da seguridade social, sendo, um só, portanto
	
	
	o orçamento fiscal e dos investimentos estatais juntos, e o orçamento da seguridade social separado.
		2.O artigo 5º do Código Tributário Nacional determina que os tributos dividem-se em:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Impostos, taxas, contribuições sociais, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório, e contribuição de iluminação pública.
	
	
	Impostos, taxas, contribuições sociais, contribuições de melhoria e empréstimo compulsório.
	
	
	Impostos, taxas, contribuições sociais e contribuições de melhoria.
	
	
	Impostos, taxas e contribuições de melhoria.
	
	
	Impostos, contribuições sociais e contribuições de melhoria.
	
	
		2.
		Trata-se de tributos de competência municipal a instituição de:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Contribuição de melhoria e imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.
	
	
	Imposto sobre serviços de qualquer natureza e Imposto sobre a transmissão de bens imóveis por ato inter vivos a título oneroso.
	
	
	Contribuição social dos servidores municipais para custeio de regime previdenciário próprio e imposto sobre produtos industrializados.
	
	
	Imposto sobre a transmissão de bens imóveis por ato inter vivos a título oneroso e imposto sobre produtos industrializados.
	
	
	Imposto sobre a propriedade territorial urbana e imposto sobre a propriedade territorial rural.
	
	
		3.
		VI Exame de Ordem Unificado 
A competência tributária não se confunde com a capacidade tributária ativa. Aquela se traduz na aptidão para instituir tributos, enquanto esta é o exercício da competência, ou seja, a aptidão para cobrar tributos. Nesse sentido, é correto afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	em Território Federal, os impostos estaduais são de competência da União. Caso o Território não seja dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais também são de competência da União.
	
	
	a União pode instituir, via lei ordinária, impostos além dos previstos na Constituição, mediante dois requisitos: que eles sejam não cumulativos e que não tenham fato gerador próprio dos impostos já previstos constitucionalmente.
	
	
	compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos, taxas, contribuições de melhoria, assim como as contribuições para o custeio do serviço de iluminação pública.
	
	
	em virtude do princípio federativo, que, entre outras consequências, delimita entre os entes políticos o poder de tributar, ao Distrito Federal compete apenas instituir espécies tributárias próprias dos Estados-membros da federação.
	
	
		4.
		Em relação às espécies tributárias, assinale a afirmativa CORRETA:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	As taxas cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, poderão ter base de cálculo própria de impostos.
	
	
	A União não poderá instituir, mediante lei ordinária, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, na iminência ou no caso de guerra externa, os quais deverão ser suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação.
	
	
	A contribuição de melhoria é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
	
	
	Os impostos são tributos vinculados a quaisquer atividades estatais relacionadas ao contribuinte, sendo vedada a vinculação de suas receitas a órgãos, fundos ou receitas, salvo exceções constitucionalmente previstas.
	
	
	Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de atuação nas respectivas áreas.
	
	
		5.
		Sobre características das espécies de tributos, é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O empréstimo compulsório é um tributo de competência comum e pode ser instituído por medida provisória em caso de investimento urgente.
	
	
	A contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública é de competência exclusiva dos Estados e Distrito Federal.
	
	
	Imposto é o tributo cuja obrigação tributária tem por fato gerador uma atividade estatal específica.
	
	
	Taxa é o tributo cuja obrigação tributária tem por fato gerador uma obra pública.
	
	
	Contribuição de melhoria é uma espécie de tributo vinculado a uma prévia atividade estatal, qual seja, obra pública, que valorize o imóvel do proprietário.1.
		A União criou um novo imposto não previsto na CF mediante lei complementar sobre a propriedade de veículos de duas rodas não motorizados, que adota fato gerador e base de cálculo diferente dos demais discriminados na Constituição. Nessa situação, a União terá feito uso de competência:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	B) residual.
	
	
	C) cumulativa.
	
	
	D) extraordinária.
	
	
	A) comum.
	
	
		2.
		XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Uma obrigação tributária referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve seu fato gerador ocorrido em 1º de junho de 2012. O débito foi objeto de lançamento em 21 de janeiro de 2014. A inscrição em dívida ativa ocorreu em 02 de junho de 2014. A execução fiscal foi ajuizada em 21 de outubro de 2014 e, em 02 de março de 2015, o juiz proferiu despacho citatório nos autos da execução fiscal. Considerando que o contribuinte devedor alienou todos os seus bens sem reservar montante suficiente para o pagamento do tributo devido, assinale a opção que indica o marco temporal, segundo o CTN, caracterizador da fraude à execução fiscal, em termos de data de alienação
		Quest.: 2
	
	
	
	
	02 de junho de 2014
	
	
	21 de outubro de 2014
	
	
	02 de março de 2015
	
	
	21 de janeiro de 2014
	
	
		3.
		Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I) O princípio da não afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias.
II) O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas.
III) O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
IV) O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
	
	
	Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.
	
	
	Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
	
	
	Nenhuma das afirmativas acima está correta.
	
	
	Todas as afirmativas acima estão corretas.
	
	
		4.
		Na ausência de lei específica dos entes federados, definindo as obrigações de pequeno valor (OPV) nos termos do art. 100, § 3º da Constituição Federal, não se submeterão ao regime de precatórios as condenações de valor igual ou inferior a:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	30 salários mínimos, para os Estados e 20 salários mínimos, para os Municípios
	
	
	valor do maior benefício do regime geral de previdência social
	
	
	20 salários mínimos, para os Estados e 10 salários mínimos, para os Municípios
	
	
	30 salários mínimos, para do Distrito Federal
	
	
	40 salários mínimos, para os Estados e 30 salários mínimos, para os Municípios
	
	
		5.
		Com a gradativa evolução das despesas públicas, para atender às mais diversas necessidades coletivas, tornou-se imprescindível ao Estado lançar mão de uma fonte regular e permanente de recursos financeiros. Assim, assentou-se sua força coercitiva para a retirada parcial das riquezas dos particulares, sem qualquer contraprestação. Dessa forma, o tributo, passou a ser a principal fonte dos ingressos públicos, necessários ao financiamento das atividades estatais, chegando aos dias de hoje ser obrigatório o pagamento de tributos por meio de lei. No Brasil, de acordo com a Lei n. 4.320/64, a receita pública arrecadada com os tributos pode ser classificada como:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	receita corrente.
	
	
	transferência de capital
	
	
	receita patrimonial.
	
	
	receita de capital.
	
	
	transferência corrente.
		1.
		A União concedeu isenção, pelo prazo de cinco anos para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as indústrias de veículos automotores terrestres que cumprissem determinadas condições. Sobre a isenção tributária, é possível afirmar que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a União poderá, a qualquer tempo, revogar ou modificar a isenção concedida e cobrança o tributo será imediata.
	
	
	as indústrias de veículos automotores terrestres estão dispensadas do cumprimento das obrigações acessórias.
	
	
	as indústrias de veículos automotores terrestres não estão dispensadas do cumprimento das obrigações acessórias, pois elas são independentes da existência da obrigação principal.
	
	
	as indústrias de veículos automotores terrestres estão dispensadas do cumprimento da obrigação principal e das obrigações acessórias.
	
	
		2.
		O indivíduo a quem a lei atribua dever de pagar determinado tributo é considerado, segundo o CTN
		Quest.: 2
	
	
	
	
	sujeito passivo, independentemente de ter ou não relação pessoal e direta com a situação que constitua o fato gerador
	
	
	sujeito ativo, independentemente de ter ou não relação pessoal e direta com a situação que constitua a fato gerador
	
	
	devedor, tendo em vista
	
	
	responsável, em razão de ter relação pessoal e direta com a situação que constitua o fato gerador
	
	
	contribuinte, porque, independentemente de ter relação pessoal e direta com a situação que constitua o fato gerador, sua obrigação decorre da lei
	
	
		3.
		Determinado Município realiza uma grande obra viária acarretando valorização imobiliária no entorno da obra pública. Diante do fato, o Município institui um novo tributo de acordo com tal valorização do patrimônio do particular. O tributo aqui disposto se refere a:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Contribuição social.
	
	
	Contribuição de melhoria.
	
	
	Imposto.
	
	
	Empréstimo compulsório.
	
	
	Taxa.
	
	
		4.
		Os tributos são formas de o Estado moderno viabilizar os seus fins, que se objetivam por intermédio da obrigação tributária, que, precipuamente, irá determinar o atingimento das políticas públicas e, por isso, regem-se por normas específicas. Nesse sentido, assinale a opção correta em relação à obrigação tributária:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público ou privado titular de competência para exigir o seu cumprimento; o sujeito passivo da obrigação é a pessoa obrigada pelo pagamento do tributo ou pena pecuniária.
	
	
	Somente a lei pode estabelecer a majoração de tributos ou a sua redução.
	
	
	Do emprego da analogia pode resultar a exigência de tributo; o emprego da equidade poderá resultar a dispensa do pagamento do tributo devido.
	
	
	A obrigação acessória, ainda que pelo fato de sua inobservância, não se converte em obrigação principal, mesmo que em relação à penalidade pecuniária.
	
	
	A obrigação tributária principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
	
	
		5.
		(OAB-38º Exame de Ordem) - Duas pessoas físicas, maiores e capazes, celebram contrato de locação de imóvel residencial no qual é estipulado que a responsabilidade pelo pagamento do imposto sobre a renda incidente sobre o aluguel será do locatário, que o descontará do valor pago pela locação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O contrato é absolutamente ineficaz e inválido, por transferir a outra pessoa, que não a legalmente responsável, a obrigação pelo pagamento de imposto.
	
	
	O contrato é válido e produz efeitosentre as partes, mas é ineficaz perante a fazenda pública, pois as convenções particulares, salvo disposições de lei em contrário, não podem definir a responsabilidade pelo pagamento de tributo de modo diverso do previsto na lei tributária.
	
	
	O contrato é válido e eficaz até mesmo perante a fazenda pública, pois o imposto de renda admite a retenção na fonte, havendo transferência da responsabilidade tributária para quem efetua o pagamento.
	
	
	O contrato é válido, e a responsabilidade tributária, no caso, passa a ser solidária, podendo a fazenda pública exigir o imposto de qualquer das partes contratantes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes