Buscar

O Dilema de Guilherme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O dilema de Guilherme – Estudo de caso
O dilema de Guilherme é um estudo de caso que procura demonstrar a importância do planejamento da carreira, que antes de tudo implica ter a consciência de que o futuro se constrói no presente e de que as nossas decisões são frutos da clareza do que queremos no futuro.
Tudo começou numa pequena fábrica onde Guilherme foi admitido há exatamente 20 anos. Guilherme começou atuando na área financeira, responsável por contas a pagar, contas a receber, área fiscal e apoio de contabilidade.
Algum tempo se passou e a fábrica foi crescendo. Certo dia, Guilherme foi chamado à sala do diretor (dono da empresa) que se dirigiu a ele com muito descaso, criticando o trabalho que havia feito – o fluxo de caixa não retratava a realidade. Guilherme tentou lhe dizer que o nível de complexidade havia aumentado desde sua entrada na empresa, e que os departamentos não estavam lhe informando as previsões de desembolsos; mas o diretor preferiu acusá-lo de desatenção e de fragilidade nos resultados.
Guilherme, sem nada falar, retornou a seu posto de trabalho pedindo ajuda à sua gestora, porém, ela nada fez para ajudá-lo. As perseguições a Guilherme continuaram e pouco mais de um mês do ocorrido, o diretor autorizou a contratação de outro funcionário com cargo e salário superiores de Guilherme.
A empresa realmente cresceu e houve a necessidade de incrementar a mão-de-obra no setor financeiro. A gestora de Guilherme conseguiu subsídio da empresa para arcar com 50% do valor da faculdade que o jovem cursava. Guilherme ficou motivado com o benefício pensando em qualificar-se ainda mais, para deixar aquela empresa, muito embora estivesse ali para dar o seu melhor. Aos poucos, a gestora foi tirando as atividades mais importantes desenvolvidas por Guilherme, restando-lhe apenas tarefas operacionais e repetitivas.
E a questão do diretor virou caso pessoal e sempre que podia maltratava e expunha o Guilherme na frente dos colegas (assédio moral). Ele, por ser pessoa tímida, se curva e sai de perto, porém, muitas vezes chegou a se retirar da empresa, durante o expediente para remoer-se, aliviar seu estresse e pensar na vingança – tamanha a pressão vivida.
Guilherme acaba de completar 20 anos de casa e o que mais deseja é sair da empresa, porém, depara-se com alguns problemas.
O dilema:
1 – Já completou 39 anos de idade.
2 – A empresa passa por um momento de implantação do sistema ERP que lhe propiciará o conhecimento necessário para que ele possa competir no mercado de trabalho.
3 – Não pode pedir a conta, pois caso contrário terá de devolver 3 anos de pagamento que a empresa fez a faculdade, não tendo saldo suficiente para arcar com essa despesa.
4 – Recentemente, o diretor determinou que lhe aplicasse 2 advertências. Os motivos alegados não condizem com a realidade. Guilherme recusou-se a assiná-las, porém, a gestora colheu o visto de duas testemunhas, validando as advertências.
Para discussão:
1 – Quais os erros da empresa/diretor.
2 – Quais as falhas de Guilherme ao longo do tempo?
3 – Que riscos Guilherme corre ao permanecer na empresa?
4 – Guilherme deve ou não pedir demissão?
5 – No conceito de trabalho e emprego, quais os caminhos que Guilherme pode buscar?
Para refletir:
Pense que planejar sua carreira como um negócio implica, antes de tudo, ter a consciência de que o futuro se constrói no presente e de que as suas decisões são fruto da clareza do que você quer no futuro, dessa forma, faça desde cedo, escolhas orientadas. A verdade é uma só - que quem pouco planejar, pouco competitivo será.
Segundo Alfred Adler, o principal perigo na vida é que você pode tomar precauções demais.

Outros materiais