Buscar

Exercícios sobre Saúde Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TDE – 7 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1 - Considerando que, a infecção por Mycobacterium bovis é uma importante causa de morbi-mortalidade em todo o mundo e se constitui em uma das prioridades da Saúde Pública, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, incluiu no calendário básico de vacinação da criança desde 1973, a vacina BCG, em todo o território nacional. Qual a via de administração, volume e a faixa etária recomendada para iniciar o esquema vacinal desse imunobiológico:
a) SC/ 0,1 ml/ ao nascer
b) IM/ 0,5 ml/ 2 meses
c) ID/ 0,1 ml/ ao nascer
d) IM/ 0,1 ml/ 3 meses
e) IM/ 0,5 ml/ ao nascer
2 - De acordo com o Caderno 23 do Ministério da Saúde “Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe”. Marque a alternativa incorreta acerca do aleitamento materno. Justifique sua resposta:
a) Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas.
b) Crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior, de desidratarem e de morrerem por diarréia, quando comparadas com as amamentadas.
c) A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado
d) Redução na prevalência de câncer de mama. Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação. 
e) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é, muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.
3 - O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco na história recente da cidadania de meninos e meninas brasileiras, pois garante direitos e deveres a crianças e adolescentes, determinando à família, à sociedade, à comunidade e o Estado a co-responsabilidade pela sua proteção integral. Com relação ao direito à vida e à saúde assinale a opção incorreta. Justifique sua resposta:
A) A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. 
B) O Estatuto da Criança e do Adolescente incumbe ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e a nutriz que dele necessitem.
C) O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral dos pais e da família, nos casos de internação de criança ou adolescente.
D) Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e privados, são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de 18 anos, no mínimo.
E) Os hospitais são obrigados a proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar apoio aos pais
4 - O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. Em relação a essa temática assinale a afirmativa INCORRETA. Justifique sua resposta:
A partir da consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é também possível estabelecer condutas curativas dirigidas aos processos patológicos presentes e o estabelecer condutas preventivas, adequadas à cada idade, sobre vacinação, alimentação, estimulação e cuidados gerais com a criança, em um processo contínuo de educação para a saúde.
As informações sobre peso e desenvolvimento infantil coletadas durante a avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança facilitam o diálogo e o aconselhamento com a mãe ou responsável, partindo-se de indicadores de saúde de fácil compreensão e próximos a seu universo cultural.
A forma mais adequada de acompanhar o crescimento de uma criança nos serviços básicos de saúde é o registro periódico do peso no Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança.
O Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança possui um eixo vertical e um eixo horizontal. O eixo vertical corresponde ao peso em quilogramas. Inicia-se com 1 kg e aumenta de 1 em 1 kg.
O Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança possui um eixo vertical e um eixo horizontal. O eixo horizontal corresponde à idade da criança em meses e vai do nascimento (0 meses) até 24 meses.
5 - Você está na sala de parto, sendo o enfermeiro responsável pelos cuidados imediatos do RN, ao avaliá-lo você observa as seguintes características: que nasceu completamente rosado, com 120 de frequência cardíaca, choro forte, movimentos ativos e espirrou quando estimulado com sonda, portanto este RN apresenta um índice de apgar correspondente a (1,0): 
7
8
10
11
12
6 - Marina está no alojamento conjunto da maternidade e tem dúvidas quanto ao período que ela deve fazer o teste do pezinho em seu filho, você como enfermeiro responsável pelas orientações às puérperas deve informá-la sobre o período certo, pois o Teste de Triagem Neonatal tem como objetivo detectar precocemente doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, etc. De acordo com o Ministério da Saúde você deve orientá-la para que a coleta seja feita preferencialmente. Justifique sua resposta:
Logo após o parto
Nas primeiras 24 horas de vida da criança
Entre o 1º e 3º dia de vida da criança 
Entre o 3º e o 7º dia de vida da criança
Quatro horas após a primeira mamada

Outros materiais