Buscar

Caso Concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ
Aluno: 	FERNANDO HENRIQUE ROCHA RIBEIRO
Matrícula: 		201602563004
Disciplina:	 	Direito Civil I
Caso Concreto: 	Semana 1
Questão Discursiva:
a) Sim. 
	Uma vez que Cláusulas Gerais são normas com diretrizes, indeterminadas, que não trazem expressamente uma solução jurídica. A boa-Fé é um elemento externo ao ato, no qual seu conceito fica intrínseca ao agente, ao agir ou deixar de fazer. Na prática, é impossível aferir boa ou má-fé, mas sim pelas circunstancia do Fato Concreto.
	Diante disto, a menção a positivação da Boa-fé no Direito Civil se acha inserida no novo Código Civil , enquanto um princípio, de cunho Social estampado que se acha pela cláusula Geral disposta no Art. 422, CC. 
	O legislado agiu bem em objetivar a boa-fé objetiva em cláusula geral, facultando-se ao aplicado do Direito uma linha teleológica de interpretação objetivando a abertura do Sistema Jurídico a inserção dos princípios e valores de forma “não casuística”.
b) 	Em síntese, o Código Civil de 2002, contém inúmeras cláusulas gerais, isto é, normas de conteúdo impreciso, vago e indeterminado, impondo ao Estado-Juiz uma maior liberdade para a solução da novel casuística, inclusive facultando o uso de conceitos metajurídicos na aplicação da norma ao caso concreto -- o que representa um avanço no sistema jurídico civil ao mundo moderno, diante da mutabilidade do Direito, inserido numa sociedade plural e complexa.
            Os seus princípios, sendo estes denominados como da Socialidade, da Eticidade e da Operabilidade. Resumidamente, o primeiro deles – o da Socialidade – representa a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, sem esquecer o valor supremo da pessoa humana; o segundo deles – o da Eticidade – fundamenta-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, priorizando a equidade, a boa-fé, a justa causa, o equilíbrio econômico, etc, e, por último – o da Operabilidade – que se traduz da efetivação do direito, uma vez que o direito é feito para ser operado e ser eficaz.
Questão Objetiva
Letra “c”

Outros materiais